sexta-feira, 21 de junho de 2013

Copa das Confederações - Segunda Fase


A seleção brasileira abriu a segunda fase com vontade. Fez um gol aos 9 minutos, combateu e pressionou tirando os espaços dos mexicanos, fazendo a gente acreditar em melhora. Mas isso durou até a metade do primeiro tempo... O México foi entendendo o jogo e igualou até o fim de forma truncada, pouco criativa. Ganhamos (graças ao trio do primeiro jogo: Neymar e Jô com gols e Paulinho no controle do meio do campo), mas ainda não foi. OBS.: Oscar está com a mania de se esconder no jogo... e precisamos de laterais que saibam o que é a posição na seleção e não em seus clubes. Ah, tô ficando com pena do Lucas.


Infelizmente não assisti ao vivo o dito melhor jogo da competição até agora. A diferença de um gol se resume à diferença de experiência e dos nomes dos jogadores: Honda e Kagawa vs. Pirlo e Balotelli. Um time com várias Copas do Mundo nas costas contra um time que está tentando sair da sombra asiática. Mas sejamos sinceros: o Japão se criou (com várias bolas na trave e cara-a-cara) nas falhas infantis da frágil defesa italiana e a Itália se deu bem com o abalo emocional de um gol contra seguido de um pênalti mal marcado. Ou seja... foi um jogo emocionante nivelado por baixo. Peladão bom de assistir com 7 gols!


Como eu fui ao "jogo" Espanha X Taiti, escrevi uma postagem exclusiva que está logo depois dessa.


Esse era o jogo chave do Grupo B. E o Uruguai (com um futebol sulamericano igualzinho ao que se vê na Libertadores) venceu no sufoco uma Nigéria que veio com tudo pra cima. Forlán (que se tornou o primeiro jogador uruguaio a jogar 100 partidas pela Celeste) mostrou que ainda tem um futebol diferenciado. Não participou do primeiro jogo inteiro e veio pra esse com vontade de mostrar porque foi o melhor jogador da última Copa do Mundo. Não sei se ele mudaria o resultado da primeira rodada contra a Espanha, mas o jogo poderia ter ficado mais interessante.

A Nigéria acabou se enrolando com o resultado, mas mostrou um futebol melhor do que anterior. Ainda se baseia na força e na velocidade, mas já desponta com alguma tática e jogadores com alguma técnica. Sou fã do goleiro Enyeama.


Agora Brasil e Itália vão para a última fase disputar o primeiro lugar do Grupo A e, portanto, quem jogará com a Espanha na semifinal. Desse jogo, aposto em um empate com mais chances para o Brasil. Itália deve vir com reservas (sem Pirlo!) e tem mostrado inúmeras falhas na defesa, enquanto o Brasil ainda está se montando e não tem feito grandes partidas contra times europeus. México jogará pela honra e os japoneses já fizeram o que tinham que fazer contra os italianos (mas sou mais Japão!).

Espanha já está lá. Só uma tragédia monumental a tira da semifinal e do 1º lugar no grupo. Vai pegar a Nigéria que precisa vencer de qualquer jeito (de preferência com placar alto) pra sonhar com a vaga. Mas é um sonho difícil... Até porque o Uruguai - que tem os mesmos pontos da Nigéria - jogará contra a teta Taiti. Outra possível goleada à vista, dando saldo e pontos garantidos para a Celeste.

Uma segunda fase bem mais interessante e divertida, porém nada surpreendente. Ok... o Japão surpreendeu com o melhor jogo até agora, mas nada que modificasse os resultados. Quem está em bolão, ainda deve estar muito bem.

Nenhum comentário: