terça-feira, 18 de março de 2008

Antes de partir, viva!

Vou reproduzir aqui trechos da coluna escrita por Martha Medeiros na Revista de domingo do jornal O Globo (16/03). Vale a pena ler e refletir:

"Um filme cujos protagonistas são Jack Nicholson e Morgan Freeman, com diálogos bem construídos e um humor inteligente, já entra em cartaz com vantagem, mesmo que o roteiro não seja um primor de originalidade."

"(...) Ficamos sempre correndo atrás de fórmulas novas, efeitos mirabolantes e impactos que nos desestabilizem, quando deveríamos nos dedicar mais a reforçar certas verdades. E a verdade do filme, se pudesse ser resumida numa frase seria: aproveite o tempo que lhe resta. (...)"

"Você, eu e cerca de bilhões de homens e mulheres também estamos com a sentença decretada, só não sabemos o dia e a hora. Está certo que é morbidez pensar sobre isso quando se é muito moço, mas alcançando uma certa maturidade, já dá para parar de se iludir com vida eterna, amén. Com dinheiro ou sem dinheiro, faça valer a sua passagem por aqui. Não sei se você percebeu, mas viver é nossa única opção real. Antes de nascermos, era o nada. Depois, virá mais uma infinidade de nada. Essa merrequinha de tempo entre dois nadas é um presentaço. Não seja maluco de desperdiçar."

"Reconheçamos o básico: uma vida sem amigos é uma vida vazia. O mundo é muito maior que a sala e a cozinha do nosso apartamento. A arte proporciona um sem-número de viagens essenciais para o espírito. E amar é disparado a coisa mais importante que existe."

"Que mais? Demediocrize a sua vida. Procure seus 'desaparecidos', regate seus afetos. Aprenda com quem tiver algo a ensinar, e ensine algo àqueles que estão engessados em suas teses de certo e errado. Troque experiências, troque risadas, troque carícias. Não guarde tantos segredos e tantos rancores. Faça um inventário do que vale a pena preservar e do que vale a pena desvencilhar-se. E desvencilhe-se mesmo."

Muito bom. Principalmente a parte de reavaliar sua vida. Pra quem gosta de fazer listas obssessivas como eu, é um prato cheio! Ainda bem que já comecei a fazer algumas dessas coisas há algum tempo... há quase 5 anos...

Nenhum comentário: