sexta-feira, 11 de junho de 2010

Maria Gadúúúúúú!


Caraca! Maria Gadú fez o primeiro gol na Copa do Mundo 2010! Shimbalaiê!!!

Oops... foi o Tshabalala...

Queria muito que os Bafana bafana tivessem ganhado. Pelo povo, pela raça, pela liberdade, por Mandela, por Tutu e até pelo Parreira. O mundo precisava dessa vitória. Acho até que merecia pelo segundo tempo da África do Sul, mas o adversário era o México, que de bobo não tem nada. Agora é esperar que eles consigam arrancar mais pontos por aí.

E foi um bom começo. Na minha opinião, mostra que vai ser uma Copa equilibrada - por baixo - com resultados imprevisíveis. Não sei se os times considerados babas, serão tão fáceis assim porque os times considerados fortes não estão lá essas coisas.

Veremos. Eu confesso que estou começando a acreditar na nossa seleção... mas o Brasil ainda não jogou também, né?

(foto: Globo.com)

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Vuvuzelando


Hora de soltar as vuvuzelas! Entrar no clima! This is time for Africa! Amanhã tem África do Sul e México, abrindo os jogos da Copa do Mundo 2010! Depois, França e Uruguai, fechando os primeiros jogos do grupo A.

Vai começar!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Site oficial


A Copa do Mundo tem site oficial da Fifa. Clique AQUI.

terça-feira, 8 de junho de 2010

O que está rolando sobre a Copa...

Tanta coisa acontecendo no mundo por causa da Copa...

Por exemplo, exposições pra tudo quanto é lado. Em São Paulo tem duas: Peladas e Camisas Oficiais . Peladas é uma exposição no Morumbi Shopping de fotos de peladas sendo jogadas em 25 países diferentes. E as camisas oficiais das 32 seleções presentes nesta Copa (veja infográfico da Globo.com) estarão expostas no Metrô de São Paulo, estação Itaquera. Sempre em Sampa... tomara que os quatro novos museus que estão sendo construídos no Rio dêem alguma animada por aqui. Mas percebam: essas duas exposições não são em museus! São iniciativas privadas! Oh, que mistério! Por isso que continuo achando que os problemas do Rio são o público e a praia...

Quer um calendário online para acompanhar os jogos? O jornal esportivo espanhol A Marca criou um sensacional! Veja AQUI. Mas acostume-se com o fuso espanhol.

A ESPN também se preparou. Contratou a agência Wieden+Kennedy para criar 32 cartazes, um para cada seleção. A idéia era ter um estilo africano com os craques em destaque... olha, eu não sei desenhar, mas - sinceramente - achei meio feinhos.

Grupo A: África do Sul, França, México e Uruguai

Grupo B: Argentina, Coréia do Sul, Grécia e Nigéria

Grupo C: Argélia, Eslovênia, EUA e Inglaterra

Grupo D: Alemanha, Austrália, Gana e Sérvia

Grupo E: Camarões, Dinamarca, Holanda e Japão

Grupo F: Eslováquia, Itália, Nova Zelândia e Paraguai

Grupo G: Brasil, Coréia do Norte, Costa do Marfim e Portugal

Grupo H: Chile, Espanha, Honduras e Suiça

O ilustrador paulista Cristiano Siqueira é mestre em vetores - até se chama CrisVector. Ele fez ilustrações vetoriais ótimas para Kaká e Messi. Ainda tem o Pelé do Santos e o Edmundo do Vasco.


E o fotógrafo Michael Donald fez retratos dos jogadores que marcarm gols nas finais de Copa do Mundo. Aqui tem só o Pelé, Zagalo e Amarildo, mas no site dele tem Ronaldo, Gerson, Carlos Alberto, Jairzinho, Ghiggia (que calou o Brasil no Maracanazo), Voller, Materazzi...


Tô cada vez mais ansioso! Tô tentando até mudar horários de programas, encontros etc. só pra não perder um jogo sequer!

Tudo é uma questão de ponto de vista

E não é?

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Novos brasões

Uma semana para a Copa do Mundo na África do Sul, então, este blog ficará um pouco mais "futebolístico", mas sem fugir de suas "raízes", né? Por exemplo, vocês sabiam que a Umbro e a Nike criaram marcas para algumas seleções?

Designers, artistas plásticos e ilustradores foram chamados pela Umbro para fazer esses novos brasões de seleções campeãs na World Champions Colection. O do Brasil foi feito pelo artista gráfico Fernando Chamarelli.

Argentina (ZZK Records), Uruguai (Martín Albornoz), Alemanha (Marok), França (Andre), Inglaterra (Ben Eine) e Itália (Tanino Liberatore)

E, também objetivando celebrar esse espírito esportivo que a Copa traz, a Nike lançou a True Colors com:

Brasil (por Nunca)

França (por So Me/Bertrand de Langeron)

África do Sul (por Kronk)

Holanda (por Delta/Boris Tellegen)

EUA (por Mr. Cartoon)

Inglaterra (por James Jarvis).

Bom... no geral... não fui muito fã, não. A iniciativa de contratar novos artistas é muito legal, mas os resultados... sei lá. Acho que só gostei do canarinho de Chamarelli. O da Holanda é tão viajante que acabei achando interessante.

Ah... e pra quem não sabe, eu sou um craque de bola que mostro minha arte sempre que posso. Resolvi fazer um blog lá da pelada que eu jogo só com bobagem da galera, mas, às vezes, coloco coisas referentes ao futebol mundial. Quem quiser, vá lá.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Simplificando Tim Burton em cartazes

Sou fã da estética dos filmes de Tim Burton e gosto de cartazes minimalistas. Então, é claro que eu ia gostar disso:

Os curtas Vincent (1982) e Frankenweenie (1984) e o longa As grandes aventuras de Pee-Wee (Pee-Wee's big adventure, 1985)

Os fantasmas se divertem (Beetlejuice, 1988), Batman (1989) e Edward Mãos-de-Tesoura (Edward Scissorhands, 1990)¹

Batman - O retorno (Batman returns, 1992), O estranho mundo de Jack (The nightmare before Christmas, 1993) e Ed Wood (1994)¹

Marte ataca! (Mars attack, 1996), A lenda do cavaleiro sem cabeça (Sleepy Hollow, 1999)¹ e a animação The world of Stainboy (2000)

Planeta dos Macacos (Planet of the Apes, 2001)², Peixe grande e suas histórias maravilhosas (Big Fish, 2003) ²e A fantástica fábrica de chocolate (Charlie & The Chocolate Factory, 2005)¹²

A noiva-cadáver (Corpse bride, 2005)¹², Sweeney Todd - O barbeiro demoníaco da Rua Fleet (Sweeney Todd - The demon barber of Fleet Street, 2007)¹² e Alice no País das Maravilhas (Alice in Wonderland, 2010)¹²

É quase toda a filmografia do diretor californiano! Infelizmente não descobri o autor dos cartazes.

¹ Com Johnny Depp.
² Com Helena Bonham Carter, sua esposa.

Missa de 7 dia de LOST!

Já tem uma semana que Lost acabou.

De início achei que ficaria como o fim da trilogia cinematográfica do Senhor dos Anéis ou dos infinitos livros de Harry Potter. Como viver sem a mágica de Hogwarts ou a saga na Terra Média? Foram anos acompanhando essas aventuras... assim como Jack, Kate, Sawyer e cia. que permaneceram durante seis anos na minha vida, fosse acompanhando os episódios semanais, fosse viajando na maionese buscando uma teoria.

Aliás, essa busca é uma das marcas dessa série que se tornou um fenômeno pop. Todo mundo tinha uma teoria. Concordo com meu amigo Otávio, quando ele diz que Lost caiu no domínio público, ou seja, nunca o final seria de acordo com o desejado. E talvez não fosse mesmo esse objetivo. Ao invés de esclarecer todos os mistérios, os autores preferiram se concentrar nos excelentes personagens e dar um fim mais "espiritualizado" que manterá a série viva durante muito tempo. Utilizo aqui uma frase de Otávio: "A série apenas deu seu primeiro passo rumo à eternidade no imaginário coletivo".

Por exemplo, clique AQUI e veja o verdadeiro e MELHOR FINAL de todos para Lost.

Eu, por exemplo, vou aguardar sair a última temporada em DVD para poder rever tudo! Tipo... Lost não vai desencarnar tão fácil assim! Só ebó forte!


PS.: Alguém viu o final de temporada de Grey's Anatomy? Putz... que é final! Mesmo sabendo que tem outra temporada e que são estilos completamente diferentes, fechou com chave de ouro cravejada de diamantes!!! Deu um banho de emoção, tensão e ausência de comerciais! Shondra Rhimes tinha que fazer um workshop para Cuse e Lindelof.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Psicografaram uma marca!

Venho eu cheio de discursos sobre uma mudança de pensamento, revendo meus conceitos sobre a profissão... quando me deparo com:

No Facebook, eu li que parece o Chico Xavier psicografando (veja a imagem de novo, considerando as mãos verdes como o cabelo e a mão amarela como a mão no rosto). E parece mesmo. Ou, então, é o povo brasileiro se lamentando pelo futebol mequetrefe e pela estrutura de quinta "catiguria"...

De início, só consegui criticar. Na matéria que saiu na Globo.com, falava em um juri de "notáveis" que selecionaram essa maravilha: Gisele Bündchen, Paulo Coelho, Ivete Sangalo, Oscar Niemeyer, Jérôme Valcke (secretário-executivo pentelho da Fifa), Hans Donner e Ricardo Teixeira.

Hã?

Cadê os desginers brasileiros aí? Ivete pode ser minha musa, mas o que a qualifica para falar de identidade visual? Gisele pode ser linda e ter uma marca pessoal mais linda ainda, mas o que a qualifica para falar de identidade visual de uma Copa do Mundo? O Valcke é um pentelho que só fala mal do Brasil e deve estar doido pra Copa ser em outro país. Niemeyer tem 102 anos e é arquiteto. Ricardo Teixeira acha que entende de futebol, que diremos de deisgn... Do Hans Donner, sei que existe uma legião de designers brasileiros que são contra ele, mas, no meio dessa turba, acho que ele se salva. Ah... preciso criticar a presença do Paulo Coelho?

A marca foi criada por um escritório francês e já teria sido registrada pela Fifa no Escritório de Marcas e Registro de Design da União Européia e será apresentada no fim desta copa africana. Ou seja... já era. Nem se dignaram a pensar que o próprio país teria profissionais capazes de realizar esta tarefa. Só nos resta ter a iniciativa de utilizar a internet para produzir um número sem fim de marcas que poderiam substituir facilmente essa daí. Aliás, essa é a iniciativa do blog Espaço.com.

Mas depois desse desabafo crítico e um pouco raivoso, eu me lembrei que mês passado fiz um post sobre as identidades visuais das copas. Rapidamente fui lá ver e conferir que existem coisas BEM piores.


Claro que isso não é motivo pra fazer qualquer coisa, mas percebe-se que o padrão da Fifa é bem duvidoso.

Só que aí vem meu amigo Fabio e me derruba (no bom sentido). Ele escreveu sobre essa marca de uma forma bem clara e cheia de argumentos que provam que essa marca funciona, é interessante, mas precisa de apenas uns ajustes. Resumindo, ele acha que as críticas que andam surgindo na internet é uma raiva coletiva da ausência de designers brasileiros e do juri. Isso eu concordo, afinal, tô nessa! Mas ele pergunta: quem são afinal esses profissionais que poderiam julgar esse trabalho? Acho que só ele, que deu inúmeras razões com fundamentação teórica (14 parâmetro de Chaves/Bellucia.. uau!) pra marca servir pra alguma coisa. Leiam AQUI na íntegra e, de quebra, vejam o Chico Xavier da marca.

Sinceramente, eu até concordo com algumas das citações dele, mas o resultado final é TOSCO! É ruim. Com cara de mal acabado. Tipografia péssima. Processo de seleção inexsitente, juri falso. Autoridade questionável. Acho que vou aproveitar o clima da Copa pra criar também e entrar no tal desafio. Ou, então, realmente rever os meus conceitos...

Vou deixar o "falcão" voar

Pra vocês verem... há poucos dias atrás eu falei que tinha que rever os meus conceitos e citei o "profissional dos olhos de falcão". E não é que ele ganhou um perfil de página inteira no Segundo Caderno do jornal O Globo, do último sábado? E com o seguinte subtítulo: "Exigente, vaidoso, arrogante e brilhante, ele já formou três gerações no Parque Lage e é considerado o principal professor de arte do país"...

E agora, mané? Não foi a toa que fiquei conhecido no curso como "o rapaz que discordou do professor"...

Ao ler a matéria, comecei a entender algumas coisas que se encaixam melhor no meu diagnóstico. Leiam essas frases:
Não tenho a pretensão de ensinar ninguém a pintar, sou um educador, quero que as pessoas reflitam sobre como fazer aquilo que escolheram fazer. (o próprio)

Gosto do formato de seus cursos, ele formula problemas, provoca, desafia, e eu sou uma artista de raciocínio, a lógica. Ele me mostrou um universo que eu desconhecia. (Beatriz Milhazes)

Ele é um homem honesto, para o bem ou para o mal, mesmo que essa honestidade às vezes pareça assassina. Ele mostra para seus alunos que a criação não é um dom divino. (Cadu)

Eu tento fazer com que meus alunos foquem naquilo que irão criar. Algumas pessoas podem tentar desvalorizar e chamar isso de autoajuda, mas, na boa, não vejo problema algum. Autoajuda é um expressão que significa simplesmente "olhe para você mesmo e faça!". Sei que fiz a diferença na vida de muita gente. (o próprio)
E não é que é isso tudo mesmo? Exigente, vaidoso, arrogante, provocador, desafiador (brilhante já é demais...). E se você pensar que ele foi uma das razões para eu ter feito o mestrado, ele acabou realmente fazendo diferença na minha vida. Isso sem contar as horas de energia gastas alimentando um ódio... Ainda mantenho algumas das minha críticas, mas acho que já posso viver em paz com essa história sabendo que fui provocado e desafiado pelo melhor professor de arte do país (vai pro currículo).

Vou deixar o "falcão" voar...

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Murilão

Às 20h14 do dia 31 de maio de 2010, nasceu o geminiano (com ascendente e Lua em Capricórnio) Murilo Bonecker dos Santos, filhos dos meus grandes amigos Bruno e Simone. Vocês se lembram que ele me deu a notícia aqui na minha casa como minha primeira visita? O pai é vascaíno, mas 90% da família é flamenguista, ainda bem!

Ah... Colocar o adesivo do titio aqui na visita ao berçario foi idéia do Thuri!

Z. Bauman

Mais uma dele:
Não há sentido em comparar os sofrimentos do passado e do presente, tentando descobrir qual deles é menos suportável. Cada angústia fere e atormenta no seu próprio tempo.

Sempre genial.

sábado, 29 de maio de 2010

Luisa entre nós!


Alguém se lembra que meu amigo Erick estava preparando sua nova animação Entre nós? Pois é... a parada é bem maior do que isso porque vai além dos 15 minutos de animação: a personagem adolescente Luisa invadiu o mundo virtual! Ela tem um blog divertidíssimo, Facebook, Twitter e Orkut!

Pelas redes sociais, Luisa vai narrar seu dia-a-dia dentro e fora do universo da escalada, com direito a namoros, fofocas, complicações escolares e - é claro - muito montanhismo, escalada e ecologia. E isso vai funcionar como um preparatório para a escalada que acontecerá em outubro e que é o tema da animação em si.


Não quero estragar a surpresa, mas Luisa passará maus bocados nesse passeio, quando seu pai e parceiro de escalada, Aurélio, despencar e sumir no meio da vegetação. Com imagens e música, o curta busca narrar essa história da forma mais universal possível, eliminando diálogos e barreiras da língua. No blog dela, tem o trailer.


Demais, não? E detalhe: já ganhou um prêmio especial do juri eslovaco no 11th horyamesto! Ah... e vai estar no Anima Mundi também! Show!

sexta-feira, 28 de maio de 2010

FInal LOST: Não entendeu?

Consciente coletivo? Mundo paralelo? Vida pós-morte? Sei lá... só sei que quem perdeu as seis temporadas tem que perder agora seis minutinhos para entender tudo que aconteceu naquela maldita ilha:



Entendeu?

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Lost: temporadas em cartaz... 2!

Lembram do designer gráfico grego denominado Gideon Slife que fez um cartaz para cada episódio de Lost? Então... fiquei devendo as duas últimas temporadas. Aí vai:

QUINTA TEMPORADA
SEXTA TEMPORADA
Continuam muito bons, né? Mesmo que cada episódio tenha inúmeros detalhes e nuances responsáveis pelos mistérios da série, ele conseguiu resumir em uma imagem o que realmente importava.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Final de LOST: Hã?


Caraca...

Bom... nem sei por onde começar... talvez pelos trocentos anúncios que foram colocados. A cada cena, um anúncio... e isso não fez o menor sentido na TV brasileira. Na TV americana, até vai, pois o valor dos comerciais foi caríssimo (até U$950 mil!). Mas aqui, a AXN ficava passando sua programação. Será que o canal não poderia ter reduzido as horas ininterruptas de comerciais para reduzir o tempo de espera do fim? Com certeza... Isso pra mim detonou um pouco... quando eu estava engrenando na emoção... PÁ... anúncio... quando eu estava começando a criar uma teoria... PÁ... um anúncio. Péssimo. Provavelmente essa foi uma outra razão para os baixos índices de audiência na TV americana.


Agora... todo mundo morto é sacanagem. É muito Caverna do Dragão! É muito Sexto Sentido! Já falavam sobre isso no fim da primeira temporada! Ouvi uma teoria que a ilha seria o purgatório e que todos precisavam expiar seus pecados por lá. Por isso a gente ficava sabendo do passado dos personagens. As mortes na ilha seriam a passagem para o Paraíso, como se eles tivesse sido perdoados. Mas aí eles saíram da ilha... e aí? Como ficou essa teoria? Furada! E pior... eles voltaram pra ilha! Aí surgiu a teoria de que eles estaria numa experiência científica da Dharma Iniciative que os deixavam em coma (como o filme A Cela) para estudar o consciente coletivo. Aceitei essa teoria. Levei adiante... até que chegaram Jacob e o Homem de Preto. E toda a espiritualidade que afastou o mundo da ciência... O eterno embate entre Jack e Locke, o homem da ciência e o homem da fé. Isso estava acontecendo dentro de mim... a história do coração da ilha, dos irmãos imortais, tudo sobre a fumaça negra, do Bem vs. Mal... não comprei nada disso. Fiquei até meio incomodado. Por isso, continuei buscando um final científico pra tudo. O penúltimo episódio ainda me mantinha no rumo.


Mas tá... eles estavam mortos... desde quando? Quando o avião caiu ou quando a bomba explodiu? Eu acho que foi quando a bomba explodiu. Ou então vou ter que considerar que tudo que eles viveram foi em vão! NÃO! NÃO!

E é aqui que me dei conta que o principal da série não era decifrar os mistérios absurdos, mas saber o que iria acontecer com os personagens. Eles são os verdadeiros mistérios... saber como eles chegaram até ali, como eles vão reagir aos extremos da ilha e como eles vão acabar (ou poderiam acabar). O programa de recapitulação foi incrível. Toda hora eu me arrepiava ao lembrar das três primeiras temporadas. Excelentes! Ficou visível que eles decidiram pelo final só a partir daí, porque a série muda a partir da quarta temporada. Os depoimentos dos personagens foram muito bons:
  • JACK: O herói. E o melhor: o herói falho. Essas falhas o tornavam verossímel. Sua passagem da ciência para a fé beirou a loucura. O quarteto amoroso entre ele, Kate, Sawyer e Juliet sustentou até o fim, com a divisão correta no final. Tinha que terminar em sacrifício. Era o fim de justo, o fim do herói, do mártir. Aliás, começou com ele acordando no bambuzal e terminou com ele morrendo no mesmo bambuzal. Épico.
  • KATE: A heroína também falha. Mesmo que a gente concorde com seus motivos, ela é uma criminosa. Mas é a personificação da força da mulher, capaz de amar, sofrer, ser mãe, atirar, matar e - até mesmo - ser a melhor rastreadora de todos! Seu despertar com Claire e Charlie foi ótimo.
  • SAWYER: O anti-herói. Pra mim, o melhor. O personagem em constante busca da redenção. Sua falhas são óbvias, mas a gente queria ver ele se consertando. E seu amor com Juliet foi o que todos pedimos. E com a morte de Juliet, Sawyer passou a ser o nosso injustiçado. Até que, no "universo paralelo", ambos se encontraram e tiveram um dos momentos mais emocionantes da série. O despertar dos dois me arrepia até agora!
  • LOCKE: A esperança, o mistério. Desde o início, Locke era o personagem que nos trazia os mistérios da ilha e que fazia a gente acreditar que tinha alguma coisa diferente ali. Seu passado sofrido, fazia com que tivéssemos pena do personagem, permitindo que ele fizesse suas estripulias insanas pela ilha. É responsável por número infinito de cenas incríveis ao longo da temporada: da escotilha a sua morte. Terry O'Quinn se mostrou um ator de altíssimo nível no papel da vida dele. ATENÇÃO: não estou falando do Dark Locke... pra mim, esse é outro personagem.
  • BEN: O verdadeiro vilão. Talvez um dos melhores dos últimos tempos. Rever suas primeiras participações na série e toda sua transformação é bárbaro! Ele é FODA! O que dizer do assassinato de Locke ou de suas manipulações quando era refém? Absolutamente sensacional! E vocês sabiam que ele só ia ficar por seis episódios? HA! Ele tinha que ser despertado na surra mesmo! E vai dizer que, mesmo sendo manipulador até o fim, você não gostou da família louca formada por Ben, Rousseau e Alex? FODA!
  • HURLEY: Todos amam o Hugo. O alívio de toda a série e de todos os personagens. Carisma puro. Todos torciam por ele e, por causa disso, Libby ganhou uma força fora das telas que a fez retornar para o fim. Assumir o manto de guardião foi emoção pura. Eu achava que seria o Jack (afinal, Shephard é parecido com shepherd, pastor em inglês) e estava certo até essa cena incrível onde tudo ficou certo. Quem seria melhor para defender o coração da ilha senão aquele que tem o maior coração de todos? E ao lado daquele que melhor conhece a ilha... ainda melhor!
  • KWON: O casal coreano foi ganhando força aos poucos, porque era uma cultura diferente, uma língua diferente, tradições diferentes... americanos não gostam disso. Até que a gente fica sabendo do passado complicado dos dois. A série faz de tudo para separá-los... acho que eles ficam totalmente juntos por poucos episódios. Mas eles sempre se juntam... mesmo depois de duas temporadas inteiras separados pelo tempo e pelo espaço. Aí... no episódio seguinte... a morte mais emocionante de todas. Quem não queria o despertar deles?
  • SAYID: O soldado, o guerreiro. Era o pau pra toda obra. A violência que marcava sua vida não gelava seu coração. Até que ele morreu e pirou. Mesmo assim, teve forças pra se sacrificar por todos. Ouvi dizer que seu personagem perdeu força, porque o ator andava fora dos eixos. Mas eu gostava dele.
  • DESMOND: A constante. Enigmático do início ao fim. Entrou como o "melhor amigo do herói" que iria ficar alguns episódios e acabou como "a arma". Até hoje não entendo metade das coisas que aconteceram com ele na ilha, fora da ilha, no reotrno a ilha, como arma, como experimento eletromagnético, como guia do despertar... Mas o carisma do ator e do personagem e as histórias ao redor do "Penny's Boat" já são ícones da TV.


E ainda tinha Claire, Charlie, Rose e Bernard, Michael, Walt, Mr. Eko, Ana Lucia, Penny, Widmore, Miles, Faraday, Charlotte, Richard... Fiquei com a impressão que o "universo paralelo" era realmente o "final feliz", aquele que todos os fãs de novelas da Globo pedem. Enquanto isso, na ilha, acontecia o "verdadeiro final": o sacrifício de Jack, Hurley e Ben como guardiões da ilha e Lapidus tirando Miles, Richard, Claire, Kate e Sawyer de lá, para um mundo onde o acidente aconteceu.

Pra mim, Lost ainda não acabou. Tenho muito o que refletir e pensar sobre isso e - provavelmente - ver toda a série de novo. Ainda não estou pronto para o meu despertar da série... para moving on como disse Christian Shephard (aliás, vocês perceberam que esse nome significa "pastor cristão"?). Vou ter que aguardar o DVD com 20 minutos a mais pra saber:
  • Walt? Michael? Mr. Eko? Ana Lucia? Charlotte? Miles? Dr. Chang? Não estavam prontos para o despertar? São especiais?
  • Que cachorro é esse, gente? Vincent some, aparece, some, aparece e termina deitado docemente ao lado do héroi rasgando uns "óóóóó que fofo" de todo mundo! Só falta alguém me dizer que ele é um anjo...
  • Os números malditos existiam antes do avião, certo? Então, os candidatos de Jacob já estavam definidos antes também. Então, pra quê o avião caiu e sobreviveu tanta gente? Por que Jacob levou mais de 120 capítulos pra explicar isso tudo?
  • Charles Widmore já estava morto há muito tempo também? E aquele povo todo do cargueiro? E o povo todo da Dharma Iniciative? E os outros??? MEODEOS! Quanto morto!
  • Eloise Hawkins é médium? O pêndulo é uma tábua de Ouija?
  • Por que Jacob e o Homem de Preto eram imortais?
  • O que tem a ver viagem no tempo com isso tudo?
  • A Penny estava na igreja por quê? Ela morreu?
  • Como Ben saiu debaixo do enorme tronco de árvore que o prendeu durante a tempestade na ilha? Só porque ele sabia onde estava o barco de Locke, ele conseguiu se teletransportar?
  • O confronto final Jack/Locke começa e termina na chuva. Depois dos comerciais... cadê a chuva??? MEODEOS! (pra mim... essa foi de amador! E não me venha com a desculpa que foi uma chuvinha de verão, porque eles passaram o tempo todo dizendo que estava vindo uma tempestade fortíssima. Caído.)
  • Como fica então: Hurley, Ben, Desmond, Claire, Kate e Sawyer estão na igreja, mas também estão na ilha. Eles despertaram ou não? Morreram ou não? Lapidus, Richard e Miles não aparecem na igreja, então, dane-se...?
  • O que era o coração da ilha, afinal? Ficou com cara de ET, não?
  • O que era a fumaça preta afinal??? Tinha consciência, queria sair da ilha, podia se transformar nos mortos, foi criada a partir do Homem de Preto no coração da ilha... e aí?
  • Aliás... quando a ilha sumiu... sumiu qual? A maior, a da Hidra ou ambas?
  • Cadê o Rodrigo Santoro, vulgo Paulo, gente?
  • ...

terça-feira, 25 de maio de 2010

Final LOST: É hoje! (ou não?)


Dentro de algumas horas, Lost vai acabar... ou não? Sinceramente, acho que não. Essa é a típica série que será eternamente comentada, seja pelo final que agradou (ou não) ou seja pelos mistérios que resolveu (ou não).

O "ou não?" faz parte da série. Pra mim, Lost beira o existencialismo... aquelas perguntas que a gente nunca tem a resposta e mesmo quando a resposta aparece a gente continua procurando uma melhor. "Quem sou eu?", "Pra onde vamos?", "Qual o meu objetivo na Terra?"... sei lá... acho que essa é a essência da série.



E isso gera uma produção incrível... criações autorais em larga escala, sempre com interpretações ótimas, pois tudo é possível (ou não?) com Lost. Vejam esses belos cartazes, por exemplo:


O ilustrador Scott C. resolveu desenhar os personagens frente animais, objetos, outros personagens - ou até mesmo o Monstro da Fumaça - que cruzaram seu caminho:


E esse sensacional tarô? Eu quero!


E essas pinturas com tinta acrílica do Dr. Mikey (que não é doutor). Estão a venda!


E quem se lembra de Ty Mattson? Ele fez cartazes monocromáticos para cada episódio da última temporada. Muito legais:


Acho que ainda vão surgir muito mais criações. Que venham!

(Novamente... a maioria das coisas aqui estão sem créditos porque eu não sei de quem são. Vieram do Vida Ordinária)