Entonces... sumi, mas voltei de terras portenhas! Estive novamente no Encuentro Latinoamericano de Diseño como conferencista e aproveitei para conhecer um pouco mais da capital argentina. Vamos as particularidades, como fiz em 2008...
SOBRE A CIDADE: Dessa vez o frio deu uma trégua nos dois primeiros dias, então, foi bem mais fácil curtir o inverno portenho. Pena que choveu (e muito!) no último dia. Buenos Aires já não é tão mais barata que lote de brasileiros e pessoas em busca do consumo desenfreado. Como já tinha visto os principais pontos turísticos (mesmo assim voltei a eles), aproveitei para ser bem cultural e visitar inúmeros museus, centros culturais e praças: Malba (de novo e sempre, com uma belíssima exposição de Robert Mapplethorpe), Museo Nacional de Bellas Artes, Centro Cultural da Recoleta (com 22 exposições!), Palais de Glace (belo lugar para exposições), Museo Histórico Nacional, Teatro Cólon, Teatro Cervantes, Plaza Dorrego, Plaza Lezama, Jardín Japonés, e muito mais! Também andei de metrô, que apesar de não ser limpinho como o brasileiro, vai pra tudo quanto é canto com suas cinco linhas! Táxi continua com um precinho camarada e dá pra ser usado nas horas certas.
SOBRE A HOSPEDAGEM: Bom... albergue nunca mais! É mais barato? É... mas a informalidade e a falta de segurança me deixam um pouco apreensivo. E que tal dormir num quarto na frente da recepção e ao lado da sala com computador? Mas só vou falar disso e não vou fazer críticas a infra-estrutura nem nada, porque a receptividade foi incrível com direito a churrasco noturno e conversa com ingleses, canadenses, australianos, tunisinos e - é claro - argentinos! Uma babel! Aliás... finalmente comi uma boa carne argentina!
SOBRE O ENCONTRO: Dessa vez eu fui bem mais seletivo nas palestras e acabei percebendo um padrão... estamos todos falando as mesmas coisas! Pode parecer ruim e hilário, mas pelo menos é bom ver que está se produzindo conhecimento em design e que as idéias são - até certo ponto - convergentes. Infelizmente dessa vez ocorreu um número bem grande de cancelamentos em cima da hora, o que atrapalha pessoas organizadas e cheias de horário como eu! A minha palestra foi tranquila... apesar de ser um assunto mais denso (levei 3/4 da minha dissertação de mestrado para apresentar), consegui passar minha mensagem (eu acho!).
E não fui novamente no Caminito! Ou seja... sobrou algo pra ver, pra voltar!
segunda-feira, 2 de agosto de 2010
quarta-feira, 28 de julho de 2010
¡Hola! ¿Que tal?
É isso galera: sumi porque estou novamente em Buenos Aires para o Encuentro Latinoamericano de Diseño, apresentando uma conferência! Ainda não tenho fotos para postar porque não trouxe o cabo (e não confio em computadores argentinos, né!). Mas eu volto logo logo e coloco algumas coisas por aqui. Vale dizer que o frio não está tão frio, que os dias de inverno estão muito bonitos e que nunca mais fico num albergue na minha vida (mesmo que todos sejam simpáticos...).
Em breve, mais histórias.
Em breve, mais histórias.
quinta-feira, 22 de julho de 2010
quarta-feira, 21 de julho de 2010
O plano B é melhor!
Já temos uma marca horrível, sabemos que a Copa do Mundo aqui no Brasil está atrasada e temos grande chance de ser um fiasco internacional com muito (MUITO!) roubo. Mas poucos sabem que existe a Fifa tem sempre um plano B...
A Alemanha estava avisada que se não desse alguma merda na África do Sul, a Copa voltaria pra lá. No caso do Brasil, é os EUA! Isso mesmo... parece que é um paliativo pela perda das Olimpíadas! Não acreditam?
Pois então... vejam a ÓTIMA identidade visual que os EUA preparam para concorrer a 2018 ou 2022, mas pode ser tirada da cartola a qualquer momento porque já está pronta:
A brincadeira do US (United States) com US (nós) é muito legal. Não houve necessidade nenhuma de criar uma imagem que representasse todo o país relacionado ao futebol. Só a bela tipografia Game bastou. E já tem até aplicações e variações e não só uma marca colada no meio de uma camisa...
Ah... e gostaria de deixar bem claro que FOI FEITA PELOS DESIGNERS MICHAEL GERICKE E LUKE HAYMAN DO ESCRITÓRIO PENTAGRAM.
A Alemanha estava avisada que se não desse alguma merda na África do Sul, a Copa voltaria pra lá. No caso do Brasil, é os EUA! Isso mesmo... parece que é um paliativo pela perda das Olimpíadas! Não acreditam?
Pois então... vejam a ÓTIMA identidade visual que os EUA preparam para concorrer a 2018 ou 2022, mas pode ser tirada da cartola a qualquer momento porque já está pronta:
A brincadeira do US (United States) com US (nós) é muito legal. Não houve necessidade nenhuma de criar uma imagem que representasse todo o país relacionado ao futebol. Só a bela tipografia Game bastou. E já tem até aplicações e variações e não só uma marca colada no meio de uma camisa...
Ah... e gostaria de deixar bem claro que FOI FEITA PELOS DESIGNERS MICHAEL GERICKE E LUKE HAYMAN DO ESCRITÓRIO PENTAGRAM.
Marcadores:
copa do mundo,
futebol,
identidade visual,
marca
terça-feira, 20 de julho de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)