quarta-feira, 2 de julho de 2014

Apelidos das seleções

Hoje não tem jogo, mas esse blog continua falando de futebol e Copa do Mundo. Como todos devem saber, as seleções sempre possuem um "apelido", algo como se fosse um segundo nome, que vai desde animais a cores, passando por objetos e até bebidas! Vejam os apelidos das 32 seleções desta Copa (em ordem alfabética):
  1. ALEMANHA = MANNSCHAFT: Termo alemão para "sociedade de homens".
  2. ARGÉLIA = RAPOSAS DO DESERTO: A raposa é o animal símbolo do país.
  3. ARGENTINA = ALBICELESTE: Albi é prefixo para branco e celeste é o termo usado para o azul do céu, cores que estão na bandeira e no uniforme da seleção.
  4. AUSTRÁLIA = SOCCEROOS: A palavra é um fusão de "soccer" (futebol) com "kangaroos" (cangurus), animal símbolo do país.
  5. BÉLGICA = DIABOS VERMELHOS: Depois de uma vitória por 5 a 0 sobre a Holanda em 1906, a seleção belga - que usa um uniforme todo vermelho - ganhou o apelido.
  6. BÓSNIA = ZUTO-PLAVI: Em bósnio, esse termo quer dizer "amarelo-azul", as cores da bandeira nacional.
  7. BRASIL = CANARINHO: Em 1954, o Brasil jogou pela primeira vez com seu hoje tradicional uniforme amarelo (antes era azul) e recebeu esse apelido a partir das cores do pássaro.
  8. CAMARÕES = LEÕES INDOMÁVEIS: O leão é o símbolo do país e aparece no escudo da federação de futebol.
  9. CHILE = LA ROJA: O uniforme vermelho deu o apelido à seleção chilena.
  10. COLÔMBIA = LOS CAFETEROS: O apelido se deve ao fato do país ser grande produtor de café.
  11. CORÉIA DO SUL = TIGRES ASIÁTICOS: Para os coreanos, o tigre é símbolo de comando, força e vontade. O apelido também tem ligação com o grupo de países no sudoeste da Ásia de rápida industrialização e crescimento econômico (que a Coréia faz parte).
  12. COSTA DO MARFIM = ELEFANTES: É o animal símbolo do país.
  13. COSTA RICA = LOS TICOS: Os costarriquenhos costumam se referir uns aos outros como "ticos".
  14. CROÁCIA = SLIVOVICA (o "s" tem um circunflexo ao contrário): Essa palavra croata significa "ardente" que é o nome de uma bebida típica do país.
  15. FRANÇA = LE BLEU / GALO: Desde 1908, o uniforme da seleção francesa é azul e por isso o nome (bleu). Como o símbolo da federação é um galo (e dizem que os franceses tem atitude arrogante), os jogadores são considerados "galos".
  16. EQUADOR = LA TRI: Em alusão ao amarelo, azul e vermelho da bandeira e do uniforme.
  17. ESPANHA = FÚRIA / LA ROJA: Os espanhóis utilizam o título de "Fúria" por causa de seu estilou impetuoso, mas os resultados negativos fizeram com que eles passassem a usar "La Roja" por causa do uniforme vermelho (criando um problema com o Chile...).
  18. ESTADOS UNIDOS = STARS AND STRIPES: Esse é o nome da bandeira americana ("estrelas e listras") que também ficou para a seleção.
  19. GANA = ESTRELAS NEGRAS: Em referência a estrela negra da bandeira do país.
  20. GRÉCIA = NAVIO PIRATA: Esse apelido é recente, surgido em 2004 após a conquista da Eurocopa sobre Portugal na casa do adversário.
  21. HOLANDA = LARANJA MECÂNICA: A primeira grande geração do futebol holandês coincidiu com o lançamento do filme de Stanley Kubrick, no início dos anos 70. O fato de usar laranja (cor da família real) como uniforme principal fez o apelido pegar.
  22. HONDURAS = LA BICOLOR / CATRACHOS: Os nativos do país - que tem o azul e o branco como cores da bandeira e do uniforme - são chamados de catrachos.
  23. INGLATERRA = ENGLISH TEAM / THREE LIONS: Além do óbvio apelido ("english tema", nada mais é do que "time inglês"), a seleção inglesa também é chamada de three lions por causa dos três leões no escudo da federação de futebol e do exército do país.
  24. IRÃ = TEAM MELLI: Termo persa para "time do povo".
  25. ITÁLIA = AZZURRA: Além da cor do uniforme, o azul era também a cor da família real italiana que governou o país da unificação no século XIX à queda da monarquia em 1946.
  26. JAPÃO = SAMURAIS AZUIS: Samurais são os guerreiros típicos do país e a cor vem do uniforme.
  27. MÉXICO = LA TRI: Em alusão ao verde, branco e vermelho da bandeira e do uniforme.
  28. NIGÉRIA = SUPER ÁGUIAS: A águia é símbolo do país e aparece no escudo da federação de futebol.
  29. PORTUGAL = SELEÇÃO DAS QUINAS: São cinco escudos dentro do escudo de Portugal e são eles que dão o apelido.
  30. RÚSSIA = SOVIÉTICOS: Mesmo com o fim da União Soviética na década de 1980, a seleção russa carrega o apelido que lembra a antiga potência mundial.
  31. SUÍÇA = NATI: O termo é um diminutivo de schweizer nati, "seleção nacional" em alemão.
  32. URUGUAI = CELESTE: Pela cor da camisa azul do céu que também estampa a bandeira.

Nenhum comentário: