quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Criatividade sustentável

Não vou falar sobre projetos verdes. Mas é importante saber que uma das máximas do ideário sustentável é a prática dos 3Rs (Reduzir, Reutilizar, Reciclar).

E vocês sabem porque a reciclagem é o último R? O que ninguém sabe, na verdade, é que o processo de reciclagem pode ser tão ou mais poluente que o processo de fabricação primário. Dessa forma, é preferível que primeiro pensemos na quntidade do que consumimos e depois na qualidade do que consumimos. Por último, vem a transformação do comsumido em algo totalmente novo. Acho que esse é o caminho pra muita coisa nos dias atuais. Vejam por exemplo, esses dois projetos:

O designer Rotem Lewinsohn criou a Wear me Bag em um momento propício onde se discute mundialmente a utilização de sacolas plásticas. O conceito é bem simples: você sai vestido(a) com um colete para ir ao mercado e volta com uma bela bolsa cheia de mercadorias!


E também tem o Get the Hang of It dos ingleses da DeDe (Dextrous Design). As sacolas de papel das lojas de roupas ganham um cabide colorido de papelão que é destacável e pode ser realmente utilizado!


Excelentes iniciativas!

Nenhum comentário: