terça-feira, 19 de junho de 2018

COPA 2018: Trapalhadas


O grupo H abriu e fechou para detonar todas as apostas. Muito dinheiro foi perdido não só por causa da rodada, mas pra toda sequência da Copa, pois Colômbia e Polônia eram dadas como favoritas e ambas perderam pelo placar de 2 a 1 para Japão e Senegal, respectivamente.

No primeiro jogo, um lance capital: uma expulsão aos três minutos de jogo desnecessária. Aí você vai dizer: "ah, mas se ele não coloca a mão seria gol do Japão". Ok, mas você ainda teria 11 jogadores pra continuar. Sanchez impediu o gol e acabou a Colômbia, que foi envolvida pelos japoneses e precisou correr desmedidamente. O Japão não tem nada a ver com isso e acabou mostrando um futebol competente que se aproveitou da situação.

No segundo jogo, um gol contra e uma atrasada de bola bisonha. Aí você vai dizer "gol contra é azar e a atrasada de bola foi ilegal". Olha... gol contra só é azar se a bola bate no jogador e entra, mas quando o jogador bota o pé só por botar, aí é ignorância e falta de confiança no goleiro. Sobre a atrasada bisonha, o jogador de Senegal seguiu as instruções do juiz e aproveitou a soneca da defesa polonesa. Senegal mostrou uma organização que ninguém esperava e soube aproveitar as oportunidades de uma Polônia limitada e pressionada por uma boa apresentação.

Como resumo da primeira rodada, esse grupo é a prova de que essa Copa está nivelada por baixo. Sem querer desmerecer as seleções medianas, mas as grandes potências ou decepcionaram ou sofreram pra vencer. As seleções sulamericanas precisam sair do salto (Uruguai foi o único que ganhou com um gol nos acréscimos), enquanto as renovações europeias se mostraram com problemas. Tenho visto muita seleção correndo demais e à toa, chegando no final das partidas totalmente esgotada, mostrando despreparo físico e emocional. O juiz de vídeo precisa de ajustes, enquanto os juízes de campo precisam se afastar um pouco das jogadas. O destaque é a dona da casa com 5 gols, sendo dois muito bonitos, e a imprevisibilidade da segunda rodada.


"Uma andorinha não faz verão". Sallah que o diga (em sua única Copa, provavelmente). Mesmo melhorando o Egito, novamente um gol contra "abriu a pirâmide" para os gols russos. Embalados pela confiança dos cinco gols, a Rússia emplacou mais uma vitória fatal.

Com isso, a Rússia já está classificada para a segunda fase e joga a liderança contra o Uruguai na última rodada (pois supostamente a Celeste deve passar pelos árabes) com a vantagem no saldo de gols. Egito e Arábia vão jogar um amistoso pra sair com algum ponto e fechar com honra. Está tudo mais para os egípcios, mas um empate fraco é bem possível.

Nenhum comentário: