segunda-feira, 24 de junho de 2013

Copa das Confederações - Terceira Fase

Fecha assim a fase de grupos com uma terceira rodada sem muita surpresa novamente. Vou falar da rodada é de um panorama geral das equipes.


Um bom teste para as duas equipes. Logo de início, muitas faltas, lesões e substituições que mudaram  a cara do jogo, pois dos pés dos reservas saíram alguns gols. E a arbitragem também resolveu aparecer com erros para os dois lados.

O Brasil melhorou bastante. Já começa a ter cara de time (e time do Felipão) com jogadas aéreas combinadas e pressão nos 10 minutos iniciais. Sei que sou muito crítico, mas acho que ainda falta alguma coisa. Vou falar de cada setor:

  • No gol, Júlio César ainda não foi devidamente exigido. Não acho que ele esteja em sua melhor forma e acredito que temos reservas melhores do que ele, mas o goleiro é uma posição de confiança e experiência. Nisso, Júlio César ganha de Jefferson e Cavalieri.
  • Nossa zaga deveria ser muito elogiada, uma vez que só levamos gol no terceiro jogo. Mas precisamos ser críticos. Thiago Silva é realmente o melhor zagueiro que temos e ele está muito a frente dos outros em técnica. David Luiz é o novo Lúcio: até tem habilidade, mas bate muito e sai demais da área achando que é armador. Aparentemente Dante é o terceiro zagueiro do Felipão, deixando Réver como última opção. Acho que a escolha é por experiência internacional apenas, porque não vejo diferença entre eles. Acho até que Dante, apesar do gol, não foi tão bem assim. Creio que ainda falta algum entrosamento por aqui.
  • Ah... as laterais... estamos tão acostumados com craques indiscutíveis nas laterais da seleção que tenho até pena dos convocados. Daniel Alves e Marcelo são realmente os melhores que temos para as posições, mas possuem muitas falhas. Principalmente na defesa. Fora isso, estão afobados, nervosinhos e piores tecnicamente, comparando aos seus clubes. Felipe Luís e Jean não fazem sombra aos dois e só foram convocados porque é preciso ter alguma opção não improvisada.
  • Como volantes temos Paulinho, Luiz Gustavo, Hernanes e Fernando. Pra mim, Paulinho é incontestável. Não jogou e fez falta. Entre Luiz Gustavo e Hernanes, eu prefiro o segundo que é marcador, porém mais habilidoso. Mas, em um time de Felipão, a marcação é sempre a prioridade. Fernando será sempre a última opção de marcação.
  • O nosso meio de campo é muito bom, mas está devendo. E muito. Principalmente Oscar e Lucas. O primeiro tem muita habilidade e é capaz de desequilibrar, não pode ser responsável por um ou outro lance em três jogos. Dizem que o futebol dele está comprometido pelo posicionamento tático (mais marcador) que o Felipão está exigindo, mas craque e jovem como ele deveria ser mais autônomo, ousado e veloz. Lucas está "encantado". Todo mundo pede e quando entra não diz a que veio. Bernard e Jadson estão na reserva e ficarão por lá agora. Por mais elogios que receba do técnico, Bernard ainda não tem estofo pra seleção. Jadson só entra se precisar de aina mais marcação, mas o Fernando entra primeiro.
  • No ataque está nossa esperança de dias melhores, de dias que, mesmo tomando gol, faremos ainda mais. Neymar é craque, mas já está começando a mostrar sinais que seu futebol precisa evoluir coletivamente e taticamente. Hulk está sendo criticado erroneamente. Não é o melhor jogador do mundo, mas está cumprindo sua função tática perfeitamente. Fred é matador e ponto final. Mesmo não fazendo gols nos primeiros jogos, ele participou de alguns. Jô é um ótimo reserva/sombra, mas não tira o lugar do Fred.

E a Itália mostrou uma ótima evolução da última Copa do Mundo para cá (quando saiu como último lugar de seu grupo ainda na primeira fase!). Disputou a final da última Eurocopa com a Espanha e tomou um sonoro 4 a 0, mas me parece que não será da mesma forma na semifinal. Infelizmente Balotelli não irá jogar por lesão, mas Pirlo e De Rossi voltarão. O problema italiano reside na defesa e até a imprensa do país anda reclamando.


Não deu pra ver esse jogo, uma vez que acontecia ao mesmo tempo da seleção brasileira. Mas pelo que vi, não perdi nada. Japão e México se despediram da Copa das Confederações com a sensação de que estão no caminho certo, mas ainda falta muita coisa a se acertar.

Os mexicanos ainda nem garantiram presença no Brasi ano que vem e seu técnico está sofrendo muita pressão. A base da seleção joga no exterior, mas o time ainda não tem disposição ou união tática. Te lembra algum outro país? Pois é... parece que o México anda seguindo demais os passos do Brasil e precisa olhar pra si mesmo até encontrar o bom futebol que derrotava (com uma certa frequência) a nossa seleção.

Já os japoneses, apesar de terem perdido seus três jogos, deixaram uma imagem bem mais simpática e interessante. É um time aguerrido com muitas falhas técnicas. A qualidade dos jogadores está muito mais na raça.


Apesar do resultado óbvio, achei esse um bom jogo para entender melhor o grande bicho-papão futebolístico da atualidade.

Não acho que seja o melhor time africano da atualidade, porém a Nigéria é um bom time e uma equipe jovem. Não se amedrontou e aproveitou as oportunidades pra chegar com perigo ao gol espanhol, mas as conclusões não foram boas. Falta um bom atacante que deve vir com essa renovação.

A Espanha é um timaço. Dito isto, vamos ser críticos? O que a seleção espanhola faz que assombra o mundo é a perfeição técnica. As estatísticas impressionantes sobre a posse de bola vem de um simples fato: eles quase não erram passes. Todo time que joga contra parece estar no meio de um bobinho. Com um ou dois toques apenas, a Fúria vai chegando, chegando e chegando. Como já havia dito: é um predador se aproximando da vítima. Além disso, a marcação é muito boa. Todos... eu disse TODOS os jogadores marcam, até os craques armadores e atacantes. E eles treinam isso com afinco. Então, o segredo é passes e marcação? Sim, é esse somado ao posicionamento tático concentrado. Percebam que são poucos os lances de dribles e jogadas individuais impressionantes. Iniesta se sobressai por causa disso. Messi faz chover no Barcelona por causa disso. Acho que uma boa marcação pode parar a Espanha... ou alguém já se esqueceu do ferrolho suíço da última copa?


Novamente: o quê dizer? Nada sobre o jogo e tudo sobre o Taiti.

Sobre o Uruguai... é o bom e velho futebol sulamericano: catimbado, pegado, técnico e disperso. Foi um time reserva que até mostrou algumas vantagens sobre os titulares, mas contra uma seleção frágil fica até difícil de realmente avaliar. Vai ser um jogo brabo de semifinal...


Agora o querido Taiti. A torcida brasileira abraçou os taitianos de uma forma inesperada. Temos um sentimento de "patinho feio" que nos faz ficar ao lado dos menores, mas dessa vez ampliamos a potência. O discurso dos jogadores após a nova goleada foi emocionante. Entender que fizemos os jogadores sonharem deveria ser o discurso da Fifa para a importância desse evento no nosso país. Além de levaram bandeiras e faixas de agradecimento ao campo, o técnico fez questão de cumprimentar cada jornalista de sua última coletiva. Em cada jogo eles levavam colares aos jogadores e à comissão técnica, mostrando o clima amistoso e respeitoso como um abraço. Mesmo levando 24 gols (e fazendo só unzinho, porém histórico!), acredito que o saldo foi mais do que positivo.


Percebam que não houve um empate sequer! Como eu disse, a artilharia sairá de alguém do Gurpo B. Teremos, então, uma semifinal sulamericana (não palpito... vai ser foda) e outra européia (leva a Espanha em jogo difícil) só com campeões do mundo. E agora já temos a certeza confirmada que o melhor futebol é latino (com um leve desvio alemão...).

PS.: Acho que eu me daria bem em um bolão...

Nenhum comentário: