sábado, 9 de agosto de 2008

Tochas olímpicas

Em época de Olimpíadas, vou tentar escrever algo sobre o assunto. Pra começar, a evolução das tochas olímpicas – dos jogos de verão e inverno –, tradição que começou nas Olimpíadas de Berlim, em 1936 (do site Vida Ordinária).Interessante perceber que no início, a "forma de tocha" era mais semelhante com o que se tem de referência do objeto. Em alguns, vemos um guarda-mão. Em 64, aparece o primeiro "modelo-palito", que influenciou os que vieram a seguir, até chegar nos objetos fálicos da modernidade.

A chama olímpica tem um significado mitológico. Segundo as lendas, o titã Prometeu teria criado os homens e roubado o fogo do Monte Olimpo para dar a eles. Esse fogo teria dado uma superioridade dos homens sobre os outros animais. Zeus, enfurecido pela audácia do titã, mandou acorrentá-lo por sua eternidade. A lenda segue em sua tragédia, mas o importante é o significado sagrado da chama, que era acendida durante os jogos olímpicos da antiguidade e tiveram sua tradição renovada.

::
OLYMPIC TORCHES
In Olympic times, olympic stuff! I will start with the evolution of the olympic torches (summer and winter games). The tradition began in 1936 at Berlin. It's interesting to see the "torch shape" in the beginning and the "stick shape" after 1964 til today. The olympic flame has a mythological meaning. The Prometeu's legend says that the titan stole the fire from gods to give humans the power over the animals.

Nenhum comentário: