terça-feira, 21 de julho de 2009

Superamigos!

Ainda no ritmo do dia de ontem, encontrei no blog Vida Ordinária esse vídeo muito engraçado que – utilizando as palavras do blog – algum desocupado fez: editou cenas do desenho clássico dos Superamigos (a Liga da Justiça da DC Comics, com Super-Homem, Batman, Robin, Mulher-Maravilha, Aquaman, Flash e outros) com o áudio do seriado Friends! A abertura ficou ÓTIMA!

O episódio de Friends é aquele em que Chandler e Joey apostam uma troca de apartamentos com Monica e Rachel ou o "despejo" do pato e do galo que os rapazes criavam no apartamento deles. Ross é o mediador da disputa de perguntas (estilo "quiz game" americano) para saber qual dupla sabe mais sobre a outra dupla. Os homens vencem as mulheres porque ninguém sabe o emprego do Chandler!

Ross é o Super-Homem; Chandler e Joey são Flash e Batman, respectivamente; e Monica e Rachel são Mulher-Maravilha e Robin... claro né! rsrsrs O engraçado é que a voz da Monica fica perfeita na Mulher-Maravilha! Talvez pela semelhança visual dos longos cabelos negros...


E aqui tem o episódio original (quarta temporada, episódio 12), mas o áudio referente só começa a partir de 3'40:

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Aos meus poucos amigos

Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos. A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir pela vida. Mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não o declare e não os procure sempre.
Essa frase é atribuída a Fernando Pessoa e é absolutamente perfeita pra mim. O dia de hoje merece essa frase.

Aos meus poucos amigos, felicidade!

sábado, 18 de julho de 2009

Avenida Q!

Caraca... não vou cansar de repetir que vale a pena gastar um pouco mais com cultura.

Fui ver o musical Avenida Q cheio de receios por causa dos bonecos, mas (pela primeira vez) acreditei na crítica e no sucesso de público e não me arrependi. É MUITO BOM! O politicamente incorreto que toda mídia fala pega desprevenido até aqueles que já sabem os títulos de algumas canções após ler sobre a peça. E os bonecos são INCRÍVEIS! Na verdade... os atores são incríveis!
No fundo: Ursinha do Mal, Renata Ricci, Ursinho do Mal, Maurício Xavier e Gustavo Klein.
No meio: Rod, André Dias, Dona Coisa Ruim (Marisa Letícia!), Princeton, Kate Monstra, Sabrina Korgut, Nicholas, Lucy de Vassa, Fred Silveira e Trekkie Monstro.
Na frente: Claudia Netto e Renato Rabelo.

André dá um show como Princeton e Rod. Sabrina canta MUITO como Kate e Lucy. O Trekkie de Fred é IMPAGÁVEL! Disparado o melhor (pra mim)! A Japaneusa de Claudia é demais também. E não tem aqueles momentos mais ou menos, meio parados... Toda a peça é boa! Os ursinhos, o "neeem" da Lucy, a cena de sexo, a música pornô (a melhor!), o Gary da embalagem de chocolate, as piadas atualizadas, o vestido de casamento, o "botoqui" da Dona Coisa Ruim, a bebedeira da Kate, a música do preconceito, o dilema de Rod, a vaquinha pra escola e tudo mais! Mais uma obra-prima de Charles Möeller e Cláudio Botelho.

O musical começou na Brodway em 2003 e ganhou o Tony Awards (Oscar do teatro) em 2004. O texto de Jeff Witty gira em torno de Princeton que chega na Avenida Q, em Nova York, para procurar um rumo em sua vida. Lá humanos e mosntros, todos com um quê de fracassados, sobrevivem às mazelas da vida. Já foi chamado de Vila Sésamo ou Muppet para adultos.

Eu só sei que são 2 horas com um pequeno intervalo e, infelizmente, só vai até o dia 26. Tem gosto de quero mais. Taí... o Q deve ser de Avenida Quero mais!

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Design de serviços... isso é sério?

Ninguém sabe direito o que é o design, como funciona o design ou quem faz o design. À vezes, nem quem faz... No entanto, cada dia que passa surge uma nova "subdivisão" do design: design de informação, design de interiores, design experiencial, design de iluminação, design emocional e até design de bolos (pois é...). Historicamente, isso aconteceu da mesma forma com o marketing. Recentemente me deparei com design de serviços (aliás, já não existe o marketing de serviços? pois é...). E eu pergunto... isso é sério?

No próximo dia 4 de agosto, acontecerá a décima segunda edição do evento Design to Business em Curitiba (precisava ter o nome em inglês?). O principal palestrante é Oliver King diretor da consultoria britânica Engine que tem como objetivo "ajudar os setores público e privado a desenvolver e orquestrar serviços que deixem os consumidores felizes" (tradução livre do site).

Apesar da ironia, fica a pergunta genuína: isso é sério?

Investigando mais, descubri através do blog da Lígia Fascioni que será aberta a primeira empresa especializada em design de serviços no Brasil: a El Born, de Luis Alt. Ok... então... lendo o post sobre o assunto fica parecendo que é uma mistura de design experiencial com relações públicas e RH, ou seja, faz-se um mapeamento da empresa para saber a quantas anda o contato entre e empresa e seu cliente (melhor "cliente" do que "consumidores felizes"). Isso tudo parece vir como resultado de trabalhos de "voz da marca", "personalidade da marca", "alma da marca" e outras "coisas da marca" que foram inventadas para traduzir uma coisa só: a IDENTIDADE DA MARCA. Sem querer denegrir o marketing que possui importante função no mercado, é nessas horas que eu lamento muito o design não ter tido uma representação forte que o impedisse de se fundir dessa forma ao marketing na década de 80...

Bom... e aí trago outras questões: quem se responsabiliza pela educação, pelo respeito e pelo compromisso da empresa? Não é ela própria? De que adianta montarmos um belíssimo projeto do tal design de serviços, se na hora que o cliente agenda uma visita técnica, o horário não é cumprido? Ou quando ligamos para fazer uma reclamação, os atendentes são sarcásticos?

Sei que a vida dos operadores de telemarketing, das ouvidorias, dos SAC's etc, não deve ser fácil. Mas será que esses profissionais se lembram em algum momento que eles também são usuários? Que quando eles precisarem do serviço, eles também vão se deparar com pessoas sem educação, sem respeito e sem compromisso com o cliente? Coloquem-se no lugar do outro!!!

Design é importante? Claro que é! E independente de qual subdivisão, pois (dizem que) a pulverização da área fortalece seu embasamento! Sei... bom... mesmo assim, antes dele vem a ética, a educação, o respeito, o compromisso. Sejamos humanos.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Virada Russa 2!

Não falei que era imperdível? Até resolvi ir de novo para relembrar algumas coisas! De cara, decidi entender melhor a história do fascinante Quadrado Negro:
No final de 1913, em São Petesburgo, estreou a ópera bufa "Vitória sobre o sol" (que já teve versão brasileira, sabia?), com música de Mikhail Matiúchin, libreto de Aleksei Krutchonikh e figurinos e cenários de Maliévitch. Resumindo, era a batalha dos budetliáni (homens do futuro) contra o sol. No fim, usando roupas estranhas parecendo alienígenas, os budetliáni vencem o sol ao rasgar a cortina que o representa em forma de um quadrado negro. Essa foi a primeira vez que Maliévitch empregou o quadrado negro como uma imagem artística e um símbolo. No fim de 1914, o artista organizou a exposição "0,10 – Última Exposição Futurista", com cinquenta obras suas e dezenas de obras de outros artistas. Foi o início do Suprematismo (do latim "supremus", "o mais elevado", foi um movimento artístico russo baseado em formas geométricas simples). O Quadrado Negro ficou pendurado em um canto separado com iluminação própria, colocando-se em posição de ícone, com um sentido sagrado.
Muito bom, não? E não podia deixar de citar algumas obras que me deixaram surpreso: logo na primeira sala já nos deparamos com Acácias na Primavera de Larionov e, na sua frente, Inverno de Natalia Gontcharova. Ambos contextualizam a arte russa e não são obras primas, mas são belas. Destaque para o quadro da artista russa.Filonov – aquele que é impressionante – ainda tem um quadro chamado A guerra alemã (1914/1915) que une sua técnica incrível ao cubismo. Os dedos dos soldados fazem a gente se perguntar como alguém é capaz de pensar e fazer aquilo.E na última sala, tem A condutora de Aleksander Samokhvalov. O impressionante dessa obra é sua força. Todo mundo que passava por ele, parava e dizia: "Nossa... essa mulher é forte!". Se era esse o objetivo do artista, ele acertou em cheio no tom.Infelizmente, a obra que considerei a – talvez – mais bela de todas da exposição não possui imagem boa na internet, apenas esse "arremedo pixelado" que coloco aqui com pesar, pois tira totalmente sua beleza. A capacidade Aleksander Labás teve de pintar O trem vai (1929) com movimento é lindíssima. Também não consegui imagens do belo cartaz Primeiro de Maio de Iakov Guminer, que mostra um resultado com design.

Preciso dizer que vocês precisam ir? E que é de graça?

PS.: Todos os nomes russos e histórias foram escritos de acordo com as legendas e textos da exposição. Na internet, é possível encontrar outras versões.