quarta-feira, 27 de maio de 2009

Líquidos líquidos

Minha gente... vejam essas duas ações impressionantes que provam que o mundo É líquido.

Alguém aqui conseguiria imaginar a Coca-Cola mudando sua marca de alguma forma? Deixando de ser vermelha e se tornando AZUL??? Pois é... isso está acontecendo!!! Depois daquela ação do McDonald's que me surpreendeu, a Coca-Cola resolveu inovar em Parintins! Isso mesmo.. aqui no Brasil!!!
Então... lá em Parintins acontece a famosa "batalha carnavalesca" entre o Boi Garantido e o Boi Caprichoso. Os participantes do Garantido utilizam a cor vermelha e os do Caprichoso, a cor azul. A rivalidade é tão grande que a galera do Caprichoso só toma Pepsi por causa embalagem azul!!! Acreditem se quiser... a Coca-Cola Brasil percebeu isso e – com autorização da matriz americana – resolveu lançar latinhas azuis na época do festival para aumentar suas vendas!

E a Absolut também. Com uma identidade clara, a vodca sueca Absolut sempre mostrou em suas campanhas e em suas belíssimas garrafas sua capacidade de mudar.

Agora ela lançará uma edição limitada "Absolut No Label" para a campanha "Um mundo sem rótulos". A garrafa vem sem rótulos e etiquetas, mas terá um adesivo removível com o nome da edição, além de um pequeno triângulo com as cores do arco-íris. O objetivo deste lançamento é apoiar as pessoas que passam a vida inteira sendo rotuladas, sinalizando todo o preconceito contra gays, lésbicas, bissexuais e transexuais. O manifesto diz que o que realmente importa não é a “embalagem”, mas sim o conteúdo de cada um.

Essas iniciativas mostram que hoje, por mais que queiramos manter uma identidade visual rígida, muitas vezes a globalização quebra paradoxos de empresas centenárias. É Bauman na cabeça!

Valeu Com Limão e Vida Ordinária!

Um comentário:

Graça disse...

Sim, é Bauman na cabeça e também a confirmação de que sua linha de defesa na dissertação apontou com correção para a realidade globalizada.
As identidades visuais de empresas são fluidas; a identidade visual dos seres humanos também o são quer porque a sociedade exija de nós vários "eus" (haja terapia para resolver isso!) quer até mesmo porque a medicina nos proporciona a oportunidade de mudar aquilo que visualmente nos incomoda.
É fuidez por todos os lados e confesso que isso muitas vezes me assusta.
Há que se fazer mudanças pois a roda da História não para de girar mas algumas mudanças, sobretudo éticas, estão nos conduzindo para caminhos perigosos.
Sei não... Posso estar exagerando.