segunda-feira, 14 de junho de 2010

A bela Pérsia


Fui ver Príncipe da Pérsia: As areias do tempo (Prince of Persia: The sands of time, 2010) e fiquei impressionado com a beleza do filme. Na verdade, foi a única coisa que encontrei de interessante, mesmo sabendo que deve ser tudo computação gráfica. Os filmes de ação estão se tornando - para mim - filmes românticos: você já sabe o que vai acontecer no final. Enquanto nos filmes de amor, você paga (eu não) para ver belos atores e atrizes se pegando e se emocionando, em filmes de ação, você paga para ver o que o computador e so dublês são capazes de fazer.

Resumindo a previsível história: Dastan (Jake Gyllenhaal) é um menino de rua adotado pelo rei Sharaman. Anos mais tarde, ele ajuda os irmãos adotivos a ocupar a cidade sagrada de Alamut. Logo depois, é envolvido numa conspiração e acusado de assassinar o rei Sharaman. Dastan foge na companhia da princesa de Alamut, Tamina (Gemma Arterton), carregando consigo uma misteriosa adaga que libera as “areias do tempo” e permite a seu portador voltar ao passado. Com o desenrolar da trama, Dastan fica sabendo de todo o engodo de um traidor que deseja voltar no tempo e se tornar rei, mesmo que isso destrua o mundo.

Atuações esquecíveis, até mesmo as de Ben Kingsley e Alfred Molina. Faltaram inúmeras amarrações e continuidades. E ainda tem uma crítica à política mundial: a razão pela invasão da cidade sagrada é a posse de armas inimigas, mas isso seria uma mentira. Algo a ver com a poderosa América e o Oriente Médio? Vale a pena ver? Se você tiver um Blu-Ray em casa, aguarde chegar na locadora e curtas os cenários e as perseguições. Se não, vá ver no cinema em alguma promoção da semana, tipo, no início da tarde, às quartas-feiras... sei lá.

Ah... esse filme coloca o parkour (espécie de esporte em que o jogador utiliza os obstáculos do ambiente para se mover) como a mais importante invenção para os filmes de ação dos últimos tempos (depois do computador).



PS.: Pra quem não sabe, esse filme é baseado em um videogame (aliás, o personagem pula igual) que a Disney e o produtor Jerry Bruckheimer queriam transformar no novo Piratas do Caribe, mas... passou longe! Vai da Tela Quente pra Sessão da Tarde em um piscar de olhos!

Nenhum comentário: