sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Rio 2016?

Daqui há poucas horas será definida a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Em agosto do ano passado, ao analisar as marcas das cidades, eu já havia dito que o Rio de Janeiro tinha grandes chances de sair vencedora porque seria a primeira edição dos jogos na América do Sul.

Nos últimos dias, muito se falou. O ego do carioca (e de alguns brasileiros também) inflou. Lula e Pelé foram pra Dinamarca (local do evento de escolha da cidade-sede) dar aquela moral. Mas aí... Chicago (EUA) ganhou a força do queridinho do mundo: Obama. Pelé, no "auge" de sua "sabedoria", saiu com a seguinte frase: "Estamos ganhando de 2 a 1". Só que aí... não mais que de repente... me surge Oprah! A outra queridinha do mundo! Ou seja... 10 a 2 pra Chicago! Mas o Brasil ainda tinha uma carta na manga: João Havelange. Para o mundo desportivo, o quase-centenário e carioca João Havelange fez um discurso emocional. Acho que ganhou uns votos sozinho.

A Globo está com uma cobertura excelente em seu site e nos canais SporTV. Depois eu dou a notícia por aqui também. Mas queria aproveitar pra fazer mais uma propagandinha básica do meu amigo designer Fabio Lopez. Outra excelente dele:
viva essa paixão, mas passa pra cá a carteira.
esperando o trem bala perdida.
boa sorte Rio, e seja o que deus quiser...
com a colaboração do sr. Otl Aicher. ;-)
A idéia foi brincar com os pictogramas esportivos criados pelo designer Otl Aicher para as Olimpíadas de 1972 em Munique (Alemanha). Cliquem na imagem para aumentá-la. Aproveitem e passeiem pelo Flickr do Fabio!

3 comentários:

Fabio Lopez disse...

hey! olha eu aqui de novo no blog do cara. ;)

infelizmente, o fato que inspirou essa 'piada indigesta' foi ter esbarrado com um pictograma desses no chão, no fim de semana passado. marcava o lugar onde um motoqueiro foi assassinado em Ipanema - bairro nobre, rico e perfumado.

abs
Fabio Lopez

fichagas disse...

é realmente uma pena que seu impulso criativo tenha vindo de uma coisa tão ruim, mas é bom saber que o resultado (e seus trabalhos) serve para criticar toda essa situação que já vivemos há tempo demais.

aqui é espaço seu, rapaz! abraço!

Graça disse...

Usar o humor diante de situações que nos remetem literalmente à barbárie é uma forma de manter a sanidade mental e o Fábio faz isso com maestria.