sexta-feira, 15 de junho de 2018

COPA 2018: Frustrações compensadas


O Uruguai anda vivendo de seu quarto lugar na Copa de 2010. Em 2014, pegou um grupo da morte na primeira fase e não passou. Começou 2018 como favorita incontestável do grupo, mas fez um jogo fraco. Tentando a renovação, ficou sem meio-campo criativo e deixou seus atacantes sem opção. Suarez, o nome mais citado dessas três Copas por ser polêmico, tentou jogar sozinho e pareceu nervoso. Já Cavani mostrou que é craque, mas não consegue carregar o time sozinho.

E falando em carregar o time sozinho... Sallah está com o peso de um país inteiro nas costas (ou seria no ombro?). Há mais de 30 anos fora de uma Copa, o Egito só se classificou porque Salah fez de tudo. Mas não pense que ele joga sozinho. Ele na verdade rege uma liderança em campo que dá confiança a seus companheiros de time. Ficou na reserva nesse primeiro jogo (dia de seu aniversário) e teve que ver seu time recuado (à espera de um contra-ataque). O empate até agradava... até o gol uruguaio aos 44 do segundo tempo em uma bola parada... O peso em suas costas aumentou. Todo mundo acha que só ele é capaz de vencer a Rússia na próxima rodada. Coitado... é craque, mas a pressão é enorme. Ainda mais se considerarmos que essa pode ser a única Copa dele.

A Rússia curtiu - e muito - o resultado.


Os franco-atiradores do grupo B entraram para vencer, pois ambos sabiam que era o único jogo que poderiam ganhar algum ponto, já que estão no grupo de Espanha e Portugal. Só que a qualidade do futebol dessas seleções é de várzea! Erros de lateral, falta de domínio de bola, chute de canela... ainda assim, um primeiro tempo razoável com Marrocos melhor tecnicamente e Irã mais ofensivo. Pena que, no segundo tempo, o jogo ficou chato, truncado, cheio de faltas e lesões. Assim como no jogo anterior, no finzinho um gol (contra) de bola parada que premiou o time (ruim) mais determinado.


Sorte dos amantes do futebol que hoje teve Portugal vs. Espanha. Mesmo com problemas extracampo, é jogo com Cristiano Ronaldo de um lado e Iniesta regendo um timaço do outro. E que jogo! Teve tudo: polêmica, frango (De Gea vai ter pesadelos com CR), golaço e hat trick de CR.

Guardadas as devidas proporções, CR e o egípcio Sallah são um oásis no meio de um deserto. Mas CR realmente carrega o time nas costas. Durante o jogo, muitas vezes parece displicente até pegar na bola e fazer milagre. Já a Espanha é um oceano de talento. Mostrou que veio pra disputar o título... SE não errar na frente do melhor jogador do mundo (preste atenção: os três gols de Portugal foram erros espanhóis).

E o Irã, nesse momento, é o líder do grupo B.

Nenhum comentário: