domingo, 27 de junho de 2010

Finalmente começou a Copa do Mundo!

Agora é só jogão! Não pelos nomes das seleções, mas pela busca dos resultados em mata-mata!

Uruguai vem mostrando um futebol limitado, mas consistente. Com Forlán mandando no jogo e Suarez fazendo valer sua posição de atacante. É bom ver o Uruguai aparecendo de novo nas competições internacionais, mantendo o poderio sul-americano. A Coréia mostrou um futebol semelhante, fazendo com que o jogo fosse bom, mas a falta de tradição e competência falam mais alto numa competição dessas. Acredito que os asiáticos são os africanos da década de 90... depois de Camarões, todo mundo falava que o futebol africano ia ser o futuro de futebol, mas muito pouco aconteceu. Porém, o futebol asiático anda mostrando que tem coisa pra oferecer por aí...

Prorrogação, amigo! Jogão! Pá de lá, pá de cá! Gana parecia ter um jogo bem mais interessante, mas, com os EUA em campo, todos ficam esperando até os 48 do segundo tempo pra ver se o resultado ia mudar. O gol americano foi de pênalti, mas eles tentaram até o fim. Eu torci pra Gana... já estava na hora da África dizer a que veio e esse time, pra mim, já vem mostrando sinais de que tem como ser vencedor. Agora Gana se junta a Camarões como melhor seleção africana em Copas, mas ainda tem como ir adiante porque chegou às quartas contra o Uruguai. Vai ser um jogão. São dois times com várias limitações, mas abertos para buscar o resultado. Gana é mais velos e forte, Uruguai é mais técnico e tradicional. Não consigo imaginar um possível resultado, então, torço por um jogão!

Caraca! Isso é que é jogo de Copa do Mundo, meu amigo! Alemenha envolveu a Inglaterra com cara de campeã! Chapéu, caneta, dribles lindos, contra-atques fulminante, gol legal não marcado... perfeito! A Inglaterra tinha que sair mesmo... o futebol da primeira fase foi horrível. Só passou na matemática. Cadê o Rooney? E o Lampard que só resolveu chutar agora? E o Terry que só serve pra furar o olho dos seus companheiros de seleção? Só salvo o Gerrard. Já a Alemnaha começou com um 4 a 0 na Autrália que abriu os olhos do mundo, mas foi questionada depois de atuações medianas... mas agora meteu 4 na Inglaterra... será que alguém vai questionar? A garotada alemã deu um show de futebol com direito a colocar o time da Rainha na roda! O lance polêmico mudaria a história do jogo? É possível, mas do jeito que os alemães vieram para o segundo tempo, ao invés de 4 a 1 seria 4 a 2. Vingança de 66? Esse bandeirinha vai penar...

Ih... que confusão! Até os 23 minutos do primeiro tempo, parecia que minhas previsões sobre a queda da Argentina por soberba nos pés do México iria se concretizar. Mas aí... mas um lance polêmico da arbitragem... gol irregular marcado e o México se perdeu em campo. Na verdade, quem se perdeu foi o tal de Osório que só não fez mais lambança no jogo porque só tinha 90 minutos. Argentina ganhou de 3 a 1, mas fiquei com a impressão de que a Alemanha vai passar por cima. Não é um time tão bom quanto se fala, apesar das possibilidades criativas do ataque. O México vai amargar mais uma oitavas na vida e ficar esperando uma nova geração para a Copa de 2014.

Mas vejam só esses cruzamentos. Por causa da incompetência inglesa na primeira fase, eles acabaram cruzando com a Alemanha, quando se imaginava que eles iriam acabar em primeiro do grupo e, por conseqüência, cruzariam com Gana. Digo o mesmo do México que, com a saída da inoperante França, ficou com o posto de melhor do grupo, mas empatou com a África do Sul e perdeu para a sensação celeste. Se tivesse passado em primeiro, pegaria a Coréia do Sul. Portanto, os jogos de hoje eram para ter sido nas quartas de final. Imagina-se que México passaria da Coréia e a Argentina passaria do Uruguai, e Alemanha bateria os EUA, enquanto Inglaterra passaria de Gana (será?).

Quem disse que posição no grupo não faz diferença?

Nenhum comentário: