segunda-feira, 2 de agosto de 2010

De vuelta!

Entonces... sumi, mas voltei de terras portenhas! Estive novamente no Encuentro Latinoamericano de Diseño como conferencista e aproveitei para conhecer um pouco mais da capital argentina. Vamos as particularidades, como fiz em 2008...

SOBRE A CIDADE: Dessa vez o frio deu uma trégua nos dois primeiros dias, então, foi bem mais fácil curtir o inverno portenho. Pena que choveu (e muito!) no último dia. Buenos Aires já não é tão mais barata que lote de brasileiros e pessoas em busca do consumo desenfreado. Como já tinha visto os principais pontos turísticos (mesmo assim voltei a eles), aproveitei para ser bem cultural e visitar inúmeros museus, centros culturais e praças: Malba (de novo e sempre, com uma belíssima exposição de Robert Mapplethorpe), Museo Nacional de Bellas Artes, Centro Cultural da Recoleta (com 22 exposições!), Palais de Glace (belo lugar para exposições), Museo Histórico Nacional, Teatro Cólon, Teatro Cervantes, Plaza Dorrego, Plaza Lezama, Jardín Japonés, e muito mais! Também andei de metrô, que apesar de não ser limpinho como o brasileiro, vai pra tudo quanto é canto com suas cinco linhas! Táxi continua com um precinho camarada e dá pra ser usado nas horas certas.


SOBRE A HOSPEDAGEM: Bom... albergue nunca mais! É mais barato? É... mas a informalidade e a falta de segurança me deixam um pouco apreensivo. E que tal dormir num quarto na frente da recepção e ao lado da sala com computador? Mas só vou falar disso e não vou fazer críticas a infra-estrutura nem nada, porque a receptividade foi incrível com direito a churrasco noturno e conversa com ingleses, canadenses, australianos, tunisinos e - é claro - argentinos! Uma babel! Aliás... finalmente comi uma boa carne argentina!


SOBRE O ENCONTRO: Dessa vez eu fui bem mais seletivo nas palestras e acabei percebendo um padrão... estamos todos falando as mesmas coisas! Pode parecer ruim e hilário, mas pelo menos é bom ver que está se produzindo conhecimento em design e que as idéias são - até certo ponto - convergentes. Infelizmente dessa vez ocorreu um número bem grande de cancelamentos em cima da hora, o que atrapalha pessoas organizadas e cheias de horário como eu! A minha palestra foi tranquila... apesar de ser um assunto mais denso (levei 3/4 da minha dissertação de mestrado para apresentar), consegui passar minha mensagem (eu acho!).


E não fui novamente no Caminito! Ou seja... sobrou algo pra ver, pra voltar!

Nenhum comentário: