Tenho pensado muito na efemeridade. Papo existencialista, não? Pois é... A semente já estava plantada, mas depois de participar da
exposição do centenário de Roberto Burle Marx, – obviamente – essa semente germinou. Não vou me estender muito por aqui porque pretendo escrever um pouco mais sobre isso.
Depois de ler o livro conseqüente da exposição percebi que Burle Marx sempre trabalhou com a efemeridade dos fenômenos naturais que incidem sobre sues jardins. Ele planejava em função disso. E me dei conta de quão designer ele era. E dos bons. Burle Marx sabia dos ciclos, contava com as mudanças climáticas, se preparava para o sol e para a chuva. Seu trabalho ia do belo ao sublime.
Um dos questionamentos dessa exposição é exatamente a capacidade de Burle Marx eternizar em seu trabalho o que é efêmero. Foi nesse ponto que me dei conta que esse é o grande objetivo do design contemporâneo: ser eterno em sua efemeridade. Cartazes, folders, filipetas, sites, produtos, carros, celulares... o mundo de hoje incentiva e intensifica o consumo do novo sem se preocupar com o registro do velho. E olha que isso vem desde a década de 50 com o
baby boom e a obsolescência planejada do pós-Segunda Guerra (leiam mais sobre isso na minha dissertação! hehehe).
Conseguimos traçar estilos por décadas, mas será que conseguiríamos pensar em um estilo deste novo milênio? É difícil. Voltando os olhos para o design, percebi que não se formam mais grandes nomes da área como
Wollner,
Burton,
Aloísio,
João Leite, como um dia estiveram juntos Orcar Niemeyer, Lúcio Costa e Burle Marx, entre muitos outros gênios como Portinari e Afonso Reidy. Dessa forma, pergunto: como se faz um grande designer hoje que será a referência do amanhã?
Quanto maior a urgência de um projeto de design, menor será o tempo para criação e muito menor ainda será o tempo de vida do projeto. Pensem, por exemplo, em design de publicações periódicas, como jornais e revistas mensais. Imaginem todo o mês (ou todo dia) ter que criar algo com resultado satisfatório em um tempo inexistente para trabalhar junto com revisores, fotógrafos, editores e muitos outros profissionais que sugam os últimos minutos de tempo para entregar o trabalho na hora, deixando uma nesga de medíocres segundos para o design. Mas e daí? Eles já fizeram a parte deles, não foi? Agora é o deisgner que se vire, certo? Sorte a nossa que ainda podemos culpar a gráfica... que claramente culpa o designer... E todo esse
stress se perpetuará por todo o mês (ou todo dia) exatamente da mesma forma por algo que será descartado em poucos instantes. Esse vício da profissão é ainda pior quando os próprios designers se permitem ficar nessa situação por questões financeiras compreensíveis, porém descarregam em seus colegas de profissão. Parece que vou voltar ao meu discurso de "
coloque-se no lugar do outro"... vale a pena pagar esse preço?
Estudar, pensar, registrar, escrever pode ser uma luz no fim do túnel. O design enquanto área de conhecimento precisa disso. Mesmo que o mercado não seja favorável. Para o mercado, restam as premiações como lembranças do que é bom e que pode dar mais dinheiro ou tentar entrar no mundo acadêmico com sua cultura da "quantidade sobre a qualidade" – que, ao invés de enriquecer, empobrece e emburrece.
Aos designers que passam por aqui: reflitam. Burle Marx lida com essa efemeridade com uma naturalidade ímpar, sendo capaz até de usá-la em benefício próprio. Essa virtude, pode ser a verdadeira resposta para o futuro.