quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Dossiê Filipe de Noronha - parte V

Cheguei no quinto dia de viagem sem uma mordida de mosquito e sem ardência solar... perfeito! E foi um dia ótimo, de descanso mesmo. Fui para a Praia do Boldró e lá curti a manhã toda com as minhas viagens, as minhas leituras e Djavan tocando sempre! Aliás... leia esse post ouvindo Passou:



Vi um coitado de um pescador penando pra ajeitar a rede, enquanto era molestado por aves de vários tipos. Sempre que ele ia ao mar jogar a rede, as aves atacavam suas iscas.
DICA 6: Cuidado, aves adoram um brilho! Se você for tirar fotos de aves, tome algum cuidado com sua máquina (e com seus dedos). O sol reflete nas câmeras prateadas e as aves acham que é o brilho das escamas de uma sardinha ou de alguma isca. Passei por um perrengue quando fui tirar foto delas e olhei pra cima... tinha uma MEGA-GIGA-POWER fragata em cima de mim, prontinha pra levar minha câmera e meus dedos!
Nada mais tranquilizante e belo do que encontrar uma nascente de água doce bem próxima ao mar...



O Boldró ficava relativamente perto do hotel, então, fui e voltei caminhando tranquilamente. O Projeto Golfinho Rotador e o Projeto Tamar são no caminho. Aproveitei para conhecer o local e saber qual seriam as palestras dos próximos dias. Eu não sabia se iria ver palestra nessa noite, porque tinha agendado um passeio de barco vespertino para ver o pôr-do-sol no mar e fazer pranchinha submarina (explico essa aventura depois). Esse passeio era pra ter ocorrido no dia anterior, mas foi cancelado porque estava rolando um swell, ou seja, uma ondulação oceânica que estava agitando o mar. Bom para os surfistas, péssimo para os turistas.
DICA 7: Programe os passeios com antecedência! Se você chegou até aqui e também leu o post anterior, já sabe porque estou falando isso. Mas estou repetindo por outra razão. As pessoas precisam se lembrar que 90% dos passeios em Noronha dependem das condições climáticas e - principalmente - marítimas. Qualquer coisinha no mar, e seu passeio é cancelado num estalo.
Adivinhem, então, o que aconteceu? Cheguei no hotel e meu passeio foi cancelado novamente! Pedi para continuarem tentando e fui descansar um pouco, para poder a proveitar a palestra no Tamar - que era sobre os golfinhos rotadores que vivem na ilha.
DICA 8: Palestra é point! Sério! Parece até que a vida noturna da ilha só começa após as palestras! Você encontra todo mundo que você se acostumou a esbarrar nas praias! A partir das 20h, rola um vídeo sobre o tema da palestra. Às 21h, começa a palestra que dura entre 1h e 1h30.
E foi incrível! Tanto o vídeo quanto a palestra foram com o chefão do Projeto, José Martins. Aprendi muito sobre os golfinhos rotadores e sobre o projeto que existe em Noronha para preservar e estudar esse animal. Você sabia que:
  1. Golfinhos teriam esse nome porque sua respiração parece uma golfada?
  2. Golfinhos já foram chamados de "suínos do mar"?
  3. Fernando de Noronha já foi chamada de Isle de Dauphine?
  4. Golfinhos possuem o melhor sistema de sonar do mundo (ecolocalização)?
  5. Golfinhos são os animais mais velozes do reino marinho?
  6. Golfinhos não dormem, entretanto, entram num estado de letargia braquicárdica, onde dependem somente da visão e ficam subindo e descendo em bando a cada 3 minutos para respirar?
  7. Golfinhos machos possuem um calombo genital e as fêmeas possuem fendas mamárias?
  8. Golfinhos fazem sexo por 10 ou 15 segundos, mas a fêmea copula com vários machos numa mesma vez?
  9. Por essa razão, a sociedade dos golfinhos é matriarcal - sem figura paterna - e todos os machos adultos protegem os filhotes do grupo como se fossem seus próprios filhos?
  10. Golfinhos rotadores são a espécie mais comprida e de focinho mais alongado?
  11. Golfinhos rotadores saltam até 3 metros fora d'água, dando 7 voltas em torno de seu eixo?

Descobri também que a tartaruga verde chega ao meu tamanho quando adulta!

A natureza é foda! Noronha é foda!

Nenhum comentário: