segunda-feira, 14 de julho de 2014

A Copa das Copas

É impressionante como a expectativa é capaz de levar alguém do céu ao inferno e vice-versa. Atentem para o seguinte:
  • DO CÉU AO INFERNO: A maioria dos brasileiros acreditavam que o Brasil chegaria à final com um futebol maravilhoso capitaneado por Neymar. A expectativa era tanta que a humilhação se tornou histórica. Nosso futebol está sendo corretamente questionado e esperamos boas consequências disso, de preferência, sem expectativas...
  • DO INFERNO AO CÉU: A imprensa mundial e nacional deixaram bem claro que o Brasil não estava pronto para um evento dessa proporção, porque mantinha seus estereótipos de selva, bunda e violência. A expectativa era tão baixa que o próprio país se tornou o melhor da Copa. Esqueceram que a gente entende é de festa, ou alguém aí duvida do Carnaval no Rio, de Parintins, dos Festas de São João no Nordeste e por aí vai?

Em relação à competição, o número de recordes batidos foi enorme! Primeira seleção europeia a vencer na América, Klose como maior artilheiro das Copas e por aí vai... Tivemos a maioria dos jogos com muita emoção e uma chuva de gols (171 no total, como em 1998 na França). A classificação geral ficou assim:
  1. Alemanha
  2. Argentina
  3. Holanda
  4. Brasil
  5. Colômbia
  6. Bélgica
  7. França
  8. Costa Rica
  9. Chile
  10. México
  11. Suíça
  12. Uruguai
  13. Grécia
  14. Argélia
  15. EUA
  16. Nigéria
  17. Equador
  18. Portugal
  19. Croácia
  20. Bósnia
  21. Costa do Marfim
  22. Itália
  23. Espanha
  24. Rússia
  25. Gana
  26. Inglaterra
  27. Coréia do Sul
  28. Irã
  29. Japão
  30. Austrália
  31. Honduras
  32. Camarões
Pra mim, o futebol mediano equalizou essa Copa e acabou nos proporcionando uma emocionante competição. Grandes potências europeias, como Espanha, Itália e Inglaterra, foram superadas por Bélgica, Suíça e até mesmo a Grécia na sequência da competição. Nas Américas, tivemos a ascensão de Colômbia, Costa Rica e Chile, com destaque para EUA e México, sem que isso signifique que haja uma real evolução. Tirando a Argélia, os times africanos continuaram decepcionando, só que dessa vez com notícias de corrupção e até mesmo o banimento da Nigéria de competições da Fifa. E na Ásia/Oceania o futebol continua muito ruim...

Dar o título de melhor jogador da Copa para o Messi foi absolutamente ridículo. Sim, ele é craque e decidiu alguns jogos para a Argentina, mas ele não jogou nem 1/5 do que sabe em nenhum dos jogos. Isso é a prova de que o futebol é só resultado. Fez gol? Então você é o melhor. Seguindo esse critério Müller (Alemanha) e Robben (Holanda) mereciam muito mais. O goleiro alemão Neuer também não deveria ter sido escolhido o melhor goleiro. Ele é excelente, mas nessa Copa tivemos melhores: Navas (Costa Rica), Bravo (Chile), Ochoa (México), Howard (EUA) e Ospina (Colômbia), por exemplo. Neuer foi beneficiado por uma defesa sólida e acabou fazendo poucas defesas importantes. Talvez tenha despontado por ter jogado como líbero em vários momentos.


Que venha a Rússia! Mas antes... o Brasil tem a Copa América, as Olimpíadas no Rio de Janeiro (título ainda inédito para nós) e, dessa vez, tem que passar pelas eliminatórias, ou seja, precisa conquistar uma das 4,5 vagas que América do Sul oferece. Lembrando que além de Colômbia, Chile, Argentina, Uruguai e Equador, teremos que enfrentar Paraguai, Bolívia, Venezuela e Peru. Será que ficaremos na repescagem? Veremos.

Nenhum comentário: