terça-feira, 23 de novembro de 2010

Quem está no buraco?

Antes que você pense besteiras em relação ao buraco ou imagine sua vida na pior situação possível, eu digo que não é nada disso. O blog Oddee costuma trazer as coisas mais bizarras do nosso planeta. Recentemente, eles mostram os 10 buracos mais impressionantes que temos por aqui. Vejam:

Piscina termal Morning Glory no Parque Yellowstone (EUA)

Represa de Monticello, na Califórnia (EUA)

Grande Buraco Azul de Belize (com 125m de profundidade)

Mina Diavik no Canadá (produz 8 milhões de quilates de diamantes por ano!)

Mina Bingham Canyon nos EUA (a maior escavação artificial do mundo)

Mina Mirny Diamont na Sibéria (Rússia)

Grande Buraco de Kimberly na África do Sul (já foram retirados 14,5 milhões de quilates de diamantes)

A escadaria Chand Baori na Índia (construída por causa do problema de falta de água)

Darvaza Gas (ou Portas do Inferno) no Turcomenistão (uma caverna de gás natural e metano que foi incendiada)

Cratera da Guatemala (assustou o mundo no início deste ano)

E então? Ainda acha que está no buraco? Bom... eu adoraria ter alguns quilates de diamantes neste momento da minha vida...

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Eu garanto a minha dignidade!

Vejo muitos amigos de profissão se desdobrando em seus projetos para ganhar muito pouco e ainda ser maltratado e desrespeitado pelo cliente. Também já passei por muitos problemas desse nível por ainda não saber me expressar e acabei perdendo a razão.

Quando vi esse vídeo, aplaudi, me preocupei, questionei...



Não sei a história completa desse pedido de demissão ao vivo do jornalista Paulo Beringh da TV Brasil Central de Goiás. Mas acho que alguns de nós deveriam agir dessa maneira frente à censura e ao desrespeito profissional. Será que devemos ficar tão na dúvida entre ficar desempregados e aceitar irregularidades? Devemos fazer qualquer coisa pelo dinheiro?

Bom... eu não fico a dúvida. E faço uso das palavras de Beringh para aqueles que pensam diferente: "garanta o seu emprego que eu garanto a minha dignidade!"

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Juventude líquida



O filme We All Want to Be Young - com licença aberta pelo Creative Commons - é o resultado de diversos estudos realizados pela BOX1824 nos últimos 5 anos. Eles são uma empresa de pesquisa especializada em tendências de comportamento e consumo.

Parece roteirizado pelo Bauman...

Registrando um importante parabéns atrasado...

Ontem, dia 18 de novembro, foi aniversário de 25 anos de Calvin e Haroldo! Como vocês já devem saber que eu sou fãzaço (lembram?), resolvi registrar rapidamente por aqui!


Uma pena que já fazem 15 anos sem material inédito, porque seu criador, Bill Waterson, vive recluso decidiu parar de desenhá-lo em 1995. Ele também costuma impedir o licenciamento do personagem sempre que possível. Na época do lançamento das coletâneas, ele chegou a fazer uns materiais extras (como esse que você vê abaixo) e nada mais.


Tudo bem... pra mim ele já se imortalizou!

PS.: Ontem também foi aniversário do Dudu, filho da minha prima, que também é loirinho e tem excelentes tiradas! Será coincidência astrológica? Parabéns pra ele também!

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Como uma limpeza faz bem, não?


Com a derrota por 1 a 0 para a Argentina, a renovada seleção brasileira de Mano Menezes sofreu seu primeiro revés e me fez pensar que o que vem por aí pode ser bem pior... talvez não pelo futebol, porque nos anos que temos até a Copa do Mundo muitas revelações podem nos dar alegrias. Já o tapetão... Como sou designer (e flamenguista), não vou ficar falando sobre os favorecimentos ao Corínthians que vão colocar o "timão" na mídia para elevar as possibilidades de São Paulo abrir a Copa, ou sobre os eternos erros absurdos de arbitragem. Muito menos vou falar sobre o ano pífio (leia-se policial) do meu rubro-negro.

Quero voltar a nossa PÉSSIMA marca... eu sei, eu sei... já falei sobre ela AQUI e AQUI. Também mostrei o plano B americano. Mas eu queria ratificar que eu achei a marca TÃO malfeita, mas TÃO malfeita, que uma limpezinha nela já me faz aceitá-la melhor. Vejam isso (clique para aumentar, por favor!):


Esse estudo do designer americano Felix Sockwell mostra que a marca é bem pior que imaginamos, mas nos oferece soluções bem simples para tapar o sol com a peneira. Acho que uma melhoradinha na mão verde para tapar o buraco deixado pelo 2014 vermelho - que sempre foi totalmente desnecessário - e um Brasil com S me deixariam praticamente conformado com essa bomba.

Agora sim, Mary Poppins!

Finalmente descobriram o que fazer com um guarda-chuva...


Os designers YuKwang Kang e Jinsu Cho resolveram transformar uma arma branca e um brinquedo. Lúdico e - talvez - bem mais útil!

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Paris vs. Nova York

Bombou nos blogs, então, vou postar aqui também.

O designer francês Vahram Muratyan criou um blog onde posta ilustrações que comparam Paris e Nova York. Seja na moda, na arquitetura, no cotidiano ou no cinema, tudo é representado de forma minimalista, inteligente e por vezes bem-humorada, destacando características marcantes desses dois centros culturais, que travam uma leve e saudável competição em clichés e contradições.


Legal, não?

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

É, nem... nem é!

Tríptico (Jogo de Palavras / Ruído / Dualidades). Clique para aumentar.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Coca-Cola é isso aí!


Coca-Cola é uma marca que dispensa apresentações (apesar de haver quem se negue a deleitar do refrigerante de cola, como eu e minha irmã). E não há quem possa dizer que esta não é uma empresa de sucesso com suas campanhas publicitárias incríveis e sua embalagem-ícone, que a coloca no primeiro lugar das marcas mais valiosas do mundo (está avaliada em US$ 70,4 bilhões!). Por essas e muitas outras razões, ela é capaz de usar toda sua identidade para se espalhar em outras áreas e inovar.

Em 2007, por exemplo, surgiu a Coca-Cola Clothing, com linhas de roupas destinadas a jovens. E agora a Coca-Cola entra para os cosméticos com uma linha de glosses! Tem os sabores Fanta Laranja, Fanta Uva, Fanta Morango, Fanta Abacaxi, Sprite, Coca-Cola, Coca-Cola Baunilha, Coca-Cola Cereja e Barq's (root beer). Ou seja, beije na boca e mate a sede de uma vez só!

Falando em publicidade, vejam que interessantes esses anúncios que agência MacLaren McCann de Toronto (Canadá), criou para a campanha Refresh on the Coca-Cola side of life:


Com essa fama toda, o designer francês Jerome Olivet criou um novo conceito para a garrafa-ícone da Coca-Cola (mesmo sem a autorização da empresa) e bombou nos blogs internacionais. O resultado foi a Mystic:


Agora imagina essa poderosa marca sendo pintada por mestre da pop art, Andy Warhol? A obra - chamada de Coca-Cola (4) (Large Coca-Cola) - só poderia ser vendida por mais de U$35 milhões, né?


Me deu até vontade de tomar um copo suado de Coca...

A verdade nua e crua!

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

É melhor ver belos cartazes!

No Dia do Designer, prefiro mostrar belos cartazes em um estilo Art Nouveau misturado com minimalismo russo do que fazer apologias e congratulações a essa tão complicada (e amada) profissão.


Esses quatro belíssimos cartazes (que não descobri a autoria) são para o filme Cisne Negro (Black Swan), o novo projeto de Darren Aronofsky, que é ambientado no mundo do balé de Nova York. O thriller psicológico trata da relação de manipulação e competição entre uma veterana dançarina, Nina (Natalie Portman), e sua principal rival, Lilly (Mila Kunis). A questão é que a veterana não sabe se essa rival existe mesmo: é uma aparição sobrenatural ou apenas invenção da sua imaginação? Vincent Cassel, Winona Ryder e Barbara Hershey também estão no elenco. Estréia em dezembro nos EUA e em janeiro no Brasil. Vejam um trailer:



Boatos dizem que Natalie Portman pode receber sua primeira indicação ao Oscar de Melhor Atriz (sua única indicação até hoje foi como Melhor Atriz Coadjuvante, por Closer).

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Poesia concreta