segunda-feira, 18 de junho de 2018

COPA 2018: A convencer


Me arrisco a dizer que Suécia e Coréia do Sul fizeram um jogo pior do que Irã e Marrocos. Jogo chato, truncado, pegado, faltoso com lances que pareciam mais ao acaso do que trabalhados. A Suécia veio com o status de ter eliminado a tetracampeã Itália na repescagem das eliminatórias europeias sem Ibrahimovic. A Coréia veio com o status de fazer parte de um seleto grupo de seleções que estiveram presentes em todas as copas de 1986 (Argentina, Brasil e Espanha) e com o bom jogador Son (do Tottenham). Equilibraram-se (ou seria anularam-se?) na mediocridade. Só um gol de pênalti (de vídeo) poderia mudar o resultado mesmo.

México e Suécia saíram na frente e só se enfrentam na última rodada, quando os mexicanos provavelmente - já terão vaga garantida, pois devem ganhar dos coreanos na próxima rodada. Os suecos agora pegam os alemães que precisam da vitória, então, será o jogo definitivo para ambos. Acho que a Coréia dançou e perdeu sua única chance.


O que se esperar de um confronto entre uma seleção estreante e uma geração de ouro? Uma goleada, não? Sim, mas o placar não representa o que aconteceu. A Bélgica tem jogadores excelentes que não se acertam como uma equipe. Como se fosse uma eterna promessa que não vinga por individualismos e falta de treino coletivo (bem semelhante à Inglaterra, adversária deste grupo). O Panamá veio pra participar pela primeira vez. Qualquer ponto, qualquer gol, qualquer lance já entrou pra história. Sustentou o primeiro tempo sem gols, mas alcançou suas limitações no início do segundo tempo, quando "a porteira abriu".


A renovada seleção inglesa vive com uma pressão de 50 anos, enquanto a Tunísia chegou nessa Copa como a melhor seleção africana, invicta nas eliminatórias. Mesmo com o eurocentrismo a seu favor, a Inglaterra mostrou deficiências (falta de criatividade e inciativa) que coloca em cheque sua evolução na competição.

É óbvio que Bélgica e Inglaterra são favoritas nesse grupo, mas essas duas seleções precisam convencer e isso será feito na última rodada, quando disputarão a liderança do grupo e indicarão quem pode realmente ter futuro na Copa. Mas ainda acho que Panamá e Tunísia vão fazer os europeus sofrerem um pouco.

Nenhum comentário: