sexta-feira, 1 de maio de 2009

Comemorado!

Hoje completei um mês morando sozinho! IHAAAA! É festa! É nada... é a maior trabalheira.. mas é bom pacas! E nem preciso dizer o que fiz pra comemorar, né...
Então... expectativas costumam estragar as coisas, então fui com muita sede ao pote. Cheguei até a ter frio na barriga na hora em que apagaram as luzes!

Pra quem espera ver um filme de super-herói... esqueça. O filme é bem violento e mostra a construção do personagem desde seu início. É claro que tem alguns superpoderes e manobras incríveis com as garras de adamantium. Wolverine continua com suas tiradas e mostrando que é o melhor no que faz. Hugh Jackman É o próprio. E Liev Schreiber como Dentes-de-Sabre / Victor Creed está excelente também. No filme, eles são irmãos. Nas HQs, não. A história que contava a origem da mutação de Logan / James deixava uma ambiguidade o ar sobre esse parentesco (que já havia sido explorado anteriormente por outros roteiristas ao ponto de quase serem pai e filho!). Mas isso foi desmentido. Eles não são parentes. Mas no filme encaixou bem.

Como o filme se propõe a ser cronologicamente anterior ao primeiro filme dos X-Men, não consegui entender como Dentes-de-Sabre ficou acéfalo. Pra quem não se lembra, Tyler Mane interpreta o Dentes-de-Sabre na película... uma idiota que só faz rugir ao comando de Magneto. Até entendo a troca de atores, uma vez que Dentes-de-Sabre tem papel fundamental no filme de Wolverine... mas o que aconteceu com ele?

O resto todo é explicado: porque Ciclope não conhece Wolverine, porque ele não se lembra de nada, o metal em seus ossos, o encontro com Stryker e seu filho (encontro abordado no segundo filme dos X-Men) e por aí vai.

E tem as livres adaptações para o filme funcionar (e funciona sem pontas soltas), assim como a fraternidade entre o Logan e Victor. Querem saber quais? Vão ver e depois me perguntem... não vou ficar contando o filme. Mas é válido um comentário... se o objetivo era dar um pouco mais de densidade ao personagem, faltou abordar um assunto importante: Logan sente dor em TODAS as vezes que apresenta suas garras, sejam elas de osso ou de metal, pois elas rasgam sua carne para sair. Mesmo com fator de cura, elas machucam. Podia ter tido uma ceninha apenas... aquela que ia dar uma valorizada em tudo que o personagem faz, do tipo... "sinto dor para salvar os outros" ou algo assim. Mas eu não sou roteirista e muito menos diretor, né?

AVISO: Existem duas cenas pós-créditos! Uma logo no início e outro no final de tudo. Mas não são nada demais. A última cena é uma tentativa de amarrar um próximo filme, mas só pra quem conhece a história do Wolverine. Só sei que vou ver de novo e vou comprar o DVD.

Um comentário:

Graça disse...

Tudo leva a crer que também tenho que ver o filme tal o seu entusiasmo e o da Fê (o que pra mim foi uma surpresa). Minha dúvida é se meu velho companheiro vai gostar.