domingo, 13 de julho de 2014

Danke!

Em minhas análises antes da Copa começar, já tinha dito que o título ficaria entre Alemanha e Argentina.


Impressionante como a Argentina se reconstruiu durante a competição. A saída de dois ou três jogadores e uma nova arrumação dentro de campo levaram a seleção albiceleste à final. E sem medo da Alemanha, que manteve o seu jogo vertical de maior posse de bola. Com isso, pela primeira vez os alemães tiveram um verdadeiro adversário (mesmo tendo sofrido pressões de Gana e Argélia). A Argentina montou certo a equipe: bem fechada para conter a estratégia alemã e partir em contra-ataques ousados (entendeu, Brasil?). Isso deu uma confiança que ofereceu as melhores oportunidades de gol a eles porque expôs as falhas da seleção alemã. Foi interessante ver, no início do segundo tempo, uma Alemanha não superior, tendo que lidar com a catimba argentina, a tensão do jogo e a prorrogação iminente. Seja condicionamento físico ou emocional, ficou claro que o planejamento alemão deu certo quando em 2006 e 2010 chegaram na semifinal e agora levaram o título mais do que merecido. Parabéns a Argentina que não se amedrontou.

No entanto, quero deixar claro que não venceu somente o melhor futebol dessa Copa. Venceu quem veio com vontade de ganhar, quem tem um time inteiro de craques e não só um, quem se permitiu ser abraçado pela cultura local, quem conquistou a torcida e o país com atos de humildade e amizade.

PS.: Precisava agradecer esse título da Alemanha. Seria absolutamente insuportável ver um título da Argentina no Brasil, no Maracanã, depois do massacre que passamos. Não teríamos mais argumentos para discutir e talvez até a rivalidade acabaria: eles sempre estariam na frente. Agora voltamos a supremacia dos argumentos pelo menos. Continuamos com 5 títulos, o Rei do Futebol e a esperança de melhores tempos.

Nenhum comentário: