Eu gosto de futebol, então, adoro Copa do Mundo. Mas acho que essa ficou aquém das minhas expectativas. Acho que de todo mundo. Alguém já viu a classificação geral? Aí vai:
- Espanha
- Holanda
- Alemanha
- Uruguai
- Argentina
- Brasil
- Gana
- Paraguai
- Chile
- Japão
- Portugal
- EUA
- Inglaterra
- México
- Coréia do Sul
- Eslováquia
- Costa do Marfim
- Eslovênia
- Suíça
- África do Sul
- Austrália
- Nova Zelândia
- Sérvia
- Dinamarca
- Grécia
- Itália
- Nigéria
- Argélia
- França
- Honduras
- Camarões
- Coréia do Norte
Não me lembro de uma primeira rodada tão insossa. Essa Copa teve times com mais medo de ganhar do que vontade de vencer. Sorte a nossa que o futebol bem jogado e ofensivo da Espanha venceu, ao invés do futebol fechado e brucutu da Holanda. Se a Alemanha tivesse ganho talvez tivéssemos mais times pensando em ser uma Suíça melhorada, ou seja, trancada atrás e veloz de contra-ataque. Brasil e Argentina trouxeram a temosia e a arrogância e pararam no momento exato. O Uruguai orgulhou o mundo com seu futebol limitado porém determinado. E o que dizer das todas poderosas França e Itália? Vejam a classificação acima e fiquem perplexos. A Inglaterra ainda foi mais longe, mas decepcionou demais.
Também foi uma Copa das decepções individuais, onde os grandes craques tão celebrados e milionários foram praticamente inúteis. Ganhou a força da união, da equipe. Os quatro times que fizeram as finais tinhas talentos individuais sim, mas que jogavam em uníssono com o resto do time. Japão e EUA também mostraram que a perseverança e o treinamento podem conquistar espaços. Sérvia, Eslováquia e Nova Zelândia mostraram que as zebras vem pra Copa com a intenção de fazer bonito e não apenas participar.
Os times africanos decepcionaram. A anfitriã África do Sul foi a primeira dona de casa a não passar da primeira fase. Mesmo com a torcida do mundo, não pode fazer nada com suas limitações técnicas. Assim como Camarões... penúltimo? Gana é o único país que vem mostrando alguma evolução, aparecendo desde 2006 entre as 10 primeiras. Costa do Marfim parece ser uma eterna promessa.
Sobre o excesso de faltas e as falhas na arbitragem, eu vou ter que citar o intragável Galvão Bueno (assisti tudo na ESPN). Toda a Copa do Mundo tem falhas e faltas grosseiras, mas em 2010 a tecnologia visual amplificou isso. O grande número de câmeras, replays, closes e computadores que trazem pra gente os mínimos detalhes de todos os lances, faz com que a gente tenha a exata noção do que aconteceu. Alguém se lembra que antes os cartões amarelos e vermelhos só apareceram na Copa de 70? Vocês imaginam como era a porradaria? Pois é... Talvez a gente possa reclamar que muitos erros de arbitragem decidiram jogos... mas não foi assim com a mão de Maradona em 86 e o não-gol da Inglaterra em 66?
E a Jabulani? Bom... só sei que depois dessa bola, eu vou parar de dizer que craque joga com qualquer bola.
Agora virão mais quatro anos de esperas e vuvuzelices da imprensa sobre a Copa no Brasil. Ainda bem que tem Copa América, Olimpíadas e Copa das Confederações antes!
Nenhum comentário:
Postar um comentário