sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Rio 2016?

Daqui há poucas horas será definida a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Em agosto do ano passado, ao analisar as marcas das cidades, eu já havia dito que o Rio de Janeiro tinha grandes chances de sair vencedora porque seria a primeira edição dos jogos na América do Sul.

Nos últimos dias, muito se falou. O ego do carioca (e de alguns brasileiros também) inflou. Lula e Pelé foram pra Dinamarca (local do evento de escolha da cidade-sede) dar aquela moral. Mas aí... Chicago (EUA) ganhou a força do queridinho do mundo: Obama. Pelé, no "auge" de sua "sabedoria", saiu com a seguinte frase: "Estamos ganhando de 2 a 1". Só que aí... não mais que de repente... me surge Oprah! A outra queridinha do mundo! Ou seja... 10 a 2 pra Chicago! Mas o Brasil ainda tinha uma carta na manga: João Havelange. Para o mundo desportivo, o quase-centenário e carioca João Havelange fez um discurso emocional. Acho que ganhou uns votos sozinho.

A Globo está com uma cobertura excelente em seu site e nos canais SporTV. Depois eu dou a notícia por aqui também. Mas queria aproveitar pra fazer mais uma propagandinha básica do meu amigo designer Fabio Lopez. Outra excelente dele:
viva essa paixão, mas passa pra cá a carteira.
esperando o trem bala perdida.
boa sorte Rio, e seja o que deus quiser...
com a colaboração do sr. Otl Aicher. ;-)
A idéia foi brincar com os pictogramas esportivos criados pelo designer Otl Aicher para as Olimpíadas de 1972 em Munique (Alemanha). Cliquem na imagem para aumentá-la. Aproveitem e passeiem pelo Flickr do Fabio!

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Muitos mais anos de vida!

Há 35 anos atrás, nascia o canadense James Howlett. Quem é esse? Ele é o Wolverine!!! O mutante mais amado do mundo!

O personagem foi desenhado na Marvel pela primeira por Herb Trimbe no último quadro da revista Incredible Hulk #180 (que foi desenvolvida no mês seguinte - capa ao lado) em uma história onde ele era enviado para as florestas canadenses em busca do Wendigo e acabava se deparando com o gigante esmeralda. Ele foi criado por Len Wein e John Romita Sr. Mas somente em maio de 1975, na revista Giant Size X-Men #1 (capa ao lado), quando Wolverine é chamado por Xavier para entrar nos Novos X-Men, que o personagem começou a ser desenvolvido e ganhou destaque. Até que, na década de 80, Chris Claremont alçou os X-Men ao estrelato e Wolverine ganhou revista própria:
I'm the best there is at what I do, but what I do isn't very nice. (Sou o melhor naquilo que faço, mas o que faço não é bom – Wolverine, por Frank Miller)
O personagem sempre foi envolvido em muito mistério. Suas memórias haviam sido alteradas e seu poder de cura retardava seu envelhecimento. Nunca se soube a real idade do herói (acredita-se que já tenha mais de 100 anos!) e seu nome verdadeiro só foi descoberto recentemente após um acontecimento em todo Universo Marvel (Dinastia M) que trouxe seu passado de volta. Ainda existem muitas histórias a serem contadas e costuradas para sabermos quem ele realmente é, mas seu carisma e importância já estão enraizadas na cultura contemporânea, colocando-o ao lado dos medalhões Super-Homem, Batman e Homem-Aranha.

E preparem-se: tem Wolverine 2 chegando aos cinemas nos próximos anos!

ps.: Hoje eu também completo 6 meses morando sozinho! UHU!

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

CCBB na França e na Argentina

O CCBB do Rio de Janeiro está com duas exposições interessantes: Saint-Étienne, Cité du design e Argentina hoy.

A primeira faz parte das comemorações do Ano da França no Brasil. Seu objetivo é mostrar que a França não faz só vinhos e queijos! A cidade de Saint-Étienne se transformou num pólo de design francês e a exposição serve para apresentar o que os jovens designers andam fazendo por lá. Destaque para a luminária de compotas (foto no CCBB em Brasília), o relógio de limão (que não funciona! hahaha - foto no CCBB em Brasília) e os chocolates dos sete pecados (só consegui identificar luxúria, avareza e ira. os outros fiquei na dúvida). Gostei também da idéia das legendas na parede. Excesso de tamanhos de tipografias, mas está diferente. Infelizmente, acaba neste domingo... então, mexam-se! A segunda deve fazer parte das comemorações também... afinal, não dizem que Buenos Aires é a Paris sulamericana? (piadinha infame!!) Bom... a exposição me chamou atenção por ser de arte contemporânea e eu não ter referência de nenhum artista plástico argentino. Então, achei bem legal as interferências que foram feitas direto na parede do CCBB por Mariano Molina e Marina de Caro. Independente do resultado, acho legal quando uma instituição se permite esse tipo de interferência pela arte. Fiquei intrigado com o prego no barbante de Tomás Saraceno e impressionado com o tríptico de Nicola Costantino e com a estátua de isopor e alfinetes de Sandro Pereira. Infelizmente não consegui fotos, então... mexam-se! Ou não entenderam da primeira vez?

Lopez e Morales!

Fabio resolveu levar seu premiado cartaz "rethink consumption" para Evo Morales ver!
Brincadeirinhas a parte, depois de ter circulado por Tokio, Seul, São Paulo e Humaitá (palavras do autor), o cartaz foi selecionado para a III Bienal Internacional del Cartel na Bolívia e ficará exposto por lá em novembro deste ano! Lembrando: o cartaz foi criado para o concurso "Love your Earth" do portal designboom em 2007 e é um convite a reflexão sobre consumo e responsabilidade. Bruno Porto, Marcos Minini, Mateus Valadares, Benoni Ceratti e Carlos Vinicius também foram selecionados.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Deliciosas e criativas bandeiras

Traduzir um país em um símbolo só é complicado. Já até falei sobre as famigeradas marcas-país anteriormente... Mas achei muito interessante essa iniciativa de representar as bandeiras dos países com alimentos típicos. Clique nas imagens para ampliá-las e tente descobrir de que são feitos os "pratos":

Brasil

Austrália

Itália

Grécia

França

Líbano

Hungria

Suíça

Coréia do Sul

Marrocos

Japão

Espanha

Ótimo, não? Grécia, Itália, Líbano e Coréia são lindos! Tirando os frutos doidos de Marrocos, o da Hungria é o mais complicado pra mim... Strogonoff? Arroz? E o quê? Achei o azul roquefort da França muito forçado... e o da Austrália eu não faço a menor idéia do que seja! Vou começar uma campanha para mudar a bandeira brasileira para essa com limões e abacaxis...

Esses cartazes foram criados pela agência neozelandeza TBWA\WHYBIN para a Sydney International Food Festival (Festival Internacional de Comida em Sydney). Ficou com fome, né?