sexta-feira, 9 de julho de 2010

Vergonha oficial

Recentemente falei sobre esta horrível e polêmica marca da Copa 2014. E acho que tenho muito pouco a acrescentar do que já falei, principalmente depois dela ter sido oficiaizada. Mas acho necessário corrigir que não foi uma agência francesa que criou a marca e sim a agência África, que teria concorrido com outras 25 agências brasileiras.

Isso mesmo... uma agência de publicidade criou uma marca que foi aprovada por Ivete Sangalo e Gisele Bündchen! Parece que a marca se chamaria "Inspiração". Eu já acho que faltou muita...



Bom... e já que ninguém me lê ou me ouve mesmo, será que alguém lê e ouve Alexandre Wollner? Um dos maiores designers ainda na ativa desse país, responsável pelo fortalecimento do design brasileiro? Afinal... ele disse que marca é uma porcaria e ainda falou o mesmo que eu, quando disse que o problema não é parecer o Chico Xavier, mas sim um rosto envergonhado! Leiam AQUI a entrevista. E de sobra ainda fiquei sabendo que a falta de ética não está somente na escolha dos jurados, mas também na exclusão da ADG (Associação de Designers Gráficos) da coordenação de escolha da marca. Quem fez isso? A Fifa...

Sinceramente... preciso dizer alguma coisa mais sobre a minha profissão?

Um comentário:

Graça disse...

É um "rosto envergonhado" sim! Quando já é voz corrente os acordos espúrios maquinados entre Fifa, CBF, empresas patrocinadoras e, é claro, governantes infelizmente a marca fica com a cara do país: CORRUPÇÃO.
Sensacional a entrevista do Alexandre Wollner mas lamento ter que lembrá-lo que no Brasil importante é ser "celebridade", é aparecer na revista Caras, no plim-plim da Globo.
Quem é a ADG diante do "imenso cabedal de conhecimento sobre design" de Ivete Sanglao, Gisele Bündchen e Paulo Coelho (esse, além de tudo é Mago)? Desculpe mas só ironizando!
Uma coisa eu tenho certeza: rolou muita grana e ainda vai rolar muito mais.