Aproveitei o distanciamento de quase uma semana para poder falar da exposição que participei: Roberto Burle Marx – A permanência do instável, no Paço Imperial do Rio de Janeiro.
Foram três meses envolvido nesse imenso projeto (que levou três anos para ser concebido e provavelmente ainda terá mais um mês cuidando de consertos) que aborda não só o lado conhecido de paisagista de Burle Marx, mas também de seu lado artista. Jóias, muranos, pinturas modernas, cenários, figurinos, tapeçarias são algumas das obras que vemos nessa exposição que inicia as comemorações pelo centenário de Roberto.É interessante ver esse lado desconhecido de Burle Marx. Todo o primeiro andar da exposição cobre essa cronologia artística, onde possível ver uma interessante trajetória estilística. As jóias e os muranos são surpresas ótimas. Na passagem do primeiro para o segundo andar ainda vemos cerâmicas e tecidos feitos por ele.
O segundo andar aborda o conhecido: seus projetos paisagísticos que dão nome a exposição. E descobre-se que não são tão instáveis e também não tão conhecidos assim. Os projetos internacionais de Burle Marx são incríveis e vão da Venezuela a Malásia! O Rio de Janeiro tem uma sala própria onde Copacabana e o Aterro do Flamengo se sobressaem. Residências particulares do mundo inteiro também aparecem. Esse andar termina com seu lado botânico (uma lista de plantas descobertas ou homenageadas a ele, com uma ilustração de Margareth Mee) e seu lado intimista (fotos de seu sítio, desenhos pessoais, quadros da família pintados por ele e uma entrevista).É claro que não poderia faltar um jardim. O Escritório Burle Marx Cia. montou um jardim a la Burle Marx no pátio, com direito a bromélias em esculturas de metal e grande variação de cores.Como é possível perceber, a exposição é bem grande e até mesmo cansativa. Mas vale muito a pena ver o trabalho de Burle Marx tão bem reunido. A exposição fica até 22 de março de 2009 ou seja, muito tempo pra ver e rever. Detalhes sórdidos dos bastidores, só em particular! hehehe
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