segunda-feira, 27 de maio de 2013

Tá na cara que estragou!

O filme!
Vejam que bacana: uma pesquisa da Escola Politécnica (Poli) da USP criou um novo tipo de filme biodegradável (feita de fécula de mandioca!) para alimentos, capaz de mudar de cor quando o produto começa a se deteriorar, indicando aos consumidores que está impróprio para o consumo. A ideia é criar uma nova funcionalidade nas embalagens, além da proteção do produto: uma embalagem inteligente (smart package).

A mudança de cor!
Na elaboração do filme foi adicionada a antocianina, um pigmento natural responsável pela ampla gama de cores (azul, violeta, vermelho e rosa) na maioria das flores e dos frutos. Essa substância altera sua cor (de avermelhado para acinzentado) quando há mudança no pH do produto, o que acontece durante o processo de deterioração de vários alimentos.

Além de ser resistente e proporcionar selagem térmica (características já comprovadas em laboratório), o filme pode ser confeccionada em forma de bolsa. Mas ainda faltam alguns testes para ser produzido em escala industrial.

O que de melhor enxergo nisso tudo é o homem conseguindo encontrar na natureza soluções para seu cotidiano consumidor que reduzem o impacto sobre a própria natureza.
(via Agencia USP)

Nenhum comentário: