quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Diploma pra quê?

Não vou iniciar uma reflexão sobre a necessidade de diploma no jornalismo. Quero mesmo é perguntar pra vocês se não existem aqueles momentos nos quais vocês acham que o diploma de vocês serve exatamente para o que a tirinha do glorioso El Toletón (parceria entre Iturrusgarai* - responsável pelo estagiário -, Angeli, Laerte e Glauco) demonstra. Clique na imagem para aumentá-la e pensem. Reflitam. Questionem.

Infelizmente, às vezes, me encaminho para a seguinte conclusão:Esse é o primeiro passo. O segundo é ainda mais complicado: saber o que fazer a partir de suas conclusões. É um processo difícil e doloroso, mas é importante que seja feito não importa quando.

* Quem é Iturrusgarai? É um dos mais importantes cartunistas brasleiras, criador de "Aline", do casal "Rocky & Hudson" e do "Ilusionista", entre muitos outros. Nasceu em 1965, na cidade de Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul. No Brasil, publica seus quadrinhos na Folha de São Paulo, jornal O Liberal e revista Sexy. Publica também na revista Internazionale (Itália) e revista Fierro (Argentina). Suas tiras utilizam um homur escrachado, debochado, "sujo". Em seu blog tem muito mais!

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Hortifruti merece os holofotes!

Os famosos anúncios do Hortifruti estarão expostos até 19 de novembro na estação Carioca do Metrô, no Rio de Janeiro. Estão lá as campanhas dos vegetais como partes do corpo humano, dos depoimentos dos vegetais, da revista "Cascas" e os atuais que fazem paródias de títulos de filmes famosos (veja todos da campanha "Hollywood" no blog Cinema é Magia). Tem também algumas campanhas com cores, eventos e peças que não chegaram ao grande público.

A mostra “Exposição Hortifruti: o caminho natural de um sucesso” faz parte das comemorações dos 20 anos da empresa. “Quem passar pela estação do Metrô poderá fazer uma viagem no tempo pelos 20 anos de comunicação de umas marcas mais queridas do Brasil”, comemora Fernanda Hertel, Diretora de Marketing da Hortifruti. E ainda tem o Espaço Hortiplex, com exibição dos comerciais e palestras sobre comunicação e nutrição.Vale MUITO A PENA! É DE GRAÇA (ou, então, custa a passagem ida e volta do metrô...)! A iniciativa é excelente! Deve ser bom fazer esse tipo de propaganda, ou seja, de vender um produto que você acredita que não irá prejudicar em nada seu consumidor e ainda ganhar uma exposição sobre isso! Parabéns Mônica Debanné, da MP Publicidade (no site dela, tem várias campanhas)!

Um para todos, todos para um

Um dos novos discursos do mercado é inverter o que sempre foi feito: ao invés de atingir grandes públicos com produções em massa, agora deseja-se o indivíduo, o único, alcançar cada consumidor por suas características variadas. Claro que é só um discurso, porque o objetivo mesmo é vender cada vez mais para cada vez mais gente. O bom disso é que os produtos ficaram mais interessantes. As possibilidades de criação aumentaram e a concorrência pede um diferencial. Os consumidores são ativos, exigentes, desejosos e inquisidores.

Por exemplo: a JDA Inc. ganhou recentemente o 2009 Gold Pentawards pela embalagem dos earphones Audiovox EarBudeez. A empresa baseou-se na idéia de que muitas pessoas escolhiam seus earphones como acessórios de roupa e, dessa forma, precisariam ser fashion. Então, foram criados os EarBudeez (ear buddies, ou algo como, "parceiros de orelha"), que são personalidades embutidas no produto através de suas embalagens. Vejam:
Zoie Jane
Rojo
Jill
Jay D
Emo
Bodie

O slogan It's all about me ("É tudo sobre mim") cai como uma luva e a proposta ainda permite a criação de muitas outras "personalidades". Tudo que o mercado quer. E a gente também.

Do Packaging of the World.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Questionando nosso sistema de ensino

Há pouco tempo decidi que iria fazer licenciatura para dar aula de artes (ou educação artística) em escolas, tanto no ensino médio quanto no fundamental. Por que isso? Porque sou utópico. Sou daqueles que acham que as crianças são o nosso futuro e que a educação pode nos salvar. Acho também que falta cultura ao nosso povo. Que as crianças devem conhecer música, cinema, artes plásticas, fotografia e outras expressões artísticas na escola ao invés de serem bombardeadas pelo mundo materializado nas TVs. E aí me meti nessa... será que eu consigo? Só me resta tentar.

Já comecei a estagiar em uma escola e uma das professoras que assisto lançou um míssil: "As crianças de hoje só sabem executar, não sabem criar. Se você pede para copiar isso ou aquilo, elas fazem. Mas vai pedir para fazer um desenho livre! Elas ficam doidas sem saber o que fazer". Isso me pegou de jeito! É a mais pura verdade!

É um problema de todo nosso sistema de ensino (pelo jeito, mundial!) e ainda nem tenho cacife para escrever sobre isso. Mas na minha época de mestrado eu já discursava que "o mundo acadêmico é quantitativo e não qualitativo". Formam-se máquinas com informação para utilizar em avaliações questionáveis que serão esquecidas posteriormente para a injeção de informação ligada ao trabalho específico.

Aí recebo hoje esse vídeo SENSACIONAL. Sir Ken Robinson é um especialista britânico em criatividade e vem questionando a forma como nossas crianças vem sendo educadas. Tem 20 minutos e é em inglês, mas vale muito a pena e tem legendas (subtitles) para escolher.



Nada mais a dizer no momento. Somente que isso ainda vai dar muito pano pra manga...

Medalhas diferentes

As medalhas dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010, em Vancouver, Canadá, terão algo mais. Os metais ouro, prata e bronze virão de um trabalho de coleta e reciclagem em antigos circuitos de computador! Os detalhes serão gravados a laser, com inscrição em braille, em um corte único, ou seja, cada peça será diferente da outra! Ao todo, serão produzidas 615 medalhas para os Jogos Olímpicos e 399 para os Jogos Paraolímpicos com o material.

Sua ondulação remete às montanhas, aos oceanos e à neve. A estampa vem de desenhos que representavam as primeiras nações da Costa Oeste canadense, a orca (Jogos Olímpicos) e o corvo (Jogos Paraolímpicos).

Iniciativa interessante e – até mesmo – ecológica numa parceria colaborativa entre Corinne Hunt (designer/artista aborígene), o designer industrial Omer Abel, a Royal Canadian Mint e a Teck. Do G1. Mais informações no site do evento.