segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Marca do coração que pulsa infinito

A história dos Jogos Paraolímpicos teve início em 1948, quando veteranos da Segunda Guerra com lesões na medula espinhal, reuniram-se em uma competição esportiva em Stoke Mandeville, na Inglaterra. No entanto, a primeira edição com estilo olímpico, foi organizada em Roma (1960). Apenas a partir de Seul (1988), a mesma cidade passou a sediar os dois eventos. Já falei AQUI, AQUI e AQUI o quanto as Paraolimpíadas são pra lá de maiores e mais importantes do que a gente pensa.

E, neste final de semana foi lançada, a marca das Paraolimpíadas no Rio, também criada pelas Tátil. Assim como a marca principal, a agência diz que essa marca também é 3D... e agora multissensorial... Hã?


Como não era uma concorrência, a Tátil teve várias reuniões durante 10 meses com o Comitê Paraolímpico Internacional e alguns atletas. Eles dizem que usaram símbolos universais para materializar uma marca 3D multissensorial com a mensagem de que todos somos iguais: o infinito - a energia traduzida na garra - e o coração - o centro vital de todo ser humano.

Bom... já falei sobre o papo de ser 3D no post da marca principal. Agora vem o papo de multissensorial... tem alguém ouvindo a marca? Saboreando a marca? Cheirando a marca? Sério... ver e tocar a marca não é nenhuma novidade. Marcas evocando lembranças, sons, cheiros e sabores também são clichés. Acho que forçaram novamente a barra. Bom... fizeram uma estátua 3D em poliuretano que foi equipada com sensores de movimento que ativam luz e som ao toque. A atleta deficiente visual Ádria Santos foi às lágrimas e deu força ao argumento. Mas vão fazer isso numa camisa? Bandeira? Folheto? Broche?

Contudo, a idéia do coração é excelente! Todos nós o temos, independente das faculdades mentais, das cores, das crenças! E esse evento faz realmente os corações pulsarem infinitamente quase em unísono. Se comparado às marcas anteriores... aí... o trabalho é impecável!



O pictograma de Toronto é interessante, mas o resto é fraco. Até já comentei da de Pequim, mas não tinha percebido o quão próximo da de Barcelona tinha sido. Tudo relacionado a 2012 é de chorar. Estou aguardando argumentos irrefutáveis que me convençam de que "isso" é válido, mesmo com um projeto de identidade visual bem definido.

Ah... descobri o significado dos três "Nikes"! Em Seul, foram utlizados cinco Taegeuk (lembram do Ying e Yang?) nas cores dos aros olímpicos que foram incorporados ao Comitê no ano seguinte. Em 1994, a marca foi reformulada para somente três Taegeuk nas cores que são mais amplamente representadas em bandeiras nacionais e são referência visual (RGB). O lema passou a ser Mente, Corpo, Espírito. Em 2003, a agência Scholz & Friends começou um novo redesenho da marca. Com um novo lema - Espírito em movimento -, os Taegeuk se transformaram em Agitos (palavra latina que significa "eu me movo", mas eu não sabia que tinha uma representação gráfica), circundando um ponto central para enfatizar o papel de trazer atletas de todos os cantos do mundo juntos para competir.

Disso fica a impressão que - independente de qualquer crítica que eu possa vir a fazer - o trabalho da Tátil é muito bom e dá credibilidade e visibilidade internacional ao design brasileiro. Viva!

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

O Mistério Magenta


Dizem que Magenta é rosa. Que Magenta está no cartucho das impressoras. Ou seja... Magenta é cor.

Será?


Se vocês clicarem para ampliar a imagem acima, verão que não existe o Magenta (e nada parecido com rosa) no espectro de luz vísivel ao homem – que são ondas eletromagnéticas variando em freqüência, da mais baixa (à direita, onde adentra o infravermelho, o microondas e o rádio) à mais alta (na esquerda, onde avança sobre o ultravioleta, raios-x e raios gama). Aliás, isso mata com os famosos discos cromáticos porque o espectro de luz não dobra! Ele é linear!

Mas, segundo Liz Elliot, o Magenta seria uma mistura dos dois extremos do espectro, violeta e vermelho. Como nosso cérebro não é capaz de somar as duas frequências, ele faz um truque com sua cor complementar e "inventa" o Magenta.

Então, a luz não tem todas as cores? Daonde vem o Magenta afinal? Seria ele o Flicts?

Calma... É uma questão de compreender o que é a cor cientificamente. As cores que percebemos não são determinadas apenas por sua frequência no espectro eletromagnético, e sim em como estimulam nossa retina, sensível a três cores primárias (RGB). Não temos um sensor ótico capaz de medir a frequência exata da luz que entra em nossos globos oculares, e sim três tipos de células sensíveis a cor que reagem apenas a três pequenas fatias desse espectro, localizadas aproximadamente em sua metade e dois extremos.

Em 1931, a Comissão Internacional sobre Iluminação (CIE) fez diversos experimentos para criar um diagrama de cores a partir do que percebemos. No espaço "ferradura" de cores, o espectro de luz visível está na curva. Todas as cores dentro da "ferradura", incluindo o Magenta, são construídas em nosso cérebro combinando os diferentes estímulos captados por nossos três tipos de células cromáticas. Então, elas realmente “não existem”, pois não são frequências eletromagnéticas definidas.

Mas não para por aí: o espaço de cores do CIE não é completo, porque nenhum monitor no mundo é capaz de representá-lo da forma perfeita! Ainda precisaria de um eixo para representar a intensidade da cor, variando do preto ao branco (imagine essa "ferradura" estendendo-se tridimensionalmente, variando seu brilho).

As cores em si mesmas, incluindo as espectrais, são a rigor todas construções mentais. É só eu falar a palavra "tomate" que você logo imagina sua cor vermelha. A maior dificuldade de um daltônico de nascença não é somente não ver a cor, mas nem conhecer o seu significado.

Agora, o Magenta está na sua cabeça.

PS.: Esse post também poderia se chamar "O Mistério Marrom". 

(Via 100nexos)

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Música pictográfica


Tente entender a sequência de pictogramas acima antes de ler o resto deste post. Se ficou difícil, veja o clipe da música Friday, I'm in love, da banda The Cure:



Entendeu? Não ainda? Leia a letra da música:
I don’t care if monday’s blue / Tuesday’s grey and wednesday too / Thursday i don’t care about you / It’s friday i’m in love
Monday you can fall apart / Tuesday wednesday break my heart / Thursday doesn’t even start / It’s friday i’m in love
I don’t care if monday’s black / Tuesday wednesday heart attack / Thursday never looking back / It’s friday i’m in love
Monday you can hold your head / Tuesday wednesday stay in bed / Oh thursday watch the walls instead / It’s friday i’m in love
Agora sim... excelentes pictogramas, não? E virou camisa que você pode comprar aqui por U$12 mais taxas! Legal!

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

"Criatividade" nos cartazes de Hollywood

Que Hollywood já está sem ideias há algum tempo, a gente já sabe, né? E mesmo que eu coloque aqui vários cartazes interessantes de filmes feitos de forma "amadora", veremos que, para o mercado cinematográfico, eles são sempre iguais (clique para aumentar):


A comparação foi feita no 9gag. Tanto designer bom fazendo coisa boa de bobeira por aí e eles ficam na mesmice... lamentável.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

"Arte é uma garantia de sanidade"


No último domingo, terminou a exposição O retorno do desejo proibido, de Louise Bourgeois no MAM-RJ. Apesar de ter ficado conhecida por aqui por suas grandes aranhas, suas esculturas tem um tom abstrato-expressionista interessante. Me lembrei o tempo todo do Museu de Imagens do Inconsciente, já que suas obras transitam pelo simbolismo de suas emoções e estados psicológicos, como medo, compulsão, culpa e agressão.

A artista defendia sua arte como uma forma de psicanálise e garantia de sua sanidade (vide obra acima) e essa é a base curatória da exposição. Bourgeois lia Freud, Jung, Lacan, e se inspirava nas possibilidades plásticas do imaginário dos sonhos surrealistas para uma visão singular da conexão entre seu processo criativo e sua função catártica em temas como maternidade, paternidade, sexo, amor e morte. Ao lado, a bela obra em bronze Arco de Histeria (1993).

Maman, sua aranha gigante, é uma metáfora da maternidade que faz
referência à linha de fiação e à proteção e alimentação dos filhotes.