segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Dossiê Filipe de Noronha - parte III


Depois de mais uma bela noite de sono, embalada por sonhos de pura beleza noronhense, me dei conta que havia conseguido me desconectar do mundo real/virtual. Já não ficava procurando meu celular, muito menos me preocupando se minha caixa de e-mails iria estar cheia ou meu Facebook explodindo. Melhor impossível!

E aí, peguei meu material de mergulho (só colete e máscara) e fui para o Porto de Santo Antônio fazer o passeio de barco (que também recomendo fazer logo no início). Esse passeio consiste em conhecer as praias do Mar de Dentro (lembram? Dentro = mar voltado pro Brasil.) e as Ilhas Secundárias, garantindo 98% de chances de ver golfinhos rotadores pelo caminho. Leia esse post ao som de Bob Marley, que tocou ininterruptamente no passeio, mas eu juro que não rolou maconha e - dessa vez - eu não viajei (tanto):



O barco começa indo ao norte da ilha, para as sete Ilhas Secundárias: Viuvinha (cheia de fezes de aves, ou guano), Cuscuz (por causa da vegetação), São José (que tem o maior número de aves), Rasa, Sela Gineta (que tem um formato de sela de cavalo), do Meio e Rata (que tem um farol e um monte de rato mesmo). As ilhas Rasa e do Meio são calcárias e é possível ver que o mar está erodindo-as, ou seja, essas duas ilhas irão sumir um dia. As outras são vulcânicas.

Ilhas Viuvinha, São José, Sela Gineta, Rasa e Cuscuz.

Viramos e começamos a nos encaminhar para a parte sul, quando fui surpreendido por um ponto turístico natural que nunca ninguém falou (e nem fala), mas que achei interessantíssimo. No Morro do Forte dos Remédios, existe o chamado Rugido do Leão. Veja o vídeo com direito ao guia pedindo para o "leão" rugir:



O ar entra nas fendas do morro e fica preso por lá. Quando a água bate, ela pressiona o ar, que sai por cima fazendo esse barulhão! Por que ninguém fala sobre isso??? Achei incrível!!!

Bom... as praias vistas são: do Porto, Biboca, Cachorro, do Meio, Conceição, Boldró, do Americano, Bode, Quixabinha, Cacimba do Padre, Baía dos Porcos, Sancho e Baía dos Golfinhos. Falando em golfinhos... quando estávamos na Praia do Meio, fomos alcançados por um grupo de rotadores que acompanhou o movimento do barco! Vi três deles pularem na parte trás e também vi uma mãe com um filhote indo numa direção oposta. Só fui entender esses comportamentos depois, em uma palestra do Projeto Tamar...


O ponto de retorno do passeio é a Ponta da Sapata, a ponta sul da ilha. De longe, diz-se que parece um múmia... meio forçada, é claro. O grande barato desse local - proibido para banho por causa dos golfinhos - é a fenda na falésia chamada de Portão que, em determinados ângulos, parece o mapa da África ou o do Brasil. Eu acho que captei o "ângulo" da África, o mais interessante, afinal, o mar que se vê através é o Mar de Fora, ou seja, o mar da África!


No retorno, uma paradinha para mergulho no Sancho. E mais golfinhos! Tudo isso em uma manhã apenas!

Então... terminado o passeio, pedi para o transfer me deixar na Vila dos Remédios, de onde eu iria para a Praia do Cachorro. Engraçado foi ter visto um cachorro mesmo na escada para a praia, mas não pude ficar porque a praia tem pouca areia e a maré estava subindo. Decidi, então, pegar a trilha para a Praia do Meio e a Praia da Conceição, pois tem um bar que fica exatamente no meio das duas e se chama - óbvio - Bar do Meio.


Passei a tarde sentado no bar, comendo quitutes e curtindo tranquilamente a praia. Na ponta contrária, desta praia fica uma pedra com a imagem de uma santa. Do barco, eu vi e achei que era uma Nossa Senhora da Conceição, já que o nome da praia é esse... mas é, na verdade, uma Iemanjá! Não sei se o sincretismo está correto, mas o que eu sei é que a Rainha do Mar deve estar muito feliz de ficar por ali. Eu sei que eu estava...


PS.: Aqui cabe um detalhe de designer... na volta da Conceição, fui por uma trilha onde passei por trás da tal Pousada Zé Maria que tem um festival gastronômico caríssimo às quartas e sábados. A marca da pousada me lembrou o ator pornô Ron Jeremy... ruim, não?

Nenhum comentário: