domingo, 22 de junho de 2014

Coelhos das cartolas

O dia começou com a minha alegria em vermelho, porque eu consegui tirar um coelho da cartola! Afinal eu fui ao jogo torcer pela Bélgica!!! E num Maracanã na maior tranquilidade, com pequeninos protestos pacíficos e muito turista animado e fantasiado!


Seleções preparadas para dar início à partida!
No fim os belgas vem agradecer à nossa torcida!
E fica o brinde!

O jogo em si foi razoável. As duas seleções jogam com um esquema tático muito parecido que deixa um atacante na frente e o meio de campo fica congestionado (herança espanhola, diria Tostão). As saídas eram pelas laterais e aí a Bélgica se saiu melhor com Mertens, que fazia um salseiro toda vez que chegava no ataque. Como o domínio de bola no início era belga, a Rússia usava o contra-ataque e, no fim do primeiro tempo, o jogo se igualou. Esperava-se que os russos viessem mais agressivos porque precisavam de um resultado positivo, mas mantiveram a postura de contra-ataque, deixando a Bélgica chegar. Quando tudo encaminhava para o empate sem gols, um craque (Hazard) decidiu o jogo com uma jogada arrasadora que deixou seu companheiro na cara do gol. É muito ruim depender de um jogador só, mas quando esse jogador sabe o que fazer com a bola (vide Argentina) ganha-se uma enorme vantagem: um coelhão. Ainda estou esperando a Bélgica chegar na Copa...


Quem diria que o jogo Argélia X Coréia iria ter tantos gols? Não vou dizer que foi um jogão, mas é sempre bom ver muitos gols, sendo alguns bem bonitos. A Coréia estava completamente desnorteada no primeiro tempo e não foi só por estar perdendo por 3 a 0, mas nem o básico estava conseguindo fazer. Os argelinos queriam a vitória a qualquer custo para se manter na competição e, com algumas modificações, mostraram porque fizeram a Bélgica sofrer tanto no primeiro jogo. Os coreanos bem que tentaram apagar a impressão de um péssimo futebol com dois gols rápidos, mas não deu.


Assim, a Bélgica conseguiu sua classificação, mas joga a última rodada contra a Coréia para garantir o primeiro lugar. Os coreanos ainda tem uma pequena chance matemática de continuar, mas vencer os belgas com o futebol que tem apresentado vai ser difícil. Já o jogo Rússia e Argélia será o principal jogo, pois passa quem vencer. Analisando o que as seleções apresentaram, acho que a Argélia tende a pegar essa vaga, marcando um feito histórico para eles que nunca chegaram nas oitavas.


Portugal e EUA fecharam o grupo G num excelente jogo. Um queria se recuperar da chinelada que tomou da Alemanha para se manter na competição e o outro queria logo a classificação para não ter que consegui-la contra os alemães. Eu já estava terminando de escrever essa postagem falando que o Cristiano Ronaldo não fez nada, quando ele colocou uma bola na cabeça do Varela pra empatar o jogo e dar um respiro à seleção portuguesa! Repito: quem tem um craque, mesmo jogando mal, ainda tem a chance de conseguir um coelho no meio do jogo. Isso não invalida o que já tinha escrito: Portugal tem os melhores jogadores e o atual melhor jogador do mundo, mas não tem uma seleção coletiva. No único lance que jogaram como um time, fizeram um gol (depois foi o coelho nos acréscimos). Os EUA são perseverantes demais... já até havia falado disso na minha análise do grupo. Não importa o placar, eles lutam até o final e, das últimas vezes, tem conseguido reverter os resultados adversos.


E aí... o grupo embolou. Portugal está praticamente fora. Suas chances matemáticas são irrisórias... precisa vencer por um placar de mais de 4 gols de diferença em cima de Gana e torcer para a Alemanha ganhar dos EUA. A vitória alemã é até provável, mas vencer Gana por 4 gols... os africanos não estão aqui de brincadeira, não. Os ganeses precisam vencer esse jogo se quiserem arrancar o segundo lugar do grupo. Acontece que Alemanha e EUA se enfrentam num "jogo de cumpadres", pois se empatarem, vão de mãos dadas para as oitavas. Olha que o técnico dos EUA é alemão (Klinsmann), hein... Será uma bagunça minuto a minuto.

Essa segunda rodada foi muito boa, hein! Praticamente todos os grupos estão em aberto para a rodada final! Que Copa!

Nenhum comentário: