quinta-feira, 15 de abril de 2010

Realidade acrílica

Sempre achei que seria difícil inovar no mundo da pintura, ainda mais com o computador dominando as áreas gráficas. Aí, eu fico conhecendo a artista plástica norte-americana de 23 anos (!) Alexa Meade. Nas palavras da artista: "Minha técnica de pintura empurra os limites da percepção, comprimindo o espaço tridimensional em um plano bidimensional, borrando as linhas entre arte e vida." E não é?

Primeiro vejam as obras fotografadas e, no fim, vocês verão o processo de pintura.


Gostaram? Ela utiliza tinta acrílica no "suporte". Aliás... estão preparados para ver qual é o "suporte"? Então, preparem-se:


Chocante! Aquele papo de "pintura que salta da tela" virou verdade!

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Catchup... mostarda... maionese... e os malditos sachês!

Quem nunca se ferrou - eu quis dizer, se cagou todo! - tentando abrir aqueles malditos sachezinhos de catchup, mostarda ou maionese? Ficaram tentando abrir com as mãos e, como não conseguiram, apelaram para os dentes, até destruir o sachê e espalhar seu conteúdo por todos os lados? Isso quando conseguem realmente abrir...

Estava na hora de alguém pensar sobre isso, não? Afinal, parece-me que sua invenção data de 1968!

O Khort é um bom passo, e é produto nacional:



Do site:
Khort é um produto que serve para abrir sachês. Ele provê segurança na abertura do sachê assim como promove um conforto no consumo lanche. Sua higiene é notória quando é percebido que não é necessaria que seja colocado na boca para abrir. Além de ser fácil de instalar, ele ocupa pouco espaço ou se adéqua ao existente. Pode ser utilizado em casa, restaurantes, em balcões, mesas, seja em potes ou porta guardanapos ou canudos.
Seria legal ter um em casa, perto de carrinhos de cachorro-quente, pizzarias etc. Outra solução foi dada pela Heinz, após extensa pesquisa de mercado. Com três vezes mais a capacidade do antigo e mais sustentável (utiliza menos embalagem que três pacotes de 9 g) a nova embalagem permite apertar e despejar (para humbúrgures, batatas fritas e afins) ou mergulhar (quem se lembra daqueles molhos do McChicken Nuggets? Pois é...).




Duas boas idéias! Espero que cheguem logo ao grande mercado.

Já tem tempo algumas semanas que vi o musical Por uma noite, mas quero citá-lo aqui.

O espetáculo musical é uma adaptação do livro homônimo escrito por Luiz Fernando Filgueiras, estrelado por sete jovens atores e por oito bailarinos. A peça conta a saga de um grupo de jovens músicos que, atuando na orquestra do Fantasma da Ópera, no ano de 2005, em Nova York, se envolve na missão de produzir e protagonizar um musical. O espetáculo faz um passeio por 12 gloriosas montagens das últimas décadas, como: O Mágico de Oz (Somewhere over the rainbow), Rent (Seasons of love), A Chorus Line (One), Fantasma da Ópera (The Phantom of the Opera is dead), Mamma Mia! (Dancing queen), Dreamgirls (Dreamgirls e And I'm telling you I'm not going), Chicago (All that jazz), Hairspray (Good morning, Baltimore e The nicest kids in town), Jersey Boys (Can't take my eyes off of you), Grease (Summer nights), Hair (Aquarius) e a Pequena Sereia (Under the Sea). São, portanto, 13 canções consagradas, encenadas na língua original, mas renovadas por Renato Tribuzy e Jules Vandystadt (um dos atores - o rapaz do meio - e prêmio Shell de melhor arranjo vocal). Os espectadores acompanham, então, os dramas, os sonhos, os humores e os exageros dessa aventura.


Críticas? VÁRIAS! Mas vou dizer que o programa vale a pena. Mesmo quando são assassinadas, as músicas levam o espetáculo. São clássicos! E tem um casal poderoso no meio: Roberta Spindel (a segunda na foto) - com um solo de aplaudir de pé! - e Leandro Camacho (o primeiro na foto). São bons atores com vozes que saem do estereótipo teatral caricato. E repito: as música são incríveis! Por isso fico feliz em saber que o Brail resolveu investir nesse filão teatral e inúmeros musicais - adaptações ou originais - estão sendo montados por aqui. Aplausos a isso!

PS.: A maior crítica está em uma das protagonistas que é - até - uma boa atriz, mas é péssima cantora e detona tudo que participa. Mas prefiro que vocês vejam os créditos completos da peça para entender o porquê da sua presença.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Mais suspense em cartaz

Ontem falei dos cartazes para os filmes de Hitchcock e mostrei o trabalho de Laz Marques. E não é que ele também fez cartazes para os livros de Stephen King que viraram filme? Vejam só que legais:

Carrie, a estranha (1976)

O iluminado (1980)

Cujo (1983)

A maldição (1996)

Essa geometria minimalista e suja me agrada bastante! Até as tipografias são certas, objetivas, diretas e, até mesmo quando integram a imagem, ficaram coerentes.

KISS!



Dia do Beijo? Então tá... vamos beijar muito, né? Modéstia a parte... isso eu sei fazer bem! hehehe

Só não sabia que o Kama Sutra tinha mais de 30 tipos de beijo! Bom... não sabia que eles existiam, mas acho que já fiz mais da metade... hehehe

E vocês ainda sabiam que:
  • Pra beijar, o ser humano movimenta 29 músculos sendo 12 dos lábios e 17 da língua.
  • Um beijo apaixonado pode significar uma pressão de 12 kg sobre os lábios da amada.
  • Um beijo pode passar uns 250 vírus e bactérias diferentes de boca pra boca.
  • Quando se beija alguém na boca, resíduos de saliva da pessoa ficam na boca da outra por 3 dias.
  • Durante um bom beijo as batidas do coração dobram, indo de 70 para 150 batidas por minuto, o que aumenta a taxa de oxigenação.
  • E esta taxa de oxigenação aumentada traz benefícios como sofrer menos de doenças do aparelho circulatório, estômago e vesícula. Insônia e dores de cabeça também diminuem.
  • Uma pessoa troca cerca de 24 mil beijos (de todos os tipos, inclusive beijinhos na bochecha) ao longo de sua vida.
  • 92% das mulheres acham que o seu primeiro beijo não foi lá muito bom, já 94% dos homens acham que o seu primeiro beijo foi bom, sim.
Ê nojeira boa!

Dicas para as mulheres sobreviverem na Copa

30 dias de futebol. 30 dias sem homens. Será? Fizeram até um site pra discutir isso!

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Pixels de 8-Bits estão nos invadindo!

Está por todo mundo "internético": os PIXELS 8-BITS estão nos invadindo!



O francês Patrick Jean já ganhou o mundo com essa animação FODA! Produzido pela One More Production, agência especializadas em vídeos e efeitos especiais de Paris, Pixels (esse curta com 2 minutos e meio) virou uma verdadeira febre nos blogs e twitters do mundo esta manhã: foram mais de 1 milhão de visualizações em 24 horas! E já tem mais de 3 milhões em 4 dias!

Excelente!

Hitchcock em cartaz

O mestre do suspense e do terror criou inúmeros clássicos do cinema. O designer e ilustrador americano Laz Marques resolveu recriar os cartazes dos filmes de Alfred Hitchcock de uma maneira mais contemporânea:

Já o estudante inglês de design Matt Needle resolveu apelar para o minimalismo e utilizar a também clássica silhueta do diretor com algum elemento exclusivo de seu filme:

Todos ótimos! Gosto mais do estilo de Laz, mas o minimalismo de Needle também me fascina.

domingo, 11 de abril de 2010

O drama está no sangue!

Sim... sou dramático. Praticamente Shakespeare. Mas, nesse comercial criado pelo holandês Rogier Hesp da L-A-D-A para a premiação Young Director Awards 2010 (TBWA Helsink), fica claro que é hereditário!



Também não sou tão mal assim... hehehe

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Um ano depois...

Na manhã de 25 de março de 2009, eu estava defendendo minha dissertação de mestrado. Um ano depois, eu comecei a questionar o título, o que fiz com ele até então, para quê serviu... etc. Não cheguei a nenhuma resposta, mas esses questionamentos me fizeram rever o material da época. E resolvi disponibilizá-lo. Por mais incrível que pareça, não sou muito afeito a demonstrações públicas, mas acho que o conhecimento deve ser passado para que seja visto, revisto, discutido, transformado.

Deu trabalho, mas aí vai! Aqui só está a introdução da minha defesa. As outras partes (identidade, marca, Natura e conclusão) estão no YouTube com alguns pedacinhos faltando. Por favor ignorem o ângulo de filmagem que me pega praticamente de costas e de lado o tempo todo, pois só pude colocar a câmera na janela que ficava atrás de mim. Ignorem também os pleonasmos e o gaguejo que são reflexos de um nervosismo óbvio.



Infelizmente não tinha memória para filmar a verdadeira "defesa", ou seja, quando os professores da banca fazem suas inquisições sobre o lido e falado. Mas aproveito para agradecer mais uma vez meu orientador, Prof. Jorge Lúcio de Campos, e os outros dois membros da banca, Prof. Lauro Cavalcanti e Profª. Vera Damazio.

A apresentação em PowerPoint que eu uso é essa que posto a seguir, mas alguns efeitos de visualização ficaram comprometidos. Se alguém quiser tê-la, deixe o e-mail nos comentários:



E agora? Sei lá... mas tá aí pra quem quiser ver.

A origem do chocolate


Se não me engano, o ovo de Páscoa simboliza a vida que se renova etc etc etc. Mas eu sempre quis saber mesmo quem foi o gênio que deu vida ao chocolate. Quem foi que juntou leite, cacau e açúcar e criou o vício de milhões?

E eu descobri!

A história é longa... remete aos olmecas 1500 a.C.! Passa pelos conquistadores espanhóis, pela Revolução Industrial e se transforma nessa loucura! Leiam no Mito+Graphos as minhas descobertas e tentem não ficar com água na boca.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Jesus Cristo vai sobreviver!

Nada como uma piadinha do período da Semana Santa:

sexta-feira, 26 de março de 2010

Violência doméstica tem cara!

Hoje eu tô numa onda de propaganda. Mas agora de uma propaganda de forte cunho social: sobre violência doméstica. Ao longo dos anos, diversas ações foram tomadas para impedir - ou ao menos diminuir - esses atos. Os cartazes premiados a seguir são pra fazer refletir... pra chocar mesmo.

O mais importante é que a gente entenda e reconheça que a violência doméstica pode acontecer a qualquer um, independentemente de idade, sexo, raça, sexualidade, riqueza ou geografia. Esse problema é muitas vezes "esquecido", negado. E as mulheres são as que mais sofrem: 25% das mulheres em todo o mundo sofrem / sofreram abusos de pessoas próximas. Lembrem-se também que violência e abuso podem ser verbais.

Whoopi faz xixi nas calças!













Cara... eu gosto muito da Whoopi Goldberg, ou Caryn Elaine Johnson, nascida em Nova York em 1955. Desde o Salve-me quem puder! (Jumpin' Jack Flash, 1986), fiquei arrebatado pelas expressões cômicas da artista. Depois que vi A cor púrpura (The color purple, 1985), então, tive certeza de seu talento: é disparado um dos melhores filmes que já vi na vida. E ainda veio o Oscar por Ghost (1990) e os incríveis musicais de Mudança de Hábito (Sister act, 1992 e 1993).

Mas agora quero mostrar sua versatilidade através de propagandas para incontinência urinária! Isso mesmo... ela é a estrela de anúncios para xixi nas calças! Com muito bom humor, Whoopi revela que uma em cada três mulheres sofre ou vai sofrer de incontinência urinária. A campanha 1 in 3 Like Me, da Kimberly-Clark, promove o absorvente íntimo Poise. Por enquanto, os filmes publicitários, dirigidos por Timothy White, estão rodando somente na web, com Whoopi interpretando versões cômicas – e molhadas – de mulheres históricas!

Por favor... atenção às expressões faciais... aos sotaques... às perucas loiras e figurinos... e às onomatopéias que ela cria para o ato em si! HILÁRIO!

MONALISA:

Whoopi revela que o risinho da Mona Lisa se deve às palhaçadas que Leonardo DaVinci fazia enquanto ela posava! De tanto prender o riso, a Gioconda acabou se urinando toda! E assim teria permanecido, por preguiça de trocar de roupa... afinal, as mulheres usavam camadas e mais camadas de saias na época!

LADY GODIVA:

Whoopi confessa: Lady Godiva cavalgava nua para se secar! Mas com tanto cabelo loiro que botaram nela dava até pra pensar em outro método, não?

HELENA DE TRÓIA:

Frotas de navios atrás de Helena de Tróia? Whoopi diz que é por causa de seu probleminha aquoso.

EVA:

Ao lado de um tímido Adão há 6 dias no Paraíso, Whoopi conta que Eva se assustou com a cobra e acabou se molhando toda! E sem outras mulheres para ajudá-la, como ela iria conseguir ajuda?

ESTÁTUA DA LIBERDADE:

Como a modelo francesa da Estátua da Liberdade americana, Whoopi diz que não sabia que ia ter que ficar posando por tanto tempo e acaba fazendo um "pipi in my pants"! Então vocês acham que a cara da estátua é de liberdade? Não, não!

JOANA D'ARC:

Se vocês acham que foi fácil queimar Joana D'Arc, vocês estão redondamente enganados! Cada vez que o fogo se aproximava dela, ela pfffffffff! Tudo pela honra da França!

CLEÓPATRA:

Cansada de se molhar nas festas por anos seguidos, Whoopi finalmente revela que com Poise ela pode namorar Marco Antônio, caminhar ao redor das pirâmides...

O ANÚNCIO FINAL:


Perfeito! Obrigado FreakShowBusiness!

PS.: A princesa que aparece no anúncio final é de uma história que não conheço. O título do anúncio é The Pincess and the Pee.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Filosofando sobre a vida



Ambos do I can read.

terça-feira, 23 de março de 2010

Impossível não amá-los

Como é possível temê-los ou odiá-los? Impossível! Melhor uso de tecnologia ever!



Com música de Joey Serlin (do The Watchmen), esse comercial da Pedigree foi feito pela TBWA canadense (produção da Imported Artists Film Company) em slow motion com uma câmera Phanton de alta definição que dispara 1000 fotogramas por segundo! O movimento dos pêlos fica absolutamente impressionante! E olhar daquele boxer? E as expressões de satisfação? Uau!

E não é?

Mais uma excelente do poeta Fabrício Carpinejar:
Já pensou na frustração do morcego? Todo mundo espera um pássaro!

Rebolation ótico

Uma ilusão de ótica dançante!


Eu hein...

segunda-feira, 22 de março de 2010

Os cartazes de Scorcese

Depois do incrível filme Ilha do Medo que falei ontem, descobri que, em uma entrevista a Revista GQ, o diretor Martin Scorcese disse que cartazes fazem mais do que empurrar bilhetes; eles também possuem um nível mais profundo de concepção que vende romance, mistério...
Para mim, e para qualquer um que tenha crescido antes de uma certa época — alguma coisa em torno dos anos 1980, eu diria — os cartazes eram uma peça-chave da experiência de ir ao cinema. Você andava pelo lobby, olhava o cartaz, normalmente acompanhados de cartões, e frequentemente de stills e linguagem promocional, do filme que você estava para ver e de outro que entraria em cartaz em seguida. Você guarda e absorve a imagem no olho da sua mente. Parte da excitação, naquela época, era assistir ao tal filme e compará-lo com o filme imaginário que você criou durante os poucos segundos que olhou para o cartaz".
Gênio, não? Em um livro, ele selecionou seus 10 cartazes preferidos da clássica Hollywood, quando o cartaz era representativo de uma época. Vejam:

Private Detective 62 (1933), Perseguição implacável (1942), Maridos cegos (1919) e Levada da breca (1938)

Assim caminha a humanidade (1956) e Órfãs da tempestade (1922)

Daphne and the pirate (1916), Gilda (1946), Diário de uma pecadora (1929) e Paixão dos fortes (1946)

domingo, 21 de março de 2010

Ilha da Tensão!

Há muito tempo eu não ia ao cinema e saía com dor no pescoço por uma boa causa... era sempre porque o filme era longo e chato demais ou a cadeira era péssima. Ilha do Medo (Shutter Island) foi a razão da dor.

Caraca... o filme é até longo... mas é longo de tensão pura! Até o final ficava a dúvida do que realmente estava acontecendo. Excelente! E o medo do título não é por criaturas estranhas ou situações sobrenaturais... é um thriller psicológico de dar dor no pescoço MESMO! São muitas reviravoltas... uma hora você acha uma coisa, depois você acha que descobriu o fim do filme e aí você fica na dúvida... incrível. Só a natureza humana é capaz de fazer isso e dar uma realidade a história.

Não sou fã de Leonardo DiCaprio e não acho que sua atuação foi memorável. Aliás... nenhuma atuação chama a atenção. Ele faz um policial federal que investiga uma ilha onde funciona um presídio especial para criminosos com graves problemas psiquiátricos, e fica desconfiado de que ali os prisioneiros são submetidos a experiências científicas semelhantes aos horrores cometidos pelos nazistas nos campos de concentração. Mas quem leva tudo mesmo é Martin Scorcese e sua equipe. Direção, edição, roteiro, fotografia... tudo de alto nível. E parece que a idéia era homenagear os clássicos filmes B do gênero... mas foi um B+, bem maiúsculo! Como disse meu colega Otávio, do blog Hollywoodiano:
A trama, sinceramente, é o que menos importa em Ilha do Medo. O desfecho, menos ainda. É a viagem que vale cada centavo do ingresso.
(...)
Quando Ilha do Medo acaba, não temos referência suficiente para julgar com certeza a sua conclusão, que pode ou não ser verdadeira. É desconcertante.



E fica a frase instigante do final: é melhor viver como um monstro ou morrer como um homem bom?

Águas de março


Como diz Adriana Calcanhoto: "Cariocas não gostam de dias nublados". O verão começou infernal e acabou choroso. Realmente foram "as águas de março fechando o verão". Só espero que a frase continue e que venham "promessas de vida" no coração de todos! Amén!

sexta-feira, 19 de março de 2010

Mais cartazes poloneses de filmes

Meses atrás, postei cartazes poloneses de filmes. Depois, traduzi um artigo sobre a história dessa incrível escola artística. Então, por que não ver mais um pouquinho da produção deles?

Bonequinha de luxo (Breakfast at Tiffany's)

Gandhi (Gandhi), O retorno da Pantera Cor-de-rosa (The return of Pink Panther) e Gremlins (Gremlins)

Operação Dragão (Enter the Dragon), Flipper (Flipper - 1985) e Atração Fatal (Fatal Attraction)

Touro indomável (Raging Bull), Willow - Na terra da magia (Willow), Crocodilo Dundee 2 (Crocodilo Dundee II) e A história sem fim (The neverending story)

De olhos bem fechados (Eyes wide shut), O Império contra-atraca (The Empire strikes back) e Caçadores da Arca Perdida (Raiders of the Lost Ark)

Alien - O oitavo passageiro (Alien), O bebê de Rosemary (Rosemary's baby) e A mosca (The fly)

Um rápida história de praticamente tudo!

A brief history of pretty much everything é uma animação feita em um caderno com algumas canetas bic e muito... mas MUITO tempo!


Jamie Bell usou 3 semanas de trabalho para desenhar em mais de 2100 folhas de caderno para esse projeto final de seu curso de artes! A música é o cancan francês de Jacques Offenbach, e tá fazendo tanto sucesso que já virou até camisa! Ele ainda promete mais loucuras como essa, pois "fundou" o Displeased Eskimo, um bureau de ilustração.

Vai dizer que esse inglês de 17 anos não é louco?

quarta-feira, 17 de março de 2010

Nossa bela insignificância

A NASA adora tirar fotos lindíssimas que mostram a nossa insignificância, né? Fiquei impressionado com duas recentes que saíram por aí...

No início de março, conseguiram o primeiro registro da Nebulosa do Caranguejo, resultado de uma explosão estelar, de uma supernova! Em seu centro existe uma pulsar, uma estrela de nêutrons com massa semelhante a do Sol, mas com o tamanho de uma cidade pequena!

E ontem, o telescópio Splitzer capturou a imagem de um "jovem" buraco negro (na verdade, deve ter aproximadamente 1 bilhão de anos!). Parece fotomontagem! Não é a toa que esses fenômenos cósmicos são cheios de mitos!

UAU!
Fotos e informações da Revista Galileu.

terça-feira, 16 de março de 2010

A história dos pictogramas olímpicos

O super designer editorial Steven Heller do New York Times apresentou um panorama sobre os pictogramas olímpicos usados nos últimos 74 anos:


Divertido e esclarecedor! Falei brevemente sobre os pictogramas quando mostrei as invenções do meu amigo Fabio Lopez para a Rio 2016.