quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Viva!

Olha... não sei vocês... mas não dava pra ficar fazendo videozinho no Facebook pra dizer que o ano foi maravilhoso. E isso porque 2013 já tinha sido punk! Esperava um ano pra mim... afinal, era o Ano Chinês do Cavalo... mas não foi pra mim, não. Mas não dá pra focar no ruim, até porque, além de me manter saudável, esse foi um ano de esclarecimentos. Muitas coisas ficaram bem mais claras e definidas para o que vem por aí, e, assim, é mais fácil de lidar.

A partir de 19 de fevereiro de 2015, entraremos no Ano do Carneiro de Madeira, praticamente uma contraposição chinesa de 2014. Tende a ser um ano de paz, coexistência harmoniosa e tranquilidade. Conflitos mundiais serão apaziguados (tomara, gente!) e famílias se unirão. É um ano que a razão positiva precisa imperar sobre a emoção desenfreada para que a prosperidade aconteça. E isso deve ser feito com muita criatividade e humor, mas também com responsabilidade e sensibilidade.

Em compensação, é ano de Marte, o planeta vermelho que leva o nome romano do deus da guerra! De energia masculina, o planeta favorece o ano com ações empreendedoras, ousadas e desprendidas e isso tende a beneficiar atletas e possibilitar transformações mundiais. Porém, instiga a luta pelos ideais o que pode amplificar conflitos e até mesmo acidentes naturais (ou não). É um ano do desejo em todos os seus sentidos, da impulsividade e das atitudes destemperadas. Os orixás também dizem o mesmo: será ano de Ogum, o guerreiro. Portanto, teremos conflitos sim, mas os que trabalharem com afinco conquistarão seus objetivos... ou seja, o Carneiro Chinês avisou: pra ser um bom ano, é razão sobre emoção!

A Pantone definiu a cor Marsala (nº 18-1438, da cidade siciliana e do vinho) e a Coral escolhe o Sombra de Cedro, um laranja acobreado, aparentemente corroborando para o ano avermelhado e quente das emoções.


A numerologia diz que 2015 é um ano 8, um ano de colher o que foi plantado. Parece manter a coerência com as previsões de razão sobre desejo, pois precisamos ter responsabilidade sobre nossas decisões e suas consequências. É o ano que temos que engolir nossas constantes vontades de "dar uma voadora" e partir para algo mais diplomático. É o ano que temos que evitar autoritarismos e partir para algo mais coletivo.

Bom... já não sei o que esperar de 2015, quando números, mitologias e astros são extremamente vagos, abrangentes e, muitas vezes, paradoxais. Cada indivíduo faz o seu próprio presente e, assim, muda as regras do jogo. Por isso, meu conselho é simples: VIVA!

2 comentários:

Michel Mello disse...

Mestre, tem um tempo que eu não comento aqui, mas saiba que vira e mexe eu acompanho as postagens. Forte abraço e feliz ano novo!

fichagas disse...

tb não tenho sido muito assíduo, michel... mas venha sempre q puder! grande abraço