segunda-feira, 7 de abril de 2008

Cheiro como marca?

A tecnologia já conquistou 3 dos 5 sentidos: a visão, o tato e a audição. Agora o investimento é no olfato.

Este mês, uma empresa japonesa vai conduzir testes para a chamada "Comunicação Móvel de Fragrância", baseada em uma máquina que libera diferentes fragrâncias associadas a conteúdo audiovisual. A novidade permitirá o uso de telefones celulares para controlar o equipamento responsável pela liberação de odores. Os usuários poderão baixar em seus portáteis uma lista de fragrâncias. Para misturá-las e conferir o resultado, é preciso definir a “receita” no telefone e enviá-la via infravermelho do celular para o equipamento que tem 16 cartuchos de essências. A emissão dos odores pode ser associada a imagens exibidas no celular do usuário.

Várias lojas, por exemplo, já possuem "cheiro próprio" com odorizadores de ambiente. Indústrias automobilísticas patentearam o famoso "cheiro de carro novo". E por aí vai!

::
SCENT AS BRAND?
Technology has conquered 3 of 5 senses: the vision, the touch and the hearing. Now the investment is on the smell. This month, a Japanese company will conduct tests for the so-called "Mobile Communication of Fragrance", based on a machine that releases different fragrances associated with audiovisual content. The novelty will allow the use of mobile phones to control the equipment responsible for the release of odors. Users can download a list of fragrances. To mix them and get the result, they must define a "recipe" on the phone and send it via infrared to the mobile equipment that has 16 cartridges of essences. The issue of odors can be associated with images displayed on mobile user. Many stores, for example, already have an "own smell" with environment odorizers. The car industry patented the famous "new car smell". And here we go!

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Filipe
Vc teria alguma sugestão para o "cheiro próprio" do governo brasileiro?
Boni

Anônimo disse...

Cientistas americanos estão desenvolvendo o cheiro como arma de contenção à rebeliões, acredita Boni? Pois é... tem cheiro de cadáver (cadaverina), de vômito (ácido bútrico), de gambá e outros na "fórmula secreta". Talvez eles tenha conseguido algum cheirinho de cadeira de funcionário público, de cueca com dinheiro ou de pizza... afinal... tudo acaba em pizza aqui no Brasil, certo?