quarta-feira, 25 de junho de 2014

Certezas

Muita coisa pra ser resolvida na última rodada destes grupos, mas manteve-se a previsibilidade.


Nigéria e Argentina finalmente mostraram o futebol que se esperava em um excelente e eletrizante jogo de cinco gols. Aos três minutos do primeiro tempo, já estava empatado em 1 a 1 com um gol de Messi e a resposta de Musa. No fim do segundo tempo, uma falta milimétrica e Messi continua mostrando porque é craque. Aos três minutos do segundo tempo, mais um gol pra cada lado! E não pense que foi só isso, não, porque o bom goleiro Eneyama continuou com defesas impressionantes e os nigerianos estavam perigosos nos contra-ataques. Agora sim temos duas equipes que possuem potencial para continuar na competição. Fica parecendo que ambas sempre souberam que iam passar no grupo fraco que estavam e guardaram suas forças para a hora certa.


A tensão estava pro lado do Irã, porque que não tinha feito um gol sequer na competição e precisava vencer a Bósnia por dois gols. Quando o craque Dzeko fez o gol, a Nigéria se tranquilizou no outro jogo, mas o Irã não esmoreceu e continuou partindo pra cima. Foi um jogo interessante, mas de qualidade técnica inferior ao outro. A experiência europeia falou mais alto nesse jogo (como se esperava) e os iranianos não conseguiram fazer muita coisa. Os bósnios pelo menos conseguiram vencer uma partida em sua primeira Copa do Mundo.


O empate era suficiente para a França, mas só a vitória importava para o Equador. Os franceses colocaram meio time reserva porque sabiam que os equatorianos não são uma potência sulamericana (como tem sido a Colômbia). O jogo foi bem fraco, mesmo que alguns lances interessantes tenha acontecido e colocado o goleiro Dominguez como o melhor em campo. Acho que a França se resguardou. O Equador fez seu máximo e até fez uma boa campanha no geral.


A Suíça já sabia que só uma tragédia tiraria sua vaga. Era só vencer de Honduras. Caso empatasse ou perdesse, teria que esperar que Equador vencesse a França... ou seja, vaga na mão. Em um jogo fraco com um campo péssimo (o gramado de Manaus está terrível!), o atacante suíço Shaqiri entrou pra história com um dos jogadores que conseguiram fazer três ou mais gols em um único jogo de Copa.


Esses dois grupos eu acertei: teremos França X Nigéria e Argentina X Suíça. Antes eu temia pelo futebol francês e disse que o jogo seria uma incógnita. Vou te falar que continuo na dúvida porque o futebol que os nigerianos apresentaram contra a Argentina foi muito bom. Tende a ser um jogão. Na outra oitava, eu sabia que a Argentina era boa no papel, mas temia o ferrolho suíço. Cá pra nós... com Messi de um lado, não há ferrolho que se sustente. Mesmo que a defesa argentina tenha suas deficiências, os suíços vão ter que dar conta do craque e seus companheiros, Di Maria, Agüero, Higuain e Lavezze. A Argentina está com um caminho bem mais tranquilo pra chegar na final.

Nenhum comentário: