segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Cartazes poloneses

Em 2000, tive a grata oportunidade de montar uma pequena mostra de cartazes poloneses no Museu da República. Eu nunca tinha visto um e fiquei absolutamente embasbacado com o material apresentado. Era sublime!

Através do blog FreakShowBusiness, fiquei sabendo que a Polônia possui uma escola forte e tradicional de arte gráfica para cartazes: a Escola Polonesa de Posters. No período em que era comunista (entre os anos 40 e 80), o país não divulgava os posters originais de filmes estrangeiros. Os artistas locais recriavam os posters de acordo com a tradição polonesa, em geral surrealista, empregando metáforas que apresentavam o conceito do filme não seu apelo comercial capitalista com rostos de famosos. Com o fim do regime comunista, e EPP virou passado. No entanto, muitos artistas do país continuam fazendo os cartazes, vendendo-os como arte. E veja como são arte MESMO:

Laranja mecânica (Clockwork orange)

O caçador de andróides (Blade Runner)

Império do Sol (Empire of the sun)

A má educação (La mala educación)

Apocalipse Now

Tootsie

Um secretária de futuro (Working Girl)

Um corpo que cai (Vertigo)

Quem quiser, pode me dar um ou vários!

2 comentários:

Anônimo disse...

Seu aniversário já passou...hahahaha
Adorei o laranja mecânica! Gostei também de saber sobre os cartazes poloneses. Ficultura, ainda bem que vc existe.
Bjs
SMS

fichagas disse...

O objetivo é esse mesmo... falar abobrinhas e mostrar um monte de coisa diferente para quem passa por aqui. O do Laranja Mecânica é realmente o melhor! Aliás, o filme tb é bom!
bj