terça-feira, 1 de junho de 2010

Vou deixar o "falcão" voar

Pra vocês verem... há poucos dias atrás eu falei que tinha que rever os meus conceitos e citei o "profissional dos olhos de falcão". E não é que ele ganhou um perfil de página inteira no Segundo Caderno do jornal O Globo, do último sábado? E com o seguinte subtítulo: "Exigente, vaidoso, arrogante e brilhante, ele já formou três gerações no Parque Lage e é considerado o principal professor de arte do país"...

E agora, mané? Não foi a toa que fiquei conhecido no curso como "o rapaz que discordou do professor"...

Ao ler a matéria, comecei a entender algumas coisas que se encaixam melhor no meu diagnóstico. Leiam essas frases:
Não tenho a pretensão de ensinar ninguém a pintar, sou um educador, quero que as pessoas reflitam sobre como fazer aquilo que escolheram fazer. (o próprio)

Gosto do formato de seus cursos, ele formula problemas, provoca, desafia, e eu sou uma artista de raciocínio, a lógica. Ele me mostrou um universo que eu desconhecia. (Beatriz Milhazes)

Ele é um homem honesto, para o bem ou para o mal, mesmo que essa honestidade às vezes pareça assassina. Ele mostra para seus alunos que a criação não é um dom divino. (Cadu)

Eu tento fazer com que meus alunos foquem naquilo que irão criar. Algumas pessoas podem tentar desvalorizar e chamar isso de autoajuda, mas, na boa, não vejo problema algum. Autoajuda é um expressão que significa simplesmente "olhe para você mesmo e faça!". Sei que fiz a diferença na vida de muita gente. (o próprio)
E não é que é isso tudo mesmo? Exigente, vaidoso, arrogante, provocador, desafiador (brilhante já é demais...). E se você pensar que ele foi uma das razões para eu ter feito o mestrado, ele acabou realmente fazendo diferença na minha vida. Isso sem contar as horas de energia gastas alimentando um ódio... Ainda mantenho algumas das minha críticas, mas acho que já posso viver em paz com essa história sabendo que fui provocado e desafiado pelo melhor professor de arte do país (vai pro currículo).

Vou deixar o "falcão" voar...

3 comentários:

Graça disse...

A primeira frase citada é um verdadeiro paradigma do magistério e uma lição de vida.
Ser educador é acima de tudo demonstrar que as asas existem e são destinadas a que se voe livre em direção à realização dos desejos.
Parabéns por deixar o "falcão voar": sempre é tempo.

fichagas disse...

corrigindo: errei na imagem! é um gavião, e não um falcão como deveria. maldito google images...

fichagas disse...

melhorando a correção: possivelmente a foto é de um gavião-preto (Buteogallus urubitinga).