quarta-feira, 23 de setembro de 2009

CCBB na França e na Argentina

O CCBB do Rio de Janeiro está com duas exposições interessantes: Saint-Étienne, Cité du design e Argentina hoy.

A primeira faz parte das comemorações do Ano da França no Brasil. Seu objetivo é mostrar que a França não faz só vinhos e queijos! A cidade de Saint-Étienne se transformou num pólo de design francês e a exposição serve para apresentar o que os jovens designers andam fazendo por lá. Destaque para a luminária de compotas (foto no CCBB em Brasília), o relógio de limão (que não funciona! hahaha - foto no CCBB em Brasília) e os chocolates dos sete pecados (só consegui identificar luxúria, avareza e ira. os outros fiquei na dúvida). Gostei também da idéia das legendas na parede. Excesso de tamanhos de tipografias, mas está diferente. Infelizmente, acaba neste domingo... então, mexam-se! A segunda deve fazer parte das comemorações também... afinal, não dizem que Buenos Aires é a Paris sulamericana? (piadinha infame!!) Bom... a exposição me chamou atenção por ser de arte contemporânea e eu não ter referência de nenhum artista plástico argentino. Então, achei bem legal as interferências que foram feitas direto na parede do CCBB por Mariano Molina e Marina de Caro. Independente do resultado, acho legal quando uma instituição se permite esse tipo de interferência pela arte. Fiquei intrigado com o prego no barbante de Tomás Saraceno e impressionado com o tríptico de Nicola Costantino e com a estátua de isopor e alfinetes de Sandro Pereira. Infelizmente não consegui fotos, então... mexam-se! Ou não entenderam da primeira vez?

Um comentário:

Graça disse...

Correção: até onde me foi dado saber por informações dos próprios portenhos, Buenos Aires é Londres sulamericana.