terça-feira, 11 de maio de 2010

Nenhuma dúvida!

Acabo de ver Dúvida (Doubt, 2008) com Meryl Streep, Philip Seymour Hoffman e Amy Adams. Gente... Meryl Streep é ABSURDA! Sei lá... acho que qualquer coisa que ela faça fica bom mesmo. Até mesmo Mamma Mia! Nem preciso dizer que ela foi indicada a todos os prêmios cinematográficos do ano. A cena principal do filme onde ela (Irmã Aloyisis) e Philip Seymour Hoffmann (Padre Flynn) colocam as cartas na mesa é um show de interpretação de ambos, sendo que ela se sobrepõe com uma facilidade incrível. Amy Adams é uma excelente coadjuvante que personifica a inocência como poucos.

O título do filme não poderia ser melhor. O filme todo te deixa em dúvida até o fim. Mesmo quando você acha que sabe a verdade, o fim te deixa em dúvida. Acontece que quando uma das possíveis verdades é defendida por uma Meryl Streep, você acredita e ponto. O filme tem como cenário a década de 60 americana, com os questionamentos raciais em voga. Mas o tema do filme é bem atual: pedofilia na igreja. Assunto difícil, porém bem abordado.

5 comentários:

Graça disse...

Meryl Streep é daquelas atrizes completas. Transita entre a comédia, o drama, a sátira, com uma categoria extraordinária.
Pessoalmente acho que no Brasil há apenas alguém igual a ela: Fernanda Montenegro, só que essa ainda é a Dama do Teatro e desconheço trabalhos da Meryl Streep nesse segmento.

Unknown disse...

Fala Filipiiii...
Cara eu vi esse filem com minha senhoura um final de semana desses ai e achei bem legal mesmo. Quanto a dúvida do filme, num achei tanta dúvida assim. Ela jogou o verde de ter ligado pra antiga paróquia e o cara engoliu, pra mim tá resolvido. Se num devia, num tinha de ter corrido da raia. Sem falar na opção sexual do moleque que facilitava um pouco as coisas, hehehehe.

fichagas disse...

adoro nossa fernanda montenegro e acho até que ela pode ser dama do teatro e da tv... mas do cinema, meryl streep é imbatível.

fichagas disse...

fala thiago!!

sabe qual foi a dúvida pra mim? que ele fez alguma coisa errada, isso é certo... mas vc sabe se foi com um garoto, com alguma paroquiana ou com alguma freira? não dá pra saber! quando ela joga verde e diz q falou com uma freira, ele fica encurralado, mas, no final, até ela admite que tem dúvida.

e, sinceramente, a opção sexual do menino também pode ficar na dúvida. no início, ele fala que quer ser padre. isso pode deixá-lo mais calmo, mais plácido e menos interessado nas "coisas de menino" que a década de 60 recheada de questões raciais pedia. os pais da época com certeza ficaria na dúvida.

ou seja... só dúvidas!
grande abraço

Graça disse...

Ah se a Fernanda Montenegro tivesse a poderosa indústria cinematográfica por trás dela!!!!!
Lembre-se que foi a unica atriz brasileira indicada para o Oscar de "melhor atriz" enquanto Central do Brasil concorria na categoria de filme estrangeiro.
Isso, é claro, em nada desmerece a Meryl Streep mas me permita um tantinho de nacionalismo (eu disse nacionalismo e não patriotada)