A quarta edição da revista Arte ao Lado é especial... porque é minha!
Tinha que lançar ainda em agosto, mês dos Leoninos que adoram aparecer... como eu (?).
terça-feira, 29 de agosto de 2017
sexta-feira, 14 de julho de 2017
Arte ao Lado: Raphael Zanow
Como captar o que a mente transcende? No caso de Raphael Zanow, escrevendo poesia. Mas como manter suas ideias em equilíbrio? Pra ele, jogando capoeira.
Seu movimento interno de expressão se deu na forma dessas duas artes. Uma desenvolve a outra e o permite praticar aspectos do corpo, da mente e do espírito para que suas palavras e seus gestos falem de outra forma.
A capoeira sempre foi mais do que uma arte para Raphael. Desde a adolescência, a filosofia dessa luta / jogo / dança afro-brasileira invadiu sua casa (literalmente) e o mostrou exemplos de união, de harmonia, de força e de família. Ele diz que a capoeira foi uma força que potencializou suas reflexões de como ser uma pessoa melhor. Hoje sua casa já se tornou um quilombo onde ele não só treina como também ministra aulas.
Com a entrada da Psicologia em sua vida, Raphael conseguiu refinar os processos externos e internos para escrever sobre tudo que vem à mente. Como, por exemplo:
Eu e Rapha nos conhecemos na academia, mas não foi malhando. Foi dançando! Isso mesmo: nós fazíamos aulas de street dance, step e lambaeróbica! Fazíamos não... dominávamos, né, Rapha? Criamos um vínculo fraternal forte: eu, o irmão mais velho com um pouco mais de sabedoria porém bem menos calejado; Raphael, o irmão mais novo impetuoso que abraçava a vida com intensidade.
A distância nunca desfez esse vínculo que a Arte veio agora revelar. Axé!
Seu movimento interno de expressão se deu na forma dessas duas artes. Uma desenvolve a outra e o permite praticar aspectos do corpo, da mente e do espírito para que suas palavras e seus gestos falem de outra forma.
A capoeira sempre foi mais do que uma arte para Raphael. Desde a adolescência, a filosofia dessa luta / jogo / dança afro-brasileira invadiu sua casa (literalmente) e o mostrou exemplos de união, de harmonia, de força e de família. Ele diz que a capoeira foi uma força que potencializou suas reflexões de como ser uma pessoa melhor. Hoje sua casa já se tornou um quilombo onde ele não só treina como também ministra aulas.
Com a entrada da Psicologia em sua vida, Raphael conseguiu refinar os processos externos e internos para escrever sobre tudo que vem à mente. Como, por exemplo:
Sou normal,Em sua página do Facebook, Reflexões Poéticas da Existência, Raphael posta mais de seus textos junto com algumas leituras em vídeo.
No mundo dos anormais.
Onde todos estão nesse mundo,
E ao mesmo tempo não estão,
Ou não querem estar.
Um mundo de criação,
Criado para viver.
Para o bem viver eu não sei?
É pra ser vencido!
É uma luta contra a criação.
Sua própria criação.
Você contra você.
Todos contra todos e todos juntos contra tudo e todos.
Mundo louco!
Mundo normalíssimo.
Cada situação diferente da outra,
Parecida,
Mas nunca igual.
Criação gerando criação.
De perto…
Olhos que você vê, porém, só enxerga com os seus.
Olhos que dão a visão do normal!
O seu normal.
O normal do próximo, já não é tão normal.
Mas é um normal na invisibilidade de outro normal.
Que ao mesmo tempo é vivido!
Com o desejo de ser único por um só.
Uma mistura de normalidades que englobam outras realidades.
Indiretamente tudo é respeitado para poder ser vivido normalmente.
O verdadeiro significado do nosso real?
Não sei, mas é normal eu não saber.
Pois convivemos bem nossa normalidade.
Esqueça as diferenças, pois tudo é normal.
Caso para você algo não seja normal ou tão normal…
Imagine que você que não é normal.
Assim será normalmente melhor.
Viva normalmente,
Mas não seja normal!
Eu e Rapha nos conhecemos na academia, mas não foi malhando. Foi dançando! Isso mesmo: nós fazíamos aulas de street dance, step e lambaeróbica! Fazíamos não... dominávamos, né, Rapha? Criamos um vínculo fraternal forte: eu, o irmão mais velho com um pouco mais de sabedoria porém bem menos calejado; Raphael, o irmão mais novo impetuoso que abraçava a vida com intensidade.
A distância nunca desfez esse vínculo que a Arte veio agora revelar. Axé!
segunda-feira, 3 de julho de 2017
Ao Lado da Escultura
Demorou bem mais do que o previsto, mas saiu a terceira edição da revista Arte ao Lado! O assunto é escultura com Katia Politzer, Mari Leal e Alcemar Maia, ou seja, a escultura de uma forma não tão convencional assim! Leia e surpreenda-se!
domingo, 25 de junho de 2017
Maravilhosa!
É muito fácil elogiar o filme da Mulher-Maravilha (Wonder Woman, 2017) porque ele é um filme da DC e está sendo comparado aos filmes recentes da editora ligados ao Superman. O filme merece muitos, mas muitos elogios mesmo. Porém, vamos com calma.
Vamos retornar primeiro à seleção da atriz. Não... ela não foi a escolha perfeita ou preferida. Zilhões de atrizes melhores estavam na frente dela. O que dizer da eterna Xena (Lucy Lawless) que foi sempre a Mulher-Maravilha (e - cá pra nós - merecia uma ponta nesse ou em qualquer filme com amazonas)? Uma miss? Modelo?
Aí ela apareceu no filme Batman vs. Superman... Leia aqui o que escrevi anteriormente sobre essa bomba, mas vou repetir: Gal Gadot aparece e engole o filme. O fato de ser Miss Israel foi na verdade um incremento positivo, porque, além de linda, ela teve treinamento militar (obrigatório para todas as mulheres israelenses). Deu vontade de ver o filme. E não seria qualquer filme porque se tenta fazer um longa-metragem da Mulher-Maravilha há anos, mas a sociedade de capitalismo machista não permitia.
Permitia... passado. Estamos em um novo momento social onde o que mais se fala é empoderamento feminino. Esse filme tem isso em seu cerne, porém, é mais do que somente um filme de/para mulheres. As cenas machistas parecem até ridículas para os dias de hoje, mas foram verdade. A personagem Etta tenta colocar humor nisso, mas Gal Gadot se sobressai. Ela não fala só das mulheres. Ela fala dos inocentes, ela fala das minorias, ela fala de todos nós.
E não é só nisso que o filme se sobressai. É o filme da DC que mais se aproxima dos quadrinhos e possui um enredo mais simples e óbvio que não quer mergulhar no universo sombrio criado com sucesso por Christopher Nolan nos Batmans de Bale e que não se sustentou nos filmes do Superman. Isso faz o filme mais palatável, mesmo com o excesso de cenas de batalha em slow motion (que até achei necessárias). Mas ficou um gostinho de quero mais na parte mitológica: a Ilha das Amazonas tem pouco tempo de filme e trazem a luz que faltava para os filmes da DC. Sorte da editora que a Mulher-Maravilha mantém sua luz na escuridão da Primeira Guerra Mundial que segue como pano de fundo, mesmo com vilões inexpressivos. Sim... Ares, o deus da guerra, é bem inexpressivo.
Dito isso, veja o filme. Vale muito a pena e abre um caminho novo no cinema que nem a Marvel conseguiu e só a Mulher-Maravilha poderia fazê-lo.
Se quiser saber mais sobre a amazona da DC, clique aqui.
sábado, 15 de abril de 2017
Arte ao Lado: Eliude A. Santos
Livros do autor. |
"Eu me expresso com as extremidades: com a língua e com a ponta dos dedos, donde tiro letras e traços que sussurram valores ao espírito do observador cuidadoso. Eu me expresso com empatia e com respeito. Eu me expresso com a luz e as trevas que existem em mim e que transformo em contos, romances, desenhos, pinturas, fotografias, performance, atuação, canto, música, drama, religião (e por religião eu falo de uma religação com o outro e com o que há de mais sagrado em mim)."
Porém, foi na leitura que ele encontrou um objetivo:
Foi na internet que conheci Eliude e suas observações bem particulares sobre religião. Como sou amante de mitologia, acabei lendo um de seus livros e resolvi fazer perguntas direto pra ele através das redes sociais. E ele respondeu! Daí surgiu um contato bacana, uma conexão cheia de coincidências e similaridades que vem crescendo através da Arte.
"Quando eu era criança, eu amava ir à biblioteca e ficava imaginando chegar numa biblioteca e ver um livro escrito por mim. Mas eu cresci e o desejo do livro físico foi ficando menos importante que o desejo de penetrar na mente do leitor e fazer um rebuliço."Hoje nem se preocupa tanto que seus textos estejam nas mãos de editoras, mas quer ser lido/ouvido (e por isso utiliza a internet). Quer que as pessoas vejam as cores diferentes que tenta mostrar em uma visão particular e coerente do mundo que compartilha. Suas técnicas podem variar, mas a essência por trás da técnica é a mesma:
"Faço com desejo, faço com intensidade, faço com delicadeza e com força, faço com que o outro reveja o que pensa; faço com que o outro reflita. Faço com que eu mesmo me perca pra que me ache de um modo mais elevado. Faço porque eu me sentiria um covarde se não ousasse, faço porque sinto prazer em fazer; faço porque me preocupo com a visão limitada do outro; faço porque sou um libertador. Quase como um proselitismo literário, um proselitismo libertário."Suas respostas mostram um ímpeto quase incontrolável do processo criativo. Uma necessidade de questionar o padrão e estabelecer uma reflexão, um desejo que está na base da Arte considerada Moderna desde o século XIX, quando o Romantismo deslocou o observador da obra para as intenções do artista.
Foi na internet que conheci Eliude e suas observações bem particulares sobre religião. Como sou amante de mitologia, acabei lendo um de seus livros e resolvi fazer perguntas direto pra ele através das redes sociais. E ele respondeu! Daí surgiu um contato bacana, uma conexão cheia de coincidências e similaridades que vem crescendo através da Arte.
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