terça-feira, 26 de abril de 2011

Rio!


Só um brasileiro para retratar o Rio de Janeiro da forma certa para o público internacional. Carlos Saldanha aproveitou essa onda de brasileirismos que percorre o mundo inteiro e lançou a animação Rio (2011), explorando as exuberantes belezas naturais - e também as urbanas - de nossa cidade (com eufemismos na pobreza e na violência, é claro).


O filme conta a história do pássaro Blu (Jesse Eisenberg), uma arara azul que nasceu no Rio de Janeiro mas foi capturada na Floresta da Tijuca e acabou nos EUA. Lá é criada pela norte-americana Linda (Leslie Mann) como um animal de estimação até que o pesquisador Túlio (Rodrigo Santoro) entra na vida da dupla ao revelar que Blu é o último macho da espécie e poderia se reproduzir acasalando com a única fêmea viva, Jade (Jewel, na voz de Anne Hathaway), que está no Rio de Janeiro. Chegando lá, o casal de araras acaba capturado por uma quadrilha de venda de aves raras e precisa se unir para escapar do cativeiro. O grande detalhe: Blu não sabe voar.


Roteiro simples, comuníssimo. Todas as liberdades criativas tomadas ficaram bem num filme que - by the way - fala sobre liberdade. Mesmo que o lado comercial-turístico seja ressaltado, algumas mínimas incongruências e que o estilo de vida americano é o herói em detrimento das futilidades brasileiras, fiquei com orgulho do resultado final. A mensagem ecológica contra o tráfico de aves consegue ser passada. E as aves sambam mesmo! Só um brasileiro para fazê-las sambar MESMO! A trilha sonora é muito boa também - cortesia de Sergio Mendes e Will.I.Am.

<a href="http://video.msn.com/?mkt=us&brand=msn%20video&from=sp&vid=390a5af2-fac2-4e20-8b6e-4cc518d71596&src=FLCP:sharebar:embed:null" target="_new" title="'Rio': Film's First Two Minutes">Video: 'Rio': Film's First Two Minutes</a>

Fiquei sabendo que a parte do filme onde rola uma discoteca de hip-hop no filme legendado, se tornou um interessante baile funk no dublado. Portanto, se puder, veja as duas versões! Sobre 3D ou 2D, vocês já sabem minha opinião... mas podem ir para o cinema!

Nenhum comentário: