sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

DOIS ANOS DE BLOG: Pierre et Gilles - A apoteose do sublime

Alguém acreditaria que já estou escrevendo abobrinhas na internet há 2 anos? Pois é... nem eu! Então, pra "comemorar" essa data fui ver a exposição Pierre et Gilles - A apoteose do sublime.
(Les cosmonautes, 1991. Modelos: Pierre e Gilles)

(Le Marin, 1985. Modelo: Philippe Gaillon)

(La range de vaincre, 2005. Modelo: Tsuyoshi Shinjo)

Após estudos de arte, Pierre Commoy (fotógrafo) e Gilles Blanchard (pintor) se encontraram em 1976, em Paris, e começaram a trabalhar em conjunto. Nos anos 80, o casal apareceu no cenário da moda e da música européia com um novo tipo de abordagem à imagem: fotos bem produzidas, retocadas à mão, muito coloridas e surrealistas, com uma certa estética gay/kitsch e um bizarro toque religioso. Na foto ao lado, o casal na inauguração da exposição com a obra Saint Sebastién de la Guerre, criada especialmente para a mostra no Rio com o modelo brasileiro Jaime de Oliveira. Segundo o curador da mostra, Marcus de Lontra Costa:
O trabalho de Pierre et Gilles, cheio de vitalidade, é próximo do espírito brasileiro, especialmente da cidade do Rio de Janeiro, tendo em vista sua exuberância, intensidade cromática, sensualidade e mistura tipicamente Kitsch, nos fazendo remeter às alegorias e fantasias dos desfiles de escolas de samba brasileiras (…) o mundo contemporâneo está saturado de imagens, elas estão em toda a parte. Um dos papéis mais importantes da ação artística é selecionar dentre essas imagens, proporcionando-lhes novas direções e conceitos. Todas as imagens são, portanto, passíveis de manipulação artística, e é isso o que fazem, de forma singular, Pierre e Gilles.
(Legend, 1995. Modelo: Madonna)

A exposição - que fez parte das comemorações do Ano da França no Brasil - infelizmente só ficará no Oi Futuro (Flamengo) até este domingo. Tem fotos da inauguração aqui. São 26 peças únicas em grandes formatos com vários ícones pop, como Madonna e Kylie Minogue. E o interessante não é somente as incríveis imagens e todo o conceito ao redor delas, mas a incrível composição que elas fazem com suas molduras. Elas acompanham o tema da imagem e as transformam em belíssimas obras de arte. Curtam essas fotos (de Fabiano Moreira do GemaTV também):

(L'Afrique brises ses chaines, 2006. Modelos: Alexis e Jean-Yves)

(La cerise sur le gateau, 2005. Modelo: Sylvie Joly)

(Le petit boxer, 1994.)

(Apollon, 2005. Modelo: Jean-Christophe Blin)

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi trata-se a 1ª vez que vi a tua página e adorei imenso!Bom Trabalho!
Adeus

fichagas disse...

legal! continue visitando!