terça-feira, 27 de outubro de 2009

Absoluta!

Só agora me dei conta que nunca falei sobre a vodca Absolut por aqui. Um erro que será corrigido agora! Vou fazer um resumo do que está muitíssimo bem explicado e com muitas imagens no portal Mundo das Marcas...

A Absolut é uma marca sueca de vodca, fundada em 1879 por Lars Olson Smith na pequena cidade de Ahus. Conhecido como "O rei da Vodca", ele controlava 1/3 da produção da bebida no país com seu método revolucionário de destilação contínua, a retificação, onde a vodca era destilada mais de cem vezes! Mas a alta qualidade da vodca também se deve aos ingredientes de primeira linha: leva o trigo de inverno (que tem maior concentração de amido) e a água totalmente pura proveniente de poços do Sul da Suécia abastecidos pelo degelo natural... UAU!

Só chegou aos EUA em 1979 e com ousadia: desembarcaram em um país sem a menor tradição em vodca (culpa do comunismo russo) e com uma garrafa esquisita de pescoço curto. Resultado? Quase 90 mil litros vendidos no primeiro ano! Nos cinco anos seguintes, já era uma das principais no mercado mundial. Em 1988, foram lançados os sabores da Absolut, começando pela Peppar (de pimenta).
Edição 2009: Absolut Naked com os dizeres "In an Absolut World, there are no labels"

Sua garrafa é sua grande marca: transparente, sem rótulos (o que está escrito está direto no vidro), gargalo curto e corpo bojudo. Ela foi baseada em uma garrafa sueca de remédio do século XVIII e, inicialmente, tinha um rótulo com a foto do produtor (hoje o medalhão com o homem está no vidro). A icônica garrafa começou a ganhar edições especiais em 2006 e não parou mais. O texto da garrafa é:
This superb vodka is made from the grains grown in the rich fields of southern Sweden. Distiled at the famous old distilleries near Åhus. It has been purified 10 times in accordance with traditions dating to the year 1498. In perfecting Sweden's national refreshment, it has become better known by the name Absolut rent Brännvin, Absolut Vodka.
Com tanta qualidade e ousadia, o sucesso da marca veio de forma arrebatadora com uma das mais contagiosas, esteticamente sofisticadas e inteligentes campanhas de mídia impressa da propaganda mundial que se tornou uma das mais longas da história: já são mais de 1500 anúncios! A primeira peça foi a Absolut Perfection, criada pela agência TBWA em 1980 e feita pelo fotógrafo Steven Bronstein. Com uma concisão RARA, em que a marca e a garrafa são o centro de tudo, a campanha tornou-se universal, podendo adaptar-se a qualquer mercado ou tema. Sendo assim, artistas renomados, celebridades, estilistas fizeram parte da Absolut Label, que eram edições limitadas das garrafas que geravam uma extensa mídia no mundo da moda. Em 2008, foi lançado o Absolut World.E agora em 2009, eles estão lançando o Absolut Concept (Doing things differently leads to something exceptional ou "fazer as coisas diferentemente levam a algo excepcional"). É um filme-manifesto que funciona como a "filosofia da marca":


Eu só tenho a dizer que acho esse um dos mais incríveis cases de identidade já existente. Sou fã! Adoraria ser um colecionador, mas já não dá para ter mais uma coleção na minha vida. Vejam esse último lançamento: a embalagem vira um mini-bar!!!

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Luxo criminoso

Esse título é uma brincadeirinha com o video que vou postar aqui. O College Humor (site humorístico de vídeos e animações) resolveu brincar com aquela famosa luminária bonitinha que faz parte da marca Pixar.

Luxo, Jr. é o primeiro filme produzido pela Pixar Animation Studios, colocando-a como estúdio independente de filmes. Possui 2'30 minutos que demonstrava as capacidades técnicas da empresa. O sucesso desse curta colocou a luminária na marca da empresa e todos os seus filmes possuem uma abertura onde a luminária substitui a letra I.

Nessa animação tipográfica, o College Humor coloca a luminária em maus lençóis ao substituir a letra I... vejam:
Do Direto do Forno.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Ainda mais belo

Vejam esse vídeo:

Essa é a dança "Thousand-hand Guan-Yin". Fica ainda mais impressionante se você souber que TODOS os bailarinos e bailarinas são SURDOS-MUDOS! Surpreendente, não? Eles se guiam por sinais visuais nos cantos do cenário e nos oferecem um espetáculo inacreditável com uma coordenação incrível!

A China possui o projeto "Chinese Disabled People’s Performing Art" que viaja pelo mundo todo apresentando exemplos que transformam a deficiência em superação artística.

Agora, veja o que Ma Li e Zhai Xiaowei são capazes de fazer no ballet "Hand in Hand":

Em vários momentos, ela se torna as pernas dele e ele, as mãos dela. Vê-los simulando um vôo ou uma corrida é de dar nó na garganta. Vai dizer que não ficou ainda mais belo? Vai me dizer que você não está pensando na sua vida? É pra pensar mesmo.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Diploma pra quê?

Não vou iniciar uma reflexão sobre a necessidade de diploma no jornalismo. Quero mesmo é perguntar pra vocês se não existem aqueles momentos nos quais vocês acham que o diploma de vocês serve exatamente para o que a tirinha do glorioso El Toletón (parceria entre Iturrusgarai* - responsável pelo estagiário -, Angeli, Laerte e Glauco) demonstra. Clique na imagem para aumentá-la e pensem. Reflitam. Questionem.

Infelizmente, às vezes, me encaminho para a seguinte conclusão:Esse é o primeiro passo. O segundo é ainda mais complicado: saber o que fazer a partir de suas conclusões. É um processo difícil e doloroso, mas é importante que seja feito não importa quando.

* Quem é Iturrusgarai? É um dos mais importantes cartunistas brasleiras, criador de "Aline", do casal "Rocky & Hudson" e do "Ilusionista", entre muitos outros. Nasceu em 1965, na cidade de Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul. No Brasil, publica seus quadrinhos na Folha de São Paulo, jornal O Liberal e revista Sexy. Publica também na revista Internazionale (Itália) e revista Fierro (Argentina). Suas tiras utilizam um homur escrachado, debochado, "sujo". Em seu blog tem muito mais!

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Hortifruti merece os holofotes!

Os famosos anúncios do Hortifruti estarão expostos até 19 de novembro na estação Carioca do Metrô, no Rio de Janeiro. Estão lá as campanhas dos vegetais como partes do corpo humano, dos depoimentos dos vegetais, da revista "Cascas" e os atuais que fazem paródias de títulos de filmes famosos (veja todos da campanha "Hollywood" no blog Cinema é Magia). Tem também algumas campanhas com cores, eventos e peças que não chegaram ao grande público.

A mostra “Exposição Hortifruti: o caminho natural de um sucesso” faz parte das comemorações dos 20 anos da empresa. “Quem passar pela estação do Metrô poderá fazer uma viagem no tempo pelos 20 anos de comunicação de umas marcas mais queridas do Brasil”, comemora Fernanda Hertel, Diretora de Marketing da Hortifruti. E ainda tem o Espaço Hortiplex, com exibição dos comerciais e palestras sobre comunicação e nutrição.Vale MUITO A PENA! É DE GRAÇA (ou, então, custa a passagem ida e volta do metrô...)! A iniciativa é excelente! Deve ser bom fazer esse tipo de propaganda, ou seja, de vender um produto que você acredita que não irá prejudicar em nada seu consumidor e ainda ganhar uma exposição sobre isso! Parabéns Mônica Debanné, da MP Publicidade (no site dela, tem várias campanhas)!

Um para todos, todos para um

Um dos novos discursos do mercado é inverter o que sempre foi feito: ao invés de atingir grandes públicos com produções em massa, agora deseja-se o indivíduo, o único, alcançar cada consumidor por suas características variadas. Claro que é só um discurso, porque o objetivo mesmo é vender cada vez mais para cada vez mais gente. O bom disso é que os produtos ficaram mais interessantes. As possibilidades de criação aumentaram e a concorrência pede um diferencial. Os consumidores são ativos, exigentes, desejosos e inquisidores.

Por exemplo: a JDA Inc. ganhou recentemente o 2009 Gold Pentawards pela embalagem dos earphones Audiovox EarBudeez. A empresa baseou-se na idéia de que muitas pessoas escolhiam seus earphones como acessórios de roupa e, dessa forma, precisariam ser fashion. Então, foram criados os EarBudeez (ear buddies, ou algo como, "parceiros de orelha"), que são personalidades embutidas no produto através de suas embalagens. Vejam:
Zoie Jane
Rojo
Jill
Jay D
Emo
Bodie

O slogan It's all about me ("É tudo sobre mim") cai como uma luva e a proposta ainda permite a criação de muitas outras "personalidades". Tudo que o mercado quer. E a gente também.

Do Packaging of the World.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Questionando nosso sistema de ensino

Há pouco tempo decidi que iria fazer licenciatura para dar aula de artes (ou educação artística) em escolas, tanto no ensino médio quanto no fundamental. Por que isso? Porque sou utópico. Sou daqueles que acham que as crianças são o nosso futuro e que a educação pode nos salvar. Acho também que falta cultura ao nosso povo. Que as crianças devem conhecer música, cinema, artes plásticas, fotografia e outras expressões artísticas na escola ao invés de serem bombardeadas pelo mundo materializado nas TVs. E aí me meti nessa... será que eu consigo? Só me resta tentar.

Já comecei a estagiar em uma escola e uma das professoras que assisto lançou um míssil: "As crianças de hoje só sabem executar, não sabem criar. Se você pede para copiar isso ou aquilo, elas fazem. Mas vai pedir para fazer um desenho livre! Elas ficam doidas sem saber o que fazer". Isso me pegou de jeito! É a mais pura verdade!

É um problema de todo nosso sistema de ensino (pelo jeito, mundial!) e ainda nem tenho cacife para escrever sobre isso. Mas na minha época de mestrado eu já discursava que "o mundo acadêmico é quantitativo e não qualitativo". Formam-se máquinas com informação para utilizar em avaliações questionáveis que serão esquecidas posteriormente para a injeção de informação ligada ao trabalho específico.

Aí recebo hoje esse vídeo SENSACIONAL. Sir Ken Robinson é um especialista britânico em criatividade e vem questionando a forma como nossas crianças vem sendo educadas. Tem 20 minutos e é em inglês, mas vale muito a pena e tem legendas (subtitles) para escolher.



Nada mais a dizer no momento. Somente que isso ainda vai dar muito pano pra manga...

Medalhas diferentes

As medalhas dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010, em Vancouver, Canadá, terão algo mais. Os metais ouro, prata e bronze virão de um trabalho de coleta e reciclagem em antigos circuitos de computador! Os detalhes serão gravados a laser, com inscrição em braille, em um corte único, ou seja, cada peça será diferente da outra! Ao todo, serão produzidas 615 medalhas para os Jogos Olímpicos e 399 para os Jogos Paraolímpicos com o material.

Sua ondulação remete às montanhas, aos oceanos e à neve. A estampa vem de desenhos que representavam as primeiras nações da Costa Oeste canadense, a orca (Jogos Olímpicos) e o corvo (Jogos Paraolímpicos).

Iniciativa interessante e – até mesmo – ecológica numa parceria colaborativa entre Corinne Hunt (designer/artista aborígene), o designer industrial Omer Abel, a Royal Canadian Mint e a Teck. Do G1. Mais informações no site do evento.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

I gotta a feeling!

Esse história já tem mais de um mês, mas queria registrar aqui:

No dia 8 de setembro, a banda Black Eyed Peas fez um show ao vivo na Avenida Michigan, em Chicago (EUA), para comemorar o início da 24ª temporada do programa da Oprah. Mas o que parecia somente um show de abertura, transformou-se na maior execução de FlashMob realizada até então. Pra quem não sabe, FlashMobs são aglomerações instantâneas de pessoas em um local público para realizar ações inusitadas previamente combinadas.

O grupo preparou uma surpresinha para ela ao tocar o grande hit do momento, I gotta a feeling, com uma coreografia inacreditável envolvendo toda essa multidão. Tudo começa com uma garota dançando sozinha na frente do palco, logo depois toda a multidão começa a fazer a mesma coreografia. Oprah (que não sabia de nada), ficou chocada com o que estava vendo, enquanto gravava tudo em seu celular. A apresentadora então gritou: "Isso é tão legal!! É a coisa mais legal que eu já vi... Chicago eu amo vocês!".

Vejam o vídeo:


Os organizadores convocaram as pessoas por meio de redes socais como Twitter e FaceBook e umas 800 pessoas compareceram aos ensaios que contava ainda com um produtor, um coreógrafo e 20 dançarinos profissionais. Durante a entrevista que o grupo deu após a apresentação, o líder do grupo, Will.i.am, contou que não sabia que ia ser tão espetacular com mais de 20 mil pessoas seguindo a coreografia.

A apresentação foi tão bem recebida nos EUA que, após a exibição do programa, a música voltou ao topo da parada do iTunes, garantindo mais uma semana no topo da Billboard Hot 100, onde a música já se encontrava em primeiro há 11 semanas. Agora a música é certa em festas, boates, vídeos coletivos, performances individuais e anúncios de TV.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Feliz Dia dos Mestres!

Parabéns a todos aqueles que tentam não somente transmitir um mero conhecimento, mas formar opiniões e bons caráteres... ou seja, aqueles que ainda são sonhadores e acreditam que a educação irá salvar o futuro da humanidade. Eu ando seguindo por esse caminho... quero fazer a minha parte nesse sonho.

Com uma brincadeirinha do Dr. Pepper bem apropriada, é claro...

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Design nos quadrinhos

A partir da edição 20, as capas da revista Invincible Iron Man (que é o gibi americano do Homem de Ferro) terão um novo visual cirado pelo designer britânico Rian Hughes e pelo desenhista espanhol Salvador Larroca.
É o início da saga "Stark: Disassembled", onde o herói passará por mudanças drásticas em seu status quo. Além disso, o próximo filme do herói se aproxima e a Marvel quer capitalizar sua premiada série (Eisner Award Best New Serie).

Acho interessante esse cruzamento. Hughes também é ilustrador de quadrinhos, mas está trabalhando em parceria com Larroca para criar belíssimas capas. Atualmente, dirige seu escritório de design e criação de tipografia (Device) e ainda tem um monte de livros escritos. Sua vida está bem resumida no Wikipedia.

domingo, 11 de outubro de 2009

Frases para inspirar



Ambas do I can read.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Outubro Rosa!

Meu blog vai aderir ao Outubro Rosa! Por todo esse mês manterei o fundo rosa. Mas porque isso?

Outubro é o mês mundial da luta contra o câncer de mama. A ideia é chamar a atenção para o diagnóstico precoce do câncer de mama. De acordo com a American Cancer Society, cerca de 1,3 milhão de mulheres no mundo são diagnosticadas com câncer de mama anualmente, e 465 mil morrem por causa da enfermidade. Só no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer, 49 mil casos da doença devem ser diagnosticados este ano.

O movimento surgiu em 1997, na Califórnia, quando edifícios públicos e monumentos históricos foram iluminados com luzes rosas. Na Internet, chegou em 2006: vários sites e blogs passara a usar o rosa durante o mês. Desde o dia 5 desse mês, o Cristo Redentor e o Monumento às Bandeiras (SP) estão rosas. Além da iluminação especial em vários pontos turísticos, uma van intitulada “Rosamóvel” iniciará seu roteiro por diversas capitais do país alertando as mulheres sobre a importância do exame de mamografia para o diagnóstico precoce, do tratamento adequado e da reabilitação de paciente de câncer de mama.Aos homens, um recado: apoiém as mulheres de sua vida! Mães, filhas, esposas devem estar informadas sobre a doença. Querem comprar produtos para ajudar à campanha? Vai no blog Objetos de Desejo e escolham!

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Tudo que é sólido se desmancha no ar...

Essa frase de Marx e Engels, no Manifesto Comunista, do meio do século XIX* se tornou verdade absoluta para a contemporaneidade. Toda a estabilidade das tradições e relações antigas foram transformadas pelo novo mundo dos avanços tecnológicos efêmeros. Mas essa discussão é pra outra hora...
Na verdade, esse post é pra pensar nisso de forma gráfica. São inúmeras as possibilidades e resultados, mas eu trouxe a animação feita em parceria entre os estúdios Echolab (design de som) e Kultnation (Marco Vinicio Morales). A idéia torna-se monocromática e bem gráfica, descrita por eles assim:
No meio de uma violenta erupção de formas e estruturas, tudo flui na direção de uma constante evolução. "All that is solid melts into the air" é uma jornada poética influenciada pela arte, pelo design e pela fotografia.
Veja o vídeo:

Não lembra algumas investidas artísticas do russo Maliévitch?*parte histórica devidamente corrigida pela minha mãe.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Fazendo sua parte

O post de hoje é pra divulgar o projeto Espaço Holística. Vejam o vídeo e percebam como uma simples ação pode ajudar muito mais do que se imagina.

Legal, Fabiane!

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Casa Cor 2009

E lá fui eu ontem ao Casa Cor 2009, no Jockey Club Brasileiro do Rio de Janeiro. Já é a segunda vez que o evento acontece por lá. É um lugar bem interessante para o evento. Pude até almoçar vendo alguns páreos!Parece que "onda loft/estúdio" do ano passado veio pra ficar. Ao invés de cada arquiteto ter apenas um ambiente para fazer, a idéia do loft/estúdio permite que cada um deles possam trabalhar sala, cozinha, quarto e banheiro integrados. Cansativo e nem sempre útil. São cozinhas mínimas, banheiros sem armários, ambientes com pouca privacidade. Mas vá lá. Pelo menos alguns, aproveitaram bem a parte de baixo das escadas. E gente: porque ninguém simula ralo de chuveiro?? Só um banheiro tinha ralo!!! Por que isso? Eu hein...Agora... sinistra é a Sala de Estar. Olha... tinha tanta coisa, mas tanta coisa na sala que não vi nada!!! Incrível! Nem deu vontade de ficar. Se tinha alguma coisa boa naquele ambiente, passei batido! Escura! Opressiva! E ainda tocava uma ópera com tenores aos berros! Uma das meninas de uma das salas ao lado falou que já não aguentava mais! OVER!
As novidades não eram visíveis, pois ficaram por conta da tal sustentabilidade e seus novos materiais, madeira reutilizada, propostas de redução de energia e por aí vai. Destaco a estufa patrocinada pela Vale. Roberto Burle Marx foi homenageado esse ano com muitos verdes, imitações de projetos e um jardim feito pelo escritório Burle Marx & Cia.Fiquei feliz por duas coisas: primeiro porque vi que meu colega de faculdade, Leo Conrado, está bombando com sua empresa de adesivos decorativos, Gecko; e segundo porque percebi que várias coisas que eu havia pensado para a minha sala com poucos móveis estão "na moda" (móveis baixos, aparadores, prateleiras, módulos, espelhos, etc).Destaco também a exposição de design francês. Muita coisa legal que deve estar posteriormente na exposição Ícones do Design França - Brasil, no Paço Imperial. Ah... e o ventilador da livraria é tão legal que as meninas já decoraram tudo sobre ele porque todo mundo pergunta! Depois procuro algo sobre ele na internet.

(Fotos de divulgação)

sábado, 3 de outubro de 2009

Visita ilustre com novidade maravilhosa

Ontem recebi a primeira visita ilustre na minha casa: Bruno, vulgo Anjo Branco. Foi um prazer imenso recebê-lo em minha morada (que continuo dizendo: está habitável, mas não está visitável). Ainda mais quando recebi a notícia maravilhosa de que ele vai ser papai! Aliás, na foto, ele estava falando com a futura mamãe, Simone! Parabéns aos dois! É o tipo de casal que faz você acreditar que nem tudo está perdido nesse mundo.

E digo mais: já fazem quase 10 anos que nossa amizade começou a ser construída. Temos algumas histórias muito boas, de vitórias e derrotas. Passei um reveillon com eles na Austrália! Sempre me senti bem recebido na família de ambos. E quando estive envolvido (imerso) no mestrado, apesar das cobranças naturais, sei que eles entenderam minhas ausências.

A música "Wherever you will go", da banda The Calling, é deles. Caiu como uma luva quando Bruno foi estudar na Austrália por mais de 1 ano e Simone passou 6 meses com ele. Provando que a distância pode ser um mero detalhe quando se ama. Não falei que dava pra acreditar que as coisas podem ser melhores?

Só desejo ainda mais felicidade pra vocês dois nessa nova fase. Ambos sabem de todos os meus receios, mas, com vocês, parece certo. Que tudo vai dar certo. Que a música de vocês seja também para nossa amizade: aonde vocês forem, eu estarei com vocês.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Yes, we créu!

Perfeito! Parabéns a Rodrigo Hashimoto pela brincadeira!

É nois!

Levamos essa! Nossos argumentos eram realmente bons, mas confesso que eu estava meio receoso... até quando Chicago saiu de primeira e comecei a comemorar. A última edição dos Jogos Olímpicos foi em Pequim e a seguinte será em Londres, ou seja, Tóquio e Madri eram certos de perder! O Globo.com descreve tudo que aconteceu na Dinamarca com fotos ótimas.

Sempre achei que o povo brasileiro só era patriótico quando o esporte dava suas caras. Parece que hoje comprovamos isso. Até ponto facultativo tivemos no Rio de Janeiro por causa do evento! Só espero que agora o povo aproveite esse momento único para cobrar de seus governantes tudo que eles prometeram para voltar os olhos do mundo para nós. Vamos virar um canteiro de obra para a Copa do Mundo em 2014 e para as Olimpíadas de 2016. Então, vamos fiscalizar! Vamos cobrar! Não dá pra ficar só reclamando ou ficar dizendo que agora vai tudo pro bolso de quem governa. Queremos melhorias urbanas, de transporte e de meio ambiente. Como diz a campanha: é a vez do Rio!

Rio 2016?

Daqui há poucas horas será definida a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Em agosto do ano passado, ao analisar as marcas das cidades, eu já havia dito que o Rio de Janeiro tinha grandes chances de sair vencedora porque seria a primeira edição dos jogos na América do Sul.

Nos últimos dias, muito se falou. O ego do carioca (e de alguns brasileiros também) inflou. Lula e Pelé foram pra Dinamarca (local do evento de escolha da cidade-sede) dar aquela moral. Mas aí... Chicago (EUA) ganhou a força do queridinho do mundo: Obama. Pelé, no "auge" de sua "sabedoria", saiu com a seguinte frase: "Estamos ganhando de 2 a 1". Só que aí... não mais que de repente... me surge Oprah! A outra queridinha do mundo! Ou seja... 10 a 2 pra Chicago! Mas o Brasil ainda tinha uma carta na manga: João Havelange. Para o mundo desportivo, o quase-centenário e carioca João Havelange fez um discurso emocional. Acho que ganhou uns votos sozinho.

A Globo está com uma cobertura excelente em seu site e nos canais SporTV. Depois eu dou a notícia por aqui também. Mas queria aproveitar pra fazer mais uma propagandinha básica do meu amigo designer Fabio Lopez. Outra excelente dele:
viva essa paixão, mas passa pra cá a carteira.
esperando o trem bala perdida.
boa sorte Rio, e seja o que deus quiser...
com a colaboração do sr. Otl Aicher. ;-)
A idéia foi brincar com os pictogramas esportivos criados pelo designer Otl Aicher para as Olimpíadas de 1972 em Munique (Alemanha). Cliquem na imagem para aumentá-la. Aproveitem e passeiem pelo Flickr do Fabio!

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Muitos mais anos de vida!

Há 35 anos atrás, nascia o canadense James Howlett. Quem é esse? Ele é o Wolverine!!! O mutante mais amado do mundo!

O personagem foi desenhado na Marvel pela primeira por Herb Trimbe no último quadro da revista Incredible Hulk #180 (que foi desenvolvida no mês seguinte - capa ao lado) em uma história onde ele era enviado para as florestas canadenses em busca do Wendigo e acabava se deparando com o gigante esmeralda. Ele foi criado por Len Wein e John Romita Sr. Mas somente em maio de 1975, na revista Giant Size X-Men #1 (capa ao lado), quando Wolverine é chamado por Xavier para entrar nos Novos X-Men, que o personagem começou a ser desenvolvido e ganhou destaque. Até que, na década de 80, Chris Claremont alçou os X-Men ao estrelato e Wolverine ganhou revista própria:
I'm the best there is at what I do, but what I do isn't very nice. (Sou o melhor naquilo que faço, mas o que faço não é bom – Wolverine, por Frank Miller)
O personagem sempre foi envolvido em muito mistério. Suas memórias haviam sido alteradas e seu poder de cura retardava seu envelhecimento. Nunca se soube a real idade do herói (acredita-se que já tenha mais de 100 anos!) e seu nome verdadeiro só foi descoberto recentemente após um acontecimento em todo Universo Marvel (Dinastia M) que trouxe seu passado de volta. Ainda existem muitas histórias a serem contadas e costuradas para sabermos quem ele realmente é, mas seu carisma e importância já estão enraizadas na cultura contemporânea, colocando-o ao lado dos medalhões Super-Homem, Batman e Homem-Aranha.

E preparem-se: tem Wolverine 2 chegando aos cinemas nos próximos anos!

ps.: Hoje eu também completo 6 meses morando sozinho! UHU!