domingo, 22 de fevereiro de 2015

Ao Oscar com: O ABUTRE

Eu costumo ficar com raiva quando percebo que estou preso no trânsito porque tem um acidente ou um veículo enguiçado e os outros carros passam devagar pra ver se tem algum morto. Chamo essas pessoas de "coveiros", que querem enterrar o morto e - é claro - tirar uma selfie ou fazer um vídeo que até Warhol ficaria indignado. O Abutre (Nightcrawler, 2014) é um filme que abre o jogo e fala da indústria jornalística por traz disso, que precisa do lado negativo do mundo. Faz-nos questionar sobre a história circular do Tostines*: afinal, é a TV que só mostra coisa ruim e são os espectadores que só querem ver coisa ruim? Vai... se pergunte agora e tente responder. É um nó certo na cabeça e na garganta.

Ao contrário de muitos filmes que vi e não fiquei com vontade de escrever, esse filme não apareceu aqui por falta de tempo. Ele tem uma barriga**, mas é bem interessante. A atuação de Jake Gyllenhall está impressionante e merecia uma indicação, mas seus concorrentes mereciam mais (não vi Brandon Cooper, mas se fala como se fosse a melhor da carreira dele). A sumida Rene Russo também aparece muito bem e... sinceramente? Não me matem, mas merecia estar no lugar de Meryl Streep no Oscar de triz Coadjuvante. Só foi indicado para Roteiro Original e até poderia levar, mas algo me diz que a Academia não gostou dessa exposição negativa da mídia.

* Tostines vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais?
** Barriga em um filme é quando ele fica longo e lento no meio, com cenas que poderiam certamente ser reduzidas ou subtraídas.

Nenhum comentário: