quarta-feira, 28 de abril de 2010

Nem assim...

Chuvas vem das nuvens... então:


O Cloud Umbrella é só uma idéia conceitual do estúdio holandês Joon&Jung. Mas pra essas chuvas do Rio de Janeiro, isso é brincadeira mesmo...

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Expo + expo + expo...

Estive em São Paulo no "feriadão" e mais uma vez tive a oportunidade de ver várias exposições. Teria muito a dizer sobre elas, mas serei bem suscinto:
1. ESTRELAS DO DESIGN FINLANDÊS
Exposição no Instituto Tomie Ohtake - patrocinada pela Tok&Stok sobre a produção finlandesa. Muito vidro, roupa e cadeiras. Interessante conhecer, principalmente ver móveis incríveis da década de 30.

2. HERÓI
Walter Malta Tavares leva ao Tomie Ohtake suas obras baseadas no vento. São motores e ventiladores acionados por célula fotoelétrica que produzem movimento. A peça principal, Herói, é bem interessante.

3. JOÃO LUIZ MUSA - FOTOGRAFIAS

Fotos de viagens... algumas graficamente interessantes, mas...

ANDY WARHOL - MR. AMERICA

A Estação Pinacoteca trouxe algumas das principais obras de Warhol. Imperdível! A sopa, a Marilyn, as polaróides... frases, vídeos... muito boa! Mesmo! Se vier para o Rio, acho que verei de novo!

4. LAM - OBRA GRÁFICA

Também está na Pinacoteca uma grande exposição do cubano Wilfredo Lam e seus monstros. Alguma coisa me disse que eu já tinha visto aquela exposição, mas estavam dizendo que era a primeira individual. Talvez seja porque todos os seus trabalhos se parecem...

5. NITSCHE E TOZZI - A POP ARTE BRASILEIRA

Me surpreendi. Em um foyer de um prédio bancário, uma exposição com obras bem interessantes de pop arte feitas por Marcelo Nitsche e Claudio Tozzi. Tipo de exposição que eu gosto: pequena e interessante.

6. HÉLIO OITICICA - MUSEU É O MUNDO

O Itaú Cultural traz três andares com obras do artista brasileiro. Sua fase concreta e geométrica me fazem entrar naquele estado "ainda vou entender isso", pois acho bem interessante mas não consigo alcançar. Se querer blasfemar, mas algumas outras coisas são bem desinteressantes.

7. VERSÕES DO MODERNISMO
O Instituto de Arte Contemporânea traz Goeldi, Tarsila, Rego Monteiro, Iole de Freitas, Guignard... quer mais?

8. ROMANTISMO: A ARTE DO ENTUSIASMO
Leu em cima? Então imagine agora Van Gogh, Picasso, Cezanne, Matisse, Rodin, Goya, Rembrandt, Portinari, Modigliani... e muito... mas muito mais! Que coleção do MASP!

9. A ARTE DO MITO
Belíssimo, porém pequeno acervo. Também no MASP e - por enquanto - sem previsão de tempo.

10. OLHAR E SER VISTO - RETRATOS E AUTO-RETRATOS
Não sou fã de retratos, mas sabe aqueles nomes que citei na exposição do Romantismo? Agora coloque todos eles aqui! Incrível!
E eu ainda perdi uma individual do Portinari e outra do Max Ernst. Será que elas vem pro Rio? Acho difícil... lá em São Paulo já estão inaugurando outro Centro Cultural público. Por que essas iniciativas não acontecem aqui?

Desce quadrada!?


O estudante Andrew Seunghyun Kim resolveu mudar bastante as emblemáticas garrafas de Coca-Cola. Buscando um ganho significativo de espaço de armazenamento e eficiência para a reciclagem, ele criou garrafas quadradas feitas de derivados de cana-de-açúcar!


A idéia pode até ser boa, mas a garrafa de Coca-Cola é um clássico que tornou-se um dos ícones mais reconhecidos em todo o mundo. Baseada na forma da noz, foi redesenhada em 1915 pela Root Glass Company de Terre Haute, em Indiana (EUA), permanecendo praticamente inalterada até hoje. Pelo menos, a identidade visual dos produtos foi mantida. É um exercício muito válido, mas continuo achando que a Coca-Cola não vai mudar.

Os gatos também sonham

Duas animações divertidas:

The Tail Gunner from tokyoplastic on Vimeo.


Catzilla from tokyoplastic on Vimeo.

A Tokyo Plastic desenvolveu o Kitteh Kitteh para ser uma série de curtas sobre esse gatinho fofo, sonhador e cruel. Legal!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Visual das Copas

Que tal vermos um pouco das identidades visuais das Copas do Mundo de Futebol? Os cartazes existem desde a primeira Copa, em 1930, no Uruguai. Já marcas propriamente ditas, só a partir de 1950 no Brasil, começando por uma forma de selo. Já os mascotes, só em 66 na Inglaterra.

Em 28 de maio de 1928, a FIFA decidiu pela criação do campeonato mundial, iniciando a partir de 1930 no Uruguai, na seqüência das comemorações do centenário da independência do país, aliada às conquistas olímpicas de seu futebol. Treze países participaram e o Uruguai sagrou-se campeão sobre a Argentina por 4 a 2. O grafismo - criado pelo artista Guillermo Laborde - que remete ao goleiro é muito legal, mas a tipografia art decó deixou a desejar.


Em 1934, na primeira Copa européia - cheia de política -, 16 times participaram e novamente os donos da casa se tornaram os campeões: Itália 2 x 1 Tchecoslováquia. Cartaz interessante que parece mostrar as influências gráficas da época (como a tipografia sem serifa). Lembrem-se que a Bauhaus (escola de design) foi fechada em 1933, mas o fascismo e o nazismo aproximavam a Itália da Alemanha.


A Itália venceu novamente, em 38, na França. Foi um campeonato tenso, por conta da situação internacional (que posteriormente levaria à Segunda Guerra Mundial). Aliás... vocês não acham que esse cartaz mostra bem isso? Um homem que pisa na bola, que pisa no mundo, tudo com tons de vermelho... bem agressivo, imperativo, forte, nazista! Arte do francês Henri Desmé, famoso por cartazes de cinema.


Após um intervalo de 12 anos por causa da guerra, a Copa precisava mostrar a união dos povos e acontecer fora do continente europeu. E isso está na meia do jogador muito bem ilustrado, passando também uma descontração - hoje já desgastada - do nosso país. A Copa de 50 tem um final que todos nós - infelizmente - sabemos o resultado: vitória do Uruguai sobre o Brasil no Maracanã(zo)... Uma redução e simplificação do cartaz foi usada como selo / marca.


Com essa cruz vermelha em uma marca milimetricamente desenhada, alguém tinha dúvida que a Copa de 1954 foi na Suíça? Era o ano do 50º aniversário da FIFA, portanto era apropriado que a competição máxima do futebol fosse jogada no país de seu órgão maior. No cartaz de 30, o goleiro consegue agarrar a bola... nesse o goleiro está fazendo aquela cara de "putz, franguei!". É o único cartaz que mostra o momento exato do gol. Não descobri informações sobre o tipo de ilustração quase primitivista. Ah... a Alemanha Ocidental levou o título sobre a Hungria.


O Brasil conquistou seu primeiro título mundial na Copa de 1858, na Suécia, com um sonoro 5 a 2 sobre a seleção da casa. Pelé já fazia arte. Nada muito inovador no cartaz de fundo amarelo: é a primeira vez que o nome do país-sede aparece em outros idiomas. A bola da Copa anterior se repetiu com uma faixa de bandeiras (que lembra a meia de 1950 como o símbolo de união mais presente). A marca seguiu o padrão-selo de 50.


Vários países se candidataram a sede da Copa de 1962, mas a FIFA não queria outro país europeu. Então, o Chile ganhou a chance. Mas dois anos antes do evento, um terremoto de 9,5 detonou o país! Com o slogan não-oficial "Porque nada tenenos, lo haremos todo" (porque nada temos, faremos tudo), o Chile conseguiu sediar o campeonato que o Brasil levou ao derrotar a Tchecoslávquia por 3 a 1. Interessante a ideia desse cartaz que coloca a bola como um satélite da terra e destaca o Chile no planeta, numa referência a corrida espacial que acontecia pelo mundo. Já a marca... ruiiiiim! Imaginem as reduções dela! As coisas boas na marca são tão poucas que nem merece comentários.


A Inglaterra foi escolhida como anfitriã de 1966 pela FIFA para celebrar o centenário da codificação do futebol na Inglaterra. E a seleção inglesa levou o caneco ao bater a Alemanha Ocidental por 4 a 2. O cartaz - quase minimalista - serviu apenas para introduzir World Cup Willie, o primeiro mascote da história das Copas e um dos primeiros a serem associados com uma competição esportiva importante. O leão é o símbolo do Reino Unido. A marca é ruim como a do Chile... nem a Union Jack salva.


Essa foi a copa da seleção mágica do Brasil. Final incrível com a bomba de Carlos Alberto Torres fechando os 4 a 1 sobre a Itália. Foi a primeira Copa do Mundo da famosa bola de pentágonos pretos e hexágonos brancos, a Telstar da Adidas. E toda a identidade visual seguiu essa novidade de forma impactante e pregnante. Bem legal. Não sei se o autor foi Lance Wyman, responsável pela marca olímpica de 68. A cor rósea também foi colocada como uma forma de chamar atenção: uma ruptura dentro do universo masculino do futebol. E o que dizer de Juanito? Mascotes definitivamente são para crianças... ou não?


A Weltmeisterschaft (Copa do Mundo, em alemão, sendo WM sua abreviatura) teve a Alemanha Ocidental ganhando de 2 a 1 da Holanda na final. Os bobos mascotes Tip e Tap usam o WM74 da marca. Muito legal esse cartaz de pinceladas rápidas - que, por mais oposto que seja, vai ter uma referência no movimento geométrico da bola na marca - em fundo preto que aumenta seu contraste.


Nossos hermanos levaram sua primeira Copa na casa deles com várias polêmicas políticas (e futebolísticas... que diga o Peru!). Gosto da marca numa simplificação geométrica do ato de segurar uma bola. A comemoração no cartaz reticulado em estilo pop pode parecer não tão bem resolvida, talvez por querer também parecer um homem sendo preso na ditadura em que os argentinos viviam. Gauchito foi o mascote com seu olhar arrogante.


Primeira Copa com 24 países e uma seleção brasileira inesquecível (Voa, canarinho, voa...). Pena que foi o terceiro título italiano. Sendo na Espanha, sigamos Miró! É o que faz o cartaz: segue seu incrível estilo, mas que não é apreciado por todos. A ideia era estabelecer o futebol como arte. Ah, o Laranjito... eu adorava! E essa marca funciona sem as bandeiras no fundo, com um resultado simples e excelente.


A Copa de 86 era pra ser na Colômbia. Mas graves problemas econômicos fizeram a FIFA levar o campeonato para o México novamente (porque que o Sarney recusou essa Copa... sem comentários). Maradona estava mais uma vez sem controle e levou o título (na mão) pra casa. O cartaz tentou mostrar a grandiosidade da civilização asteca através da fotografia com sombra e perspectiva forçada. Chegou perto... mas prefiro os cartazes ilustrativos. A marca tentou, mas não conseguiu ficar tão boa quanto a de 68: separou o mundo em dois blocos e eliminou grande parte da Ásia. Pique, a pimenta jalapeño, tentou seguir o Laranjito espanhol e ficar melhor do que Juanito mexicano, mas não teve o mesmo apelo.


Marca? Cartaz? Pra quê se existe o Ciao (saudação italiana)? O mascote da Copa de 90 é talvez o mais marcante, exatamente por fugir do ideário infantil que permeia esse assunto. Ciao foi adorado por todos. E diga-se de passagem: marca bem legal também, usando de perspectiva e tridimensionalidade induzidas! O cartaz ficou meio sombrio com a ideia do campo de futebol dentro do Coliseu, em um paralelo da arena de gladiadores. A Alemanha venceu pela terceira vez.


É TETRA! Me arrepio até hoje ao ver o Baggio perdendo o pênalti... Gosto da marca da Copa de 94 nos EUA. Acho simples, objetiva, bem resolvida, lembrando a bandeira americana. Já o cartaz... seguiu uma linha tão diferente que se perdeu. Bolas formando o ano, com linhas marcando as sedes, o eterno patriotismo exacerbado em cores e formas, sei lá... e por que um cachorro (Striker) de mascote? Não sei.


Tremeu, perdeu. A França levou sua primeira Copa em casa sobre o Brasil. Nem preciso/quero lembrar. A marca é simples como a dos EUA (a bola como o sol no horizonte circular do planeta sobre a França), mas não gosto tanto, pois me parece desequilibrada. O cartaz ficou meio over num excesso de experimentalismos visuais e tipográficos. O galo Footix - um dos símbolos nacionais da França - tem seu nome como uma junção de "football" e "-ix" de Asterix. Ficou parecendo o Pica-Pau...


Para a primeira Copa do século XXI e primeira na Ásia (Japão e Coréia do Sul), a FIFA criou um modelo de marca que passou a ser imposto: uma taça da Copa geometricamente estilizada. Não curto essa regra, mas a solução dada pelos designers Sogen Hirano (Japão) e Byun Choo Suk (Coréia do Sul) no cartaz é excelente: pinceladas rápidas como os ideogramas orientais. Nada a declarar sobre esses mascotes bizarros: Ato, Kaz e Nik foram gerados por computador para serem "átomos de bola". Tá... mas não querem dizer nada. Ah... a gente levou o penta com o Ronaldo cascão.


Odiei essa marca. Com força! Nem quero falar sobre ela. Sobre o mascote, também não... (Goleo e Pille, o leão e a bola falante...). Gosto somente do cartaz representando a constelação de jogadores que estariam presentes numa Alemanha finalmente unificada. A Itália ganhou o tetra sobre a França.


A primeira Copa do Mundo no continente africano teve o cartaz mais belo de todos, criado pelo Switch Design Group! A silhueta do pescoço e cabeça do menino formando a África... muito bom! E o legal é que fizeram várias cartazes pra essa Copa, lembram? Não sou um fã da marca que também tem o "modelinho FIFA", mas usa a ideia de pinceladas geométricas para novamente criar o formato do continente (colorido ao fundo) bem como do jogador (preto na frente). O leopardo dourado de cabelos verdes, Zakumi, representa as cores do uniforme da equipe Sul Africana. Seu nome vem de "ZA", o código padronizado da África do Sul (ISO 3166-1 código alfa-2), e "kumi", uma palavra que significa "dez" em vários idiomas africanos. A Espanha finalmente conseguiu seu título mundial.


A Copa retornou ao Brasil em um momento complicado com manifestações políticas e uma identidade visual questionável. A marca geometrizada da FIFA foi eliminada, mas a taça em si passou a ser o foco com um resultado péssimo (já falei AQUI e AQUI sobre ela). O tatu-bola foi o mascote Fuleco, que tem uma boa ideia mas um nome ruim escolhido em votação pelo público. Sobre o cartaz, já comentei AQUI e acho bacana lembrar que tivemos cartazes para cada sede (veja AQUI). Um inesquecível 7 a 1 e os alemães levaram seu tetra merecidamente.



Para a Copa na gigante Rússia, a marca virou um barbeador elétrico. Brincadeiras a parte... a marca/taça ficou meio alienígena com todas as decorações russas. Já o cartaz ficou muito bem pensado por Igor Gurovich, seguindo a estética russa (e dos antigos cartazes), tendo o incrível goleiro Aranha Negra (Lev Yashin) como destaque. Remete ao primeiro cartaz de 30, com um goleiro agarrando a bola. O lobo siberiano Zabivaka foi o mascote.