domingo, 29 de junho de 2014

O jogo só acaba quando o juiz apita

Dois confrontos entre europeus e americanos... e sobrou um de cada!


Os grandes adversários do jogo foram o calor e os erros dos técnicos. Mais acostumados com o clima, os mexicanos dominaram o primeiro tempo e até surpreenderam com boas jogadas. O juiz até fez a parada técnica para hidratação, mas parecia que os holandeses estavam guardando suas energias pra conseguir vencer o sol. Sabendo dessa dificuldades, o México começou o segundo tempo com um gol logo aos dois minutos, mas resolveu jogar na defensiva (erro das substituições) e chamou a Holanda pra cima. Desde o jogo com a Espanha, espera-se outra laranja arrasadora, mas também não aconteceu dessa vez... principalmente pelo erro de escalação do time com jogadores improvisados e substituições mal feitas. Mesmo o técnico "pedindo pra perder", a Holanda possui vários jogadores de alto nível e - aos 43' e nos acréscimos (49') - Robben fez duas jogadas que permitiram os gols da vitória. Por causa da campanha ridícula nas eliminatórias e desse técnico bunda mole, o México não merecia levar, mas a Holanda não pode dar bobeira porque mostrou suas falhas para os adversários vindouros.


Acho que esse foi o pior jogo da Copa. Bateu o empate sem gols entre Japão e Grécia porque esse jogo teve prorrogação. Mas perceba uma coisa em comum: a seleção grega. Só por isso o merecimento já seria da Costa Rica, uma zebra gigante que derrotou campeões do mundo e saiu como primeiro lugar do Grupo da Morte. No jogo em si, as duas seleções erraram demais TODOS os fundamentos básicos do futebol, do passe ao cabeceio, do lateral ao chute! Nem tática parecia ter! Porém, a Costa Rica em todos os seus jogos mostrou competência na defesa (com o bom goleiro Navas) e perigo no ataque na triangulação Campbell, Bolaños e Bryan Ruiz, autor do gol. Tudo estava encaminhando para a classificação histórica dos costarriquenhos quando uma expulsão mudou a cara do jogo. Com um a mais, a Grécia pressionou e fez seu gol, levando para uma insuportável prorrogação... mais de 30 minutos de nada à espera das penalidades que poderiam trazer algum tipo de emoção ao jogo. Como Navas é melhor do que Karnezis no gol, a Costa Rica conseguiu pela primeira vez sua classificação para as quartas... no entanto, já deu o que tinha que dar. By the way... esse comentário final também valeria para a Grécia.

Por mais que adoremos uma história de superação ou uma luta de Davi contra Golias, é paticamente impossível que a zebra costarriquenha continue pastando em gramados brasileiros e vá comer laranjas no próximo sábado. E, assim, a Holanda sorri com sua passagem facilitada para as semifinais da Copa, onde aí finalmente terá um jogo mais complicado ou com Argentina ou com a Bélgica que valerá uma vaga na final.

Nenhum comentário: