terça-feira, 16 de agosto de 2011

Capitão América para fãs

Eu nunca fui fã do Capitão América dos quadrinhos, porque nunca entendi um bandeiroso sem poderes vencer todo mundo com um escudo. Mas se você pensar bem ele é o Batman e o Superman (ambos da DC) juntos em um só: o humano sem poderes que não mata ninguém e inspira todo mundo com sua super-ética e seu uniforme americanizado. Com o tempo, a gente passa a entender melhor o personagem dentro de seu universo. E a Marvel conseguiu modernizar bastante o personagem nas HQs, trazendo-o para o século 21 sem precisar de eventos cósmicos ou cancelamento de revistas (para isso, teve que "matá-lo" e "ressucistá-lo", como sempre).

E já era hora de levá-lo para o cinema. Mas, primeiro, era preciso tirar o mal estar do filme feito em 1990 que - de tão ruim - foi direto pra VHS em 1992...


E, quando, disseram que Chris Evans iria fazer o filme, todo mundo só ficava repensando os péssimos filmes de comédia da carreira do rapaz e do fato dele já ter feito o Tocha Humana nos dois filmes do Quarteto Fantástico, da mesma editora. Mas Chris Evans segura a onda do personagem, sem sua canastrice habitual.


Aliás, de todo, o filme Capitão América: O Primeiro Vingador (Capitain America: The First Avenger, 2011) é bom. Bem amarrado - mais até do que o filme do Thor -, porém previsível como uma história em quadrinhos da década de 40. Foi legal terem desviado um pouco do nazismo, para não ficar uma guerra clara entre nações, sendo uma delas o "todo-poderoso-maravilhoso" EUA.


Falando nisso, é absolutamente ridículo a crítica especializada ficar comparando o filme ao Bastardos Inglórios de Tarantino, chamando o herói de pueril... ALÔ, CRÍTICOS! VOCÊS JÁ LERAM QUADRINHOS OU FICAM ACHANDO QUE O MUNDO É CHATO COMO O QUE O WOODY ALLEN ESCREVE? Quem disse que todo filme precisa ser comparado a outro filme? Nem tudo deve ser trazido aos tempos atuais! Isso é um filme a partir de uma história em quadrinhos da Segunda Guerra!!! Eu hein...

Bom...

É preciso entender a construção desse heroi bondoso ao extremo, resiliente ao máximo. Para isso, três cenas ainda antes de sua transformação em um supersoldado são seminais: (1) a surra que ele se levanta sem parar; (2) a sacada da bandeira; e (3) a granada falsa. Outra coisa importante é sua relação com Peggy Carter, que vai sendo construída em um crescente para que torçamos para dar certo e nos apiedemos ao final.

Claro que Hugo Weaving merece um destaque por si só. Ele é o anarquista e vingativo V, o rei dos elfos Elrond no Senhor dos Anéis, o Agente Smith de Matrix, a voz de Megatron e encarna o Caveira Vermelha nesse filme! Quer mais? Bom... é verdade que o Caveira não chega a ser um vilão memorável, mas e daí? Olha os filmes que esse cara faz! E os personagens! Weaving age com respeito ao personagem. Como sempre.

Voltando ao filme, é preciso saber que ele é uma ponta solta que será concluída no filme dos Vingadores em maio de 2012, que juntará o Capitão América ao Homem de Ferro, ao Thor, ao Hulk e a outros personagens que apareceram nos filmes anteriores. Portanto, sugiro que você veja todos esses filmes antes dos Vingadores e - até mesmo - deste filme do Capitão, pois você entenderá algumas ligações com maior facilidade.

Com isso tudo, quero dizer que o filme é para fãs de quadrinhos. É divertido, mas não é de encher os olhos. Então, como fã digo: vão se divertir no cinema!

Nenhum comentário: