sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Viva o ar puro!

Hoje o Brasil deu um passo a favor do ar livre das pessoas.

A Lei 13.541/09 (que proíbe o fumo em qualquer lugar fechado de uso comum) entrou em vigor em todo o estado de São Paulo à meia-noite do dia 6 de agosto. A lei estadual é semelhante à Lei 9294/96 (federal), que está em vigor, com a diferença de que não permite a existência de locais reservados para fumantes - os fumódromos - dentro dos estabelecimentos. No caso de descumprimento da determinação, a punição varia de multa de R$ 792 até a interdição do estabelecimento por um mês no caso de reincidência. Alguns estabelecimentos já foram autuados.

Estou tão feliz com isso! Essa lei faz com que as pessoas só possam fumar nas ruas ou dentro de suas próprias casas. O que já é muito... mas eu quero essa lei no Rio!

Mas existe um medo no mercado. Donos de estabelecimentos noturnos temem a redução de clientes e até mesmo aumento de demissões, já que muitos funcionários são fumantes. Será que as pessoas pedirão demissão ao invés de parar de fumar? Jura? Tem uma calculadora no G1 que diz o quanto um fumante gasta por dia e por ano com cigarros, e ainda dá uma geral no efeito em sua saúde. Se eles não se demitirem e pararem de fumar, vai haver um aumento em suas finanças!
Nunca consegui entender a necessidade de fumar. Cheguei a ser quase militante anti-tabagista em 2004 e 2005. Mas parecia que eu estava dando murro em ponta de faca. Todos os fumantes me diziam que se sentem bem, que é uma sensação prazerosa. Ok... e a fumaça que fica nos cabelos, nas roupas, no suor, no beijo? E a perda do paladar? E a perda do olfato? E o afastamento das pessoas? E todos os malefícios físicos (não só os pulmonares, mas na boca, nos dentes, no estômago e por aí vai...)? Alguém aí falou em câncer? Será que "prazeroso", não é um benefício muito pobre? Não tem nada de bom no cigarro. NADA!
Repito: cigarro não serve pra nada. É só malefícios. É uma bengala do mal. Depender do cigarro para "ter prazer" ou "desestressar" é fraqueza de espírito. Leiam um livro! Pratiquem um esporte! Vejam um bom filme! Façam sexo! Arrumem um hobby! Sei lá! Mas botar um cigarro na boca é sinal de sadomasoquismo puro... é gostar de sofrer e gostar de fazer mal a quem está a sua volta.

2 comentários:

Anônimo disse...

Concordo plenamente com vc o Rio precisa urgente dessa lei, dentro das boates então...vc entra cheirosa e sai fedendo a cigarro dos outros. Fumar é morrer todos os dias um pouco e saber que carregará esse mal até o fim dos seus dias. Então pessoal, nunca é tarde para parar de fumar.
Existem opções melhores já citadas pelo Filipe.
Bjs
SMS

fichagas disse...

Isso aí!!! Parece que o Rio aderiu à lei tb!!!
UHUUUUUU!!!