sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Marcas olímpicas

Não... não vou falar de estatísticas ou recordes... vou falar de marcas, logos, "brands". Acho interessante registrar essas criações. Se algúem tiver informações sobre os autores ou explicações melhores, escrevam!

Os jogos começaram em 1896, mas vou começar por 1932, pois antes disso encontrei imagens e cartazes que não funcionavam como marca, mas como imagem geral. Vejam AQUI.

A heráldica americana com os anéis e inscrições em latim são a base da marca dos Jogos Olímpicos em Los Angeles (1932). Ainda tem um galho de louro (eu acho). É uma marca meio complicada... muita coisa junta e sobreposta.

Esse sino com a águia alemã é simples demais para as Olimpíadas em Berlin de 1936. Quase caseiro. Não sei o que significa o sino. E a distância entre os anéis foi modificada de forma errônea. Fraco. Mas as guerras já estavam por aí.

Os Jogos Olímpicos de Londres colocaram o Big Ben como imagem icônica. É uma saída cliché... e foi repetida... Mas foi nessa Olimpíada que foram usados pela primeira vez os pictogramas para cada modalidade.

Um prédio famoso da capital sueca foi utilizado para a marca dos jogos de Helsink em 52. Não sei que prédio é. Está mais pra selo do que propriamente uma marca.

Primeira olimpíada no continente da Oceania. Aparece a tocha e toda a Austrália é representada. Os anéis também estão com suas distâncias modificadas.

Em 1960, ao invés da arquitetura, Roma utilizou um símbolo da cidade mesclado aos anéis: a loba de Roma. Boa apropriação, mas acho que ficou preguiçoso. Só colocar a loba é pouca criatividade. Encontrei versões mais interessante no site que postei lá em cima.

Símbolo do país. Por mais conciso, coerente, gráfico e simples que seja... foi preguiça olímpica.

Achei muito doida essa ilusão de ótica que fizeram para a marca dos Jogos Olímpicos no México, em 1968. A brincadeira ótica ainda mescla de maneira interessantísima o 68 e os anéis olímpicos.

Gostaram da ilusão de ótica para as Olimpíadas de Munique, em 72. É o "Sol Brilhante". Aparecia em azul. O objetivo era apresentar uma nova Alemanha democrática e otimista (pós-guerra). O designer Oil Atcher desenhou os pictogramas mais famosos de todos os tempos para esses jogos.

Essa é de Montreal em 76. Gostei. Boa forma de diferenciar os anéis de forma simples e geométrica. Dá para fazer várias aplicações.

As linhas de 68 reapareceram na marca dos Jogos Olímpicos de Moscou, em 1980. O "foguete" é legal... simples e geométrico, mas faltou uma mescla interessante com os anéis.

Não dava pra esperar algo sensacional dos EUA, né? Parece que ficaram com inveja da URSS: traços formando as estrelas americanas e a mesma falta de criatividade com os anéis para as Olimpíadas de Los Angeles em 84. Será que eles acham que ficou melhor do que a soviética? Eu não acho...

Uma espiral em cores primárias para as Olimpíadas de Seul, em 1988? Entendeu? Nem eu... mas essas cores primárias viraram moda depois... E a falta de criatividade com os anéis também...

Acho que a marca de Barcelona em 1992 é formada por pinceladas (nas cores primárias) que formam um atleta saltando. É uma das mais lembradas e copiadas. Devem ter feito uma bela estratégia de divulgação na época.

Ok, ok... me rendo. Os EUA conseguiram fazer algo legal para os jogos de Atlanta, em 1996. Os anéis fazendo parte da tocha são uma boa sacada. E é claro que tinha que ter estrelinhas americanas, mas até que ficaram legais como chama olímpica. Só não entendi o "100" que aparece na base da tocha...

Não falei que a marca de Barcelona tinha sido copiada? Ao invés das pinceladas espanholas, bumerangues formando um corredor e a cúpula da Ópera de Sydney (em cores primárias!!!) como um desenho aborígene... Criatividade ZERO do "proeminente artista australiano" Ken Done!

Em 2004, as Olimpíadas voltaram para casa... você não esperaria algo melhor como marca? A iconografia grega é tão vasta que achei essa marca bem sem graça. Pelo que entendi, a marca é uma coroa de louros (que era o antigo prêmio dos jogos clássicos, e não as medalhas) com bolinhas soltas que representam cabeças... pois é... você tem que enxergar pessoas de mãos dadas tentando formar um círculo de solidariedade... E os anéis? NADA!

Todo mundo já viu a piada de construção dessa marca:um homem sendo fuzilada pelos militares chineses. E parece mesmo! O site oficial tem uma explicação enorme para o que eles chamam de "Selo chinês, Pequim dançante" que, simplificando, é um ideograma estilizado de "capital". Pra mim é mais uma falta de criatividade: uma figura humana imitando a caligrafia chinesa, o nome da cidade com uma letrinha estilizada e os anéis soltos. Igual a Barcelona e Sydney, mas não usaram as três cores fundamentais porque tudo na China tem que ser vermelho...

E aí virá Londres... as próximas Olimpíadas terão essa marca... alguém entendeu? Vocês conseguem ver o 2012? Pra mim, ficou meio punk com essa cores vibrantes e vértices agudos. E foi uma super agência de design que fez por muito dinheiro. A idéia é de energia... de criar o espírito olímpico esportivo nos jovens. Bom... pode estar feio, esquisito ou qualquer outra coisa, mas fizeram um programa de identidade flexível, consistente e protegido que vale a pena conferir.

4 comentários:

fichagas disse...

loureiro... você postou no lugar errado: seu comentário entrou no "despertador"... rsrsrsrs

Mas deve ser isso mesmo!!! Nem tinha pensado: 1896 = 1996! Muito bom! Valeu!

Anônimo disse...

O símbolo de um sino para as Olimpíadas de Berlim 1936 puramente quer simbolizar a precisão, a exatidão e a força e a obstinação tão próprias dos alemães. Eles escolheram colocar os anéis olímpicos da maneira "equivocada" em separado para dizer que nem todas as raças são iguais. E que há supremacia e pureza de uma em detrimento das outras.

fichagas disse...

valeu pela explicação do sino, anônimo.

sobre os anéis, só se for pq as garras da águia estão sobre os anéis inferiores, uma vez que eles são do mesmo tamanho.

Anônimo disse...

o 100 na base do logo de Atlanta 1996 significa os 100 anos de jogos olímpicos modernos, desde a primeira olimpíada (Atenas 1896), até essa olimpíada em que me refiro (Atlanta 1996). ;D